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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.47.2016.tde-04012016-151345
Documento
Autor
Nome completo
Lívea Pires Martins de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Zangari, Wellington (Presidente)
Bairrao, Jose Francisco Miguel Henriques
Guerriero, Silas
Machado, Fatima Regina
Santos, Alessandro de Oliveira dos
Título em português
Crianças que bailam na floresta: avaliação psicológica das crianças participantes da Doutrina do Santo Daime residentes na Vila Céu do Mapiá, Pauiní/AM
Palavras-chave em português
Avaliação Psicológica
Crianças do Santo Daime
Desenvolvimento infantil
Experiência religiosa
Religião e cultura
Resumo em português
Introdução: as comunidades religiosas fornecem um sistema de significados que impregna as relações familiares com conteúdo espiritual duradouro e sensação de pertencimento, prevendo sanções, reforçando a coesão entre os membros, resolvendo conflitos, além de identificar e perseguir os objetivos desejados coletivamente. O papel da religião, nesse contexto, não se restringe apenas ao âmbito sociocultural e comportamental, exercendo influência significativa na constituição da personalidade do indivíduo ao longo do ciclo da vida e, principalmente, no desenvolvimento infantil. A Vila Céu do Mapiá é uma comunidade formada por membros da religião brasileira Santo Daime. Situada no interior da Floresta Amazônica, no município de Pauini, Estado do Amazonas, é considerada a sede mundial da religião daimista. Objetivos: considerando o desenvolvimento infantil como um processo ativo e dependente da interação entre a criança e o ambiente, e admitindo que uma das principais influências sobre o desenvolvimento reside no processamento interno que a criança faz das experiências que vive, esta pesquisa apresenta uma sistematização dos resultados de estudos que analisaram o perfil psicológico de crianças participantes da doutrina do Santo Daime residentes na Vila Céu do Mapiá, relativos ao desenvolvimento emocional e cognitivo, visando contribuir para um melhor conhecimento das condições psicológicas das crianças e auxiliar em planejamentos de eventuais serviços de saúde mental na região. Método: foram avaliadas onze crianças com idade entre 6 e 9 anos, sendo aplicado o Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (Escala Especial), para selecionar crianças sem indicadores de limitação intelectual; a Lista de Verificação Comportamental para Crianças (CBCL), para avaliar ausência de tratamento psicológico, neurológico e/ou psiquiátrico no último ano, complementada por informação referida por pais e/ou responsáveis em questionário de histórico pessoal. Garantiu-se assim uma amostra de crianças que apresentaram, dentro da disponibilidade de informação, índices de desenvolvimento típico da faixa etária. Cada protocolo de Rorschach coletado foi codificado por três juízes independentes, com posterior análise da concordância entre avaliadores. Resultados e discussão: a análise do Rorschach priorizou as variáveis de autopercepção, aspectos cognitivos e relacionamento interpessoal. Os resultados indicaram que as crianças apresentam adequação às convenções da realidade, com boa capacidade de abstração, simbolização e reflexão. Também foram identificados baixos escores no autoconceito (autopercepção) e relacionamento interpessoal. A respeito destes índices, é importante mencionar que valores baixos podem ser consequência da forma específica de interação cultural com demandas coletivas altas e baixo senso de eficácia, intensificados pelo alto senso de dever e disciplina, basilares desse tipo de comunidade rural e religiosa, em que as relações sociais são marcadas por comportamentos cooperativos e apropriados, nos quais a criança tende a antecipar relações favoráveis com o ambiente. Percebe-se ainda forte associação entre o contexto social no qual as crianças estão inseridas, as crenças relacionadas ao sistema cultural e as práticas de cuidado da criança
Título em inglês
Not informed by the author
Palavras-chave em inglês
Child development
Psychological evaluation
Religion and culture
Religious experience
Santo Daimes children
Resumo em inglês
Introduction: Religious communities provide a meaning system that permeates the family relations with lasting spiritual content and sense of belonging, predicting sanctions, strengthening cohesion among members, solving conflicts, identifying and searching collective desired goals. The role of religion in that context is not restricted to socio-cultural and behavioral scope, exercising significant influence on individual personality formation during the life cycle, especially in child development. The Vila Céu do Mapiá is a community formed by members of the Santo Daime Brazilian religion. Situated inside the Amazon Forest, in the municipality of Pauini, Amazonas State, it is considered the world headquarters of the daimista religion. Objectives: Considering child development as an active and dependent process of interaction between the child and the environment, and admitting that one of the major influences on the development lies in the internal processing that the child does before life experiences, this research presents a systematization of results of studies that analyzed the psychological profile of participating children in the Santo Daime doctrine, related to emotional and cognitive development, to better understand the psychological conditions of those children and provide assistance to mental health services planning in the region. Method: Eleven children aged between 6 and 9 years were assessed through the Ravens progressive matrice test (special scale), to select children without intellectual limitation indicators; the Child Behavior Checklist (CBCL), to evaluate the absence of psychological, neurological and/or psychiatric treatment in the previous year, complemented with information reported by parents or guardians in the personal history questionnaire. Thus was assured a children sampling presenting, based on the information provided, typically developing rates for its age group. Three independent judges, with subsequent evaluator analysis, coded each Rorschach protocol collected. Results and discussion: the analysis of the Rorschach prioritized self-perception variables, cognitive aspects and interpersonal relations. Results indicated that the children present adequation to the reality conventions, with good capacity for abstraction, symbolization and reflection. Low scores were identified in self-concept and interpersonal skills. Regarding these contents, it is important to note that low values may result from specific form of cultural interaction between high collective demands and low sense of efficacy, enhanced by the high sense of duty and discipline, cornerstone of this type of rural and religious community, where relations are marked by cooperative and appropriate behaviors and in which children tend to anticipate favorable relations with the environment. There is still strong association among social context in which children are inserted, beliefs related to the cultural system and children care practices
 
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oliveira_do.pdf (2.57 Mbytes)
Data de Publicação
2016-01-05
 
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