• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-25102023-223530
Documento
Autor
Nome completo
Luiza Harger Barbosa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Estevão, Ivan Ramos (Presidente)
Brunhari, Marcos Vinicius
Macedo, Mônica Medeiros Kother
Título em português
Escrita e Ato: as cartas de suicídio enquanto um testemunho da juventude
Palavras-chave em português
Alteridade
Cartas
Juventude
Psicanálise
Suicídio
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo geral Acessar cartas de suicídio escritas por jovens enquanto espaço possível de testemunho da juventude, propondo possibilidades de contribuição que a teoria psicanalitica oferece frente a relação que esses adolescentes estabelecem com o Outro destinatário. Enfatiza-se o compromisso ético desta pesquisa que, para além de cumprir com orientações legais, também se ampara nos registros que estes transmitiram: o registro de suas palavras no papel, e o registro do ato no corpo - a partir do acesso à cartas de suicídio deixada por jovens que anteciparam seu encontro com a morte. Propomos um percurso que toma a palavra dos suicídas como método de investigação, baseado na clínica do escrito proposta de Allouch. Logo, no que diz respeito aos procedimentos, foram recuperadas cartas e bilhetes deixados por adolescentes que cometeram suicídio, a partir da solicitação de acesso a Inquéritos Concluídos no Tribunal de Justiça de São Paulo. (1984). Durante nosso percurso de investigação, apoiamos no referencial teórico psicanalítico, a partir do qual realizamos uma investigação acerca dos três principais conceitos que fundamentam essa pesquisa: escrita, adolescencia e suicídio. Como resultados encontramos sete cartas, escritas entre os anos de 1913 e 2011 por jovens que à época tinham entre 18 e 24 anos. A partir da aproximação e do conteúdo presente nas cartas, propomos três eixos de leitura para a apreciação do material: A dimensão da Culpa; A dimensão Ideal e A dimensão da Falta. Com estes três operadores foi-nos possível acompanhar os modos como Outro é operado e produz efeitos na dimensão subjetiva e consequentemente formas de enlaçamento que se atualizam no percorrer do tempo
Título em inglês
Writing and Act: suicide letters as a testimony of youth
Palavras-chave em inglês
Alterity
Letters
Psychoanalysis
Suicide
Youth
Resumo em inglês
The objective of this work is to access suicide letters written by young people as a possible space for the testimony of youth, proposing possibilities of contribution that psychoanalytic theory offers in the face of the relationship that these adolescents establish with the Alterity. The ethical commitment of this research is emphasized, which, in addition to complying with legal guidelines, is also supported by the records that they transmitted: the record of their words on paper, and the record of the act on the body. We propose a route that takes the words of suicides as an investigation method, based on the writing clinic proposed by Allouch. Therefore, with regard to the procedures, letters and notes left by adolescents who committed suicide were retrieved, based on the request for access to Completed Inquiries at the Court of Justice of São Paulo. (1984). During our research journey, we supported the psychoanalytic theoretical framework, from which we carried out an investigation about the three main concepts that underlie this research: writing, adolescence and suicide. As a result, we found seven letters, written between the years 1913 and 2011 by young people who at the time were between 18 and 24 years old. From the approximation and content present in the letters, we propose three reading axes for the appreciation of the material: The dimension of Guilt; The Ideal dimension and The Lack dimension. With these three operators, it was possible for us to follow the ways in which the Other is operated and produces effects in the subjective dimension and, consequently, forms of linking that are updated over time
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-10-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.