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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-26102023-120349
Documento
Autor
Nome completo
Marina Cruz Pellissari
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Lotufo Neto, Francisco (Presidente)
Gandarela, Lucas Marques
Humes, Eduardo de Castro
Título em português
Ansiedade de desempenho acadêmico: um ensaio clínico aleatorizado
Palavras-chave em português
Análise do comportamento clínica
Ansiedade de desempenho
Habilidades de estudo
Psicoeducação
Psicologia clínica
Resumo em português
Introdução: A ansiedade de desempenho é experimentada em situações desafiadoras nas quais a ação requerida pode ou não ser bem-sucedida. Numa sociedade cada vez mais competitiva, os bons resultados acadêmicos acabam por ser imperativos na vida dos estudantes, sendo os momentos de avaliação de grande tensão. Portanto, a ansiedade de desempenho acadêmico tem um impacto negativo nos padrões de comportamentos comuns a situações em que o estudante é avaliado, causando efeitos deletérios à saúde, afetando negativamente os afazeres, estudos e rendimento dos indivíduos. Intervenções comportamentais e o desenvolvimento de habilidades de estudo podem reduzir a ansiedade de desempenho pelo aumento da aceitação e da autoeficácia. Objetivo: comparar o efeito na redução da ansiedade de desempenho de um protocolo de psicoeducação focado na promoção de aceitação com um protocolo de treino de habilidades de estudo, focado na promoção de autoeficácia. Método: ensaio clínico, randomizado, simples-cego, comparando três grupos: psicoeducação baseada em aceitação, treino de habilidades de estudo e lista de espera. Medidas de ansiedade de desempenho e outras variáveis relacionadas foram obtidas pela aplicação de escalas de avaliação clínica em dois tempos: basal e final (após cinco semanas). Resultados: foi obtido na pesquisa que o grupo de psicoeducação e aceitação teve um melhor desempenho quando comparado aos outros dois grupos, principalmente o controle. A realização do protocolo mostrou uma melhora significativa nos alunos quando comparados ao grupo de controle nas escalas Psy-Flex e Escala de Estresse Mindset, principalmente
Título em inglês
Academic performance anxiety: a randomized clinical trial
Palavras-chave em inglês
Clinical behavior analysis, Clinical psychology
Performance anxiety
Psychoeducation
Study skills
Resumo em inglês
Introduction: Performance anxiety is experienced in challenging situations where the required action may or may not be successful. In an increasingly competitive society, academic achievements become imperative in students' lives, making evaluation moments highly stressful. Therefore, academic performance anxiety has a negative impact on common behavioral patterns in situations where students are evaluated, causing detrimental effects on health and negatively affecting individuals' tasks, studies, and performance. Behavioral interventions and the development of study skills can reduce performance anxiety by increasing acceptance and self-efficacy. Objective: To compare the effect of reducing performance anxiety between a psychoeducation protocol focused on promoting acceptance and a study skills training protocol focused on promoting self-efficacy. Method: A clinical trial, randomized, single-blind, comparing three groups: acceptance-based psychoeducation, study skills training, and waitlist. Measures of performance anxiety and other related variables were obtained through the application of clinical assessment scales at two time points: baseline and final assessment (after five weeks). Results: The research findings showed that the psychoeducation and aceitação group performed better compared to the other two groups, particularly the control group. Implementing the protocol demonstrated a significant improvement in students, especially when compared to the control group, as indicated by the Psy-Flex and Mindset Stress Scale
 
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Data de Publicação
2023-10-26
 
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