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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-31082023-091302
Documento
Autor
Nombre completo
Rita de Cassia de Souza Sá
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Tardivo, Leila Salomao de La Plata Cury (Presidente)
Pinto Junior, Antonio Augusto
Rosa, Helena Rinaldi
Título en portugués
Depressão em adolescentes do Ensino Médio e respostas ao Questionário Desiderativo: estudo compreensivo e acolhimento em grupo
Palabras clave en portugués
Acolhimento em Grupos
Adolescência
Depressão na Adolescência
Desenho-Estória com Tema
Questionário Desiderativo
Resumen en portugués
Os adolescentes concentram importante parcela da população mundial e são a base das sociedades que construirão o futuro próximo da humanidade. No entanto, este público tem apresentado alto índice de adoecimento psíquico, e a depressão moderada a grave desponta entre as principais causas de incapacitação e mortalidade, especialmente nos anos finais da adolescência. A presente pesquisa se baseou em estudo quanti-qualitativo com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, com o principal objetivo: investigar se havia diferenças quantitativas, e se houvesse, indicá-las, entre as respostas no Questionário Desiderativo (QD) daqueles com pontuação para depressão moderada a grave, averiguado no Inventário de Depressão de Beck-II(BDI-II) quando comparado aos pares sem pontuação para o transtorno depressivo. Secundariamente, verificar possível quadro associado de ansiedade e depressão entre os partícipes; pretendendo ainda compreender as significações dos adolescentes participantes sobre a depressão no do Desenho-Estória com Tema D-E(T); e oferecer suporte emocional aos jovens por meio de ações de acolhimento no ambiente escolar, amparadas em condutas éticas diante do sofrimento psíquico, e particular preocupação, com o público adolescente. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se o Inventário de Depressão de Beck que avalia a depressão na população geral a partir dos 10 anos de idade; o Inventário Beck de Ansiedade (BAI) a fim de verificar possível coexistência recorrente de ansiedade e depressão, o Procedimento de Desenho-Estória com Tema, como instrumento auxiliar, que favorece a compreensão de como um indivíduo e seu grupo significam determinada situação. O QD, principal instrumento deste trabalho, é uma técnica projetiva que fornece informações acerca do funcionamento psicodinâmico, como recursos defensivos, força do Ego e aspectos afetivos. Compôs-se a amostra com 50 adolescentes entre 17 e 19 anos de idade, oriundos de duas escolas, nas cidades de Santos e Praia Grande, ambas em São Paulo, Brasil. As respostas dos participantes foram submetidas ao Fischer Exact Test Software jamovi (Version 2.3), para apontamentos quantitativos, assim como, os dados foram analisados sob perspectiva psicanalítica psicodinâmica. Houve diferença estatisticamente significativa (p<0.001) no item Qualidade das Respostas no Questionário Desiderativo, na catexia negativa. Percebeu-se no Grupo Controle tendência a respostas consideradas originais, enquanto o Grupo Clínico tendeu a símbolos convencionais ou comuns; podendo ser indicativo da apatia presente no estado depressivo grave. O Procedimento de DE-(T) e Ações de Acolhimento, em especial, Rodas de Conversa, mostraram-se importantes pilares compreensivos da presente investigação.
Título en inglés
Depression in High School adolescents and answers to the Desiderative Questionnaire: comprehensive study and emotional support in groups
Palabras clave en inglés
Adolescence
Depression in Adolescence
Desiderative Questionnaire
Emotional Support
Story-Drawing with Theme
Resumen en inglés
Adolescents concentrate an important portion of the world's population and are the basis of the societies that will build the near future of humanity. However, this public has presented a high rate of mental illness, and moderate to severe depression is among the main causes of disability and mortality, especially in the final years of adolescence. The present research was based on a quantitative-qualitative study with students of the third year of high school, with the main objective: to investigate if there were quantitative differences, and if there were, to indicate them, between the answers in the Desiderative Questionnaire (QD) of those with scores for moderate to severe depression, checked in the Depression Inventory de Beck-II (BDI-II) when compared to peers without a score for depressive disorder. Initially, there is a possible associated picture of anxiety and depression among the participants; also intending to understand the meanings of the participating adolescents about depression in the Drawing-Story with Theme; and the to offer emotional support to young people through welcoming actions in the school environment, supported by ethical conduct in the face of psychic suffering, and particular concern, with the adolescent public. To achieve the proposed objectives, we applied the Beck Depression Inventory, which assesses depression in the general population from 10 years of age; the Beck Anxiety Inventory (BAI) in order to verify the possible coexistence of anxiety and depression, the Theme-Story Drawing Procedure, as an auxiliary instrument, that favors the understanding of how an person and his group give meaning to a given situation. The QD, the main instrument of this work, is a projective technique that provides information about psychodynamic functioning, such as defensive resources, Ego strength and affective aspects. The sample was composed of 50 adolescents between 17 and 19 years of age, from two schools in the cities of Santos and Praia Grande, both in São Paulo, Brazil. The answers of the participants were submitted to the Fischer Exact Test Software jamovi (Version 2.3), for quantitative notes, as well as the data were analyzed from a psychoanalytic psychodynamic perspective. There was a statistically significant difference (p<0.001) in the item Quality of Answers in the Desiderative Questionnaire, in the negative cathexia. It was noticed in the Control Group a tendency to responses considered original, while the Clinical Group tended to conventional or common symbols; may be indicative of the apathy present in the severe depressive state. The Drawing-Story with Theme and welcoming actions, especially Conversation Circles, proved to be important comprehensive pillars of the present investigation.
 
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Fecha de Publicación
2023-09-15
 
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