• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-25102023-223530
Documento
Autor
Nombre completo
Luiza Harger Barbosa
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Estevão, Ivan Ramos (Presidente)
Brunhari, Marcos Vinicius
Macedo, Mônica Medeiros Kother
Título en portugués
Escrita e Ato: as cartas de suicídio enquanto um testemunho da juventude
Palabras clave en portugués
Alteridade
Cartas
Juventude
Psicanálise
Suicídio
Resumen en portugués
Este trabalho tem como objetivo geral Acessar cartas de suicídio escritas por jovens enquanto espaço possível de testemunho da juventude, propondo possibilidades de contribuição que a teoria psicanalitica oferece frente a relação que esses adolescentes estabelecem com o Outro destinatário. Enfatiza-se o compromisso ético desta pesquisa que, para além de cumprir com orientações legais, também se ampara nos registros que estes transmitiram: o registro de suas palavras no papel, e o registro do ato no corpo - a partir do acesso à cartas de suicídio deixada por jovens que anteciparam seu encontro com a morte. Propomos um percurso que toma a palavra dos suicídas como método de investigação, baseado na clínica do escrito proposta de Allouch. Logo, no que diz respeito aos procedimentos, foram recuperadas cartas e bilhetes deixados por adolescentes que cometeram suicídio, a partir da solicitação de acesso a Inquéritos Concluídos no Tribunal de Justiça de São Paulo. (1984). Durante nosso percurso de investigação, apoiamos no referencial teórico psicanalítico, a partir do qual realizamos uma investigação acerca dos três principais conceitos que fundamentam essa pesquisa: escrita, adolescencia e suicídio. Como resultados encontramos sete cartas, escritas entre os anos de 1913 e 2011 por jovens que à época tinham entre 18 e 24 anos. A partir da aproximação e do conteúdo presente nas cartas, propomos três eixos de leitura para a apreciação do material: A dimensão da Culpa; A dimensão Ideal e A dimensão da Falta. Com estes três operadores foi-nos possível acompanhar os modos como Outro é operado e produz efeitos na dimensão subjetiva e consequentemente formas de enlaçamento que se atualizam no percorrer do tempo
Título en inglés
Writing and Act: suicide letters as a testimony of youth
Palabras clave en inglés
Alterity
Letters
Psychoanalysis
Suicide
Youth
Resumen en inglés
The objective of this work is to access suicide letters written by young people as a possible space for the testimony of youth, proposing possibilities of contribution that psychoanalytic theory offers in the face of the relationship that these adolescents establish with the Alterity. The ethical commitment of this research is emphasized, which, in addition to complying with legal guidelines, is also supported by the records that they transmitted: the record of their words on paper, and the record of the act on the body. We propose a route that takes the words of suicides as an investigation method, based on the writing clinic proposed by Allouch. Therefore, with regard to the procedures, letters and notes left by adolescents who committed suicide were retrieved, based on the request for access to Completed Inquiries at the Court of Justice of São Paulo. (1984). During our research journey, we supported the psychoanalytic theoretical framework, from which we carried out an investigation about the three main concepts that underlie this research: writing, adolescence and suicide. As a result, we found seven letters, written between the years 1913 and 2011 by young people who at the time were between 18 and 24 years old. From the approximation and content present in the letters, we propose three reading axes for the appreciation of the material: The dimension of Guilt; The Ideal dimension and The Lack dimension. With these three operators, it was possible for us to follow the ways in which the Other is operated and produces effects in the subjective dimension and, consequently, forms of linking that are updated over time
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-10-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.