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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-01092023-160929
Documento
Autor
Nome completo
Márcia Naomi Shimabukuro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Fabio de (Presidente)
Andrada, Cris Fernández
Paulino, Roseli Aparecida Figaro
Título em português
Propaganda enganosa: a realidade das agências publicitárias
Palavras-chave em português
Agências de Publicidade
Publicitário
Saúde do Trabalhador
Resumo em português
A publicidade é uma área marcada pelos holofotes e conhecida pela criatividade. Publicitários como Nizan Guanaes e Washington Olivetto foram célebres pelos muitos prêmios, pelo estilo de vida abastado e pelo reconhecimento dentro e fora do mercado publicitário. No entanto, a realidade do trabalho para a grande massa dos assalariados está longe do glamour. Acusações de assédios, humilhações, adoecimentos e todo tipo de precarização do trabalho são presentes e aumentam nos bastidores das agências de publicidade. Para dar visibilidade aos trabalhadores e entender o universo laboral das agências publicitárias, este trabalho teve como objetivo investigar as principais causas de adoecimentos e queixas relativas à saúde no ambiente das agências. O embasamento teórico foi fundamentado na obra Trabalho e desgaste mental: o direito de ser dono de si mesmo, de Edith Seligmann-Silva e nas argumentações de Vincent de Gaulejac sobre a gestão como doença social. A metodologia foi qualitativa e foram feitas oito entrevistas semiestruturadas com profissionais de diversos níveis hierárquicos, desde estagiária a dono de agência. Concluiu-se que a organização do trabalho afeta diretamente a saúde dos trabalhadores, que as mulheres estão mais suscetíveis às violências do trabalho e que a imagem construída da profissão publicitária e da agência em si também têm fortes ligações com o adoecimento dos sujeitos.
Título em inglês
False advertising: the reality of advertising agencies
Palavras-chave em inglês
Admen
Advertising agencies
Workers health
Resumo em inglês
The advertising market is known for its creativity and for being on spotlights. Famous admen like Nizan Guanaes and Washington Olivetto won many prizes, had a wealthy lifestyle and were recognized inside and outside advertising market. However, the work reality for the majority of workers isnt glamorous. Harassment, humilliation, illnesses and all kinds of work precarization are increasing in the advertising agencies. To better understand the work enviroment at advertising agencies, this research has the main purpose of investigate the causes of ilnessess and complaints related to health in the advertigin agencies environment. The theoretical support was based on Edith Seligmann-Silvas ideas about work and also on Vincent de Gaulejacs ideas about managerial ideology and illness at work. The methodology is qualitative and 8 semi-structures interviews were made including workers from all job positions. The conclusion is that work organization affects directly workers health, women are more susceptible to work violence and the image of advertising workers and advertising agencies are strong related to workers ilnesses.
 
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Data de Publicação
2023-09-15
 
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