• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-31052022-170930
Document
Auteur
Nom complet
Gabriela Jacques de Moraes Dalgalarrondo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Clemente, Claudia Kami Bastos Oshiro (Président)
Ferreira, Tiago Alfredo da Silva
Kovac, Roberta
Titre en portugais
Self-como-contexto: categorização do uso do termo na literatura da Acceptance and Commitment Therapy (ACT) e da Relational Frame Theory (RFT)
Mots-clés en portugais
ACT
Moldura relacional
Revisão integrativa
RFT
Self-como-contexto
Resumé en portugais
A pesquisa, intitulada Self-como-contexto: Categorização do termo na literatura da ACT e RFT consiste em um trabalho teórico-conceitual que utiliza da metodologia de revisão integrativa para classificar usos do termo Self-como- contexto na literatura científica. Foram utilizadas as categorias processo, procedimento e estado para a classificação. Self-como-contexto é um termo intermediário, de relevância clínica e não produzido na pesquisa básica. Sua utilização dá-se no contexto da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e da Teoria das Molduras Relacionais (RFT) que são, respectivamente, um modelo de psicoterapia e uma teoria sobre a linguagem e cognição, intimamente relacionados e situados na tradição da análise do comportamento. O trabalho tem como objetivo clarificar os processos básicos envolvidos nos fenômenos contemplados pelo termo intermediário. Foram encontrados os seguintes resultados: 16% (n=4) dos trabalhos analisados utilizam o termo para descrever um processo; 20% (n=5) utilizam o termo enquanto um procedimento; e 64% (n=16) se referem a um estado em seu uso do termo. Em 54,5 % (n=12) dos trabalhos analisados não foi apresentada uma definição explícita do termo. Ao final do trabalho, foi proposta uma definição de self-como-contexto e sugeridos direcionamentos para que pesquisas futuras promovam precisão teórica e clareza para a aplicação eficaz do conceito
Titre en anglais
Self-as-context: Classification of the terms use in Acceptance and Commitment Therapy (ACT) and Relational Frame Theory (RFT) literature
Mots-clés en anglais
ACT
Integrative revision
Relational frame
RFT
Self-as-context
Resumé en anglais
This research, entitled Self-as-context: Classification of the terms use in ACT and RFT literature consists in a conceptual work that uses an integrative revision methodology to categorize the uses of the term Self-as-context in scientific literature. The categories used for the classification were process, procedure and state. Self-as-context is a middle-level term of clinical relevance that did not originate in basic research. Its use occurs in the context of Acceptance and Commitment Therapy (ACT) and Relational Frame Theory (RFT),that are, respectively, a psychotherapy model and a theory of language and cognition, intimately related and located in the behaviorist tradition. The goal of this research is to clarify the basic behavior processes involved in the phenomena described by the middle-level term in question. The works findings are as follows: 16% (n=4) of the papers or chapters analyzed use the term to describe a process; 20% (n=5) use it as a procedure; and 64% (n=16) refer to a state when the term is used. In 54,5% (n=12) of the analyzed literature there was no explicit definition of the middle-level term. A definition of self-as-context was proposed and directions for future research were suggested to promote theoretical precision and clarity for effective applications of the concept
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-06-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.