• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-31052022-170930
Documento
Autor
Nombre completo
Gabriela Jacques de Moraes Dalgalarrondo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Clemente, Claudia Kami Bastos Oshiro (Presidente)
Ferreira, Tiago Alfredo da Silva
Kovac, Roberta
Título en portugués
Self-como-contexto: categorização do uso do termo na literatura da Acceptance and Commitment Therapy (ACT) e da Relational Frame Theory (RFT)
Palabras clave en portugués
ACT
Moldura relacional
Revisão integrativa
RFT
Self-como-contexto
Resumen en portugués
A pesquisa, intitulada Self-como-contexto: Categorização do termo na literatura da ACT e RFT consiste em um trabalho teórico-conceitual que utiliza da metodologia de revisão integrativa para classificar usos do termo Self-como- contexto na literatura científica. Foram utilizadas as categorias processo, procedimento e estado para a classificação. Self-como-contexto é um termo intermediário, de relevância clínica e não produzido na pesquisa básica. Sua utilização dá-se no contexto da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e da Teoria das Molduras Relacionais (RFT) que são, respectivamente, um modelo de psicoterapia e uma teoria sobre a linguagem e cognição, intimamente relacionados e situados na tradição da análise do comportamento. O trabalho tem como objetivo clarificar os processos básicos envolvidos nos fenômenos contemplados pelo termo intermediário. Foram encontrados os seguintes resultados: 16% (n=4) dos trabalhos analisados utilizam o termo para descrever um processo; 20% (n=5) utilizam o termo enquanto um procedimento; e 64% (n=16) se referem a um estado em seu uso do termo. Em 54,5 % (n=12) dos trabalhos analisados não foi apresentada uma definição explícita do termo. Ao final do trabalho, foi proposta uma definição de self-como-contexto e sugeridos direcionamentos para que pesquisas futuras promovam precisão teórica e clareza para a aplicação eficaz do conceito
Título en inglés
Self-as-context: Classification of the terms use in Acceptance and Commitment Therapy (ACT) and Relational Frame Theory (RFT) literature
Palabras clave en inglés
ACT
Integrative revision
Relational frame
RFT
Self-as-context
Resumen en inglés
This research, entitled Self-as-context: Classification of the terms use in ACT and RFT literature consists in a conceptual work that uses an integrative revision methodology to categorize the uses of the term Self-as-context in scientific literature. The categories used for the classification were process, procedure and state. Self-as-context is a middle-level term of clinical relevance that did not originate in basic research. Its use occurs in the context of Acceptance and Commitment Therapy (ACT) and Relational Frame Theory (RFT),that are, respectively, a psychotherapy model and a theory of language and cognition, intimately related and located in the behaviorist tradition. The goal of this research is to clarify the basic behavior processes involved in the phenomena described by the middle-level term in question. The works findings are as follows: 16% (n=4) of the papers or chapters analyzed use the term to describe a process; 20% (n=5) use it as a procedure; and 64% (n=16) refer to a state when the term is used. In 54,5% (n=12) of the analyzed literature there was no explicit definition of the middle-level term. A definition of self-as-context was proposed and directions for future research were suggested to promote theoretical precision and clarity for effective applications of the concept
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-06-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.