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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.47.2012.tde-05092012-095643
Document
Auteur
Nom complet
Alexandre dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Lehman, Yvette Piha (Président)
Casado, Tania
Chamlian, Helena Coharik
Garcia, Marcos Roberto Vieira
Ribeiro, Marcelo Afonso
Titre en portugais
Gênero em processos de escolha profissional
Mots-clés en portugais
Construcionismo Social
Desenvolvimento Profissional
Escolha Profissional
Gênero
Orientação Vocacional
Resumé en portugais
Atualmente, os estudos de orientação profissional têm se ocupado de analisar o modo como o indivíduo constrói sua carreira e sua vida a partir de uma perspectiva social construcionista. As abordagens biográficas baseadas em narrativas têm se mostrado eficientes para que orientandos contem suas estórias, reflitam sobre elas, entendam seu significado e reformulem intenções, o que serve como ferramenta para processos de orientação profissional baseados no paradigma de construção de vida. Alguns aspectos transversais como gênero, raça e classes sociais necessitam que sejam investigados seus efeitos nas trajetórias sociais dos indivíduos. O objetivo deste trabalho foi buscar compreender como ocorre a relação entre a categoria gênero e a construção social de trajetórias profissionais femininas e masculinas e o valor dessa categoria para processos de orientação profissional. Este estudo realizou-se a partir de dois grupos de atendimento em orientação profissional com base na metodologia de ateliês biográficos de formação. Os grupos foram constituídos, cada um deles, por três mulheres com grau de instrução de ensino superior. No primeiro grupo, as atividades centraram-se na produção de narrativas biográficas focadas na trajetória profissional sem inclusão de qualquer tema para discussão. No segundo grupo, as atividades incluíram a temática gênero para discussão e reflexão, visando a uma produção de narrativas biográficas. Os resultados mostram o aparecimento espontâneo da categoria gênero nas narrativas das participantes sem necessariamente se constituir em um aspecto para reflexão. Nas mulheres com uma carreira profissional mais desenvolvida, o gênero foi percebido como determinante na construção de suas carreiras e, nas mulheres em início de carreira, o gênero apresentou-se no discurso, porém não foi percebido como relevante nas trajetórias profissionais desenvolvidas. Para o processo de orientação profissional proposto, a introdução da categoria gênero como temática de discussão não demonstrou diferença significativa do processo desenvolvido sem a presença da mesma. No entanto, no plano individual, as mulheres que julgaram ser o gênero determinante nas suas trajetórias profissionais, incorporaram uma nova tomada de posição acerca dos seus projetos, demonstrando o valor dessa discussão para intervenções em orientação profissional. O estudo aponta para a necessidade de introdução da temática gênero como eixo transversal na formação teórico prática de orientadores profissionais
Titre en anglais
Gender in Vocational Guidance Processes
Mots-clés en anglais
Career counseling
Gender
Occupational choice
Professional development
Social constructionism
Resumé en anglais
At the present time, the vocational guidance studies are more likely to analyze both professional and life development of an individual from the perspective of social constructionism. The biographical approaches based on narratives are efficient in order to make individuals tell their own stories, reflections and the real importance of those experiences, which are tolls that stimulate vocational guidance to develop their inner lives. Some transverse aspects gender, race and social classes and their consequences on individual lives must be examined carefully. The aim of this work is to comprehend the relation between the following specific points: the genders and male/ female professional development processes. This study, which has the biographic workshop parameter, analysed two groups attending vocational guidance. Each group constituted of three women in tertiary education. The first group focused on a free biographical narrative about professional developments. The second group focused on a gender biographical narrative. The results show that in both cases free and non free biographical narratives the issue gender was a common point. Whereas women with successful professional careers (group one) mentioned the issue gender as meaningful in their professional development, the beginner professionals in group two just mentioned it in their speech. Arise gender in the vocational guidance discussion did not convincingly demonstrated a difference in the proposed work. Nevertheless, in an individual perspective, the data obtained from women who believe that the issue gender is determinant in their professional developments, shows that vocational guidance has to discuss this specific aspect. The study shows the real necessity to introduce gender as a transverse point of discussion among the professional counselors
 
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Date de Publication
2012-09-20
 
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