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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2021.tde-24072021-134753
Document
Auteur
Nom complet
Maria Liliana Ines Emparan Martins Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Castanho, Pablo de Carvalho Godoy (Président)
Binkowski, Gabriel Inticher
Fernandes, Maria Inês Assumpção
Okamoto, Mary Yoko
Seidmann, Lisette Adriana Weissmann
Titre en portugais
A clínica psicanalítica com migrantes livres e a hipótese do sujeito partido
Mots-clés en portugais
Estrangeiro
Imigração
Intermediário
Metapsicologia
Psicanálise
Resumé en portugais
Os deslocamentos humanos na atualidade vêm demandando bastante atenção de diversos profissionais e do público em geral. À psicologia clínica, colocam-se diversos desafios no acompanhamento e tratamento dos migrantes contemporâneos. É nesse contexto que o objetivo geral desta tese é analisar em termos metapsicológicos a clínica psicanalítica com migrantes livres, neuróticos e já estabelecidos no Brasil, cuja queixa principal diz de um estranhamento ligado a uma imagem de si mesmo dividida. Propomos a hipótese desse migrante como um sujeito partido, cuja imagem de si partida é correlativa a um sujeito em conflito e dividido entre grupos internos o de origem e o de destino. Trata-se de uma pesquisa teórico-clínica qualitativa, que parte de conteúdos clínicos de sofrimento relatados por alguns migrantes diante do tensionamento entre grupos internos (René Kaës) no processo de elaboração das implicações de mudança de país, cultura, língua, grupos familiar e relacional. Inicia-se a tese com um histórico dos movimentos de deslocamento como inerentes ao processo civilizatório e de suas peculiaridades e efeitos na era da globalização. Para fundamentar a hipótese do sujeito partido, analisaram-se textos da metapsicologia freudiana na sua relação com o tema das migrações/deslocamento; foi assim que se articularam o exílio primordial referido em Totem e tabu e as migrações na atualidade. Em seguida, trabalham-se os conceitos de sujeito dividido freudiano (Spaltung), duplo estranho-estrangeiro (Unheimlich) e o conceito de intermediário construído por Kaës. Propõem-se algumas construções socioculturais em relação a pertencimentos e identificações como o mito do migrante exitoso e o mito da volta à Terra Prometida. Destacam-se os conceitos de língua e cultura(s) como vicissitudes cruciais da clínica com migrantes, entendendo cultura como a terceira diferença (Kaës). O material de quatro casos clínicos com migrantes livres foi analisado a partir da criação de cinco categorias: (1) queixas de um sujeito partido: estranheza, angústia, divisão e tensionamento, (2) manejo clínico da transferência e da associação livre de um sujeito partido em trânsito entre línguas e culturas, (3) diferentes posições subjetivas e sua relação com pertencimentos e identificações como formações intermediárias, (4) trajetória clínica entre idealização, elaboração e reconfiguração e (5) aspectos metapsicológicos articulados a grupos internos (de origem e de destino) e reedição do exílio constitutivo. Conclui-se que trabalhar a partir da hipótese desse migrante como um sujeito partido contribuiu para a análise e o manejo dos processos clínicos nos efeitos transferenciais e na associação livre entre línguas e culturas e nos reposicionamentos ligados a pertencimentos intermediários como redutores de oposições (Kaës), promovendo deslocamentos psíquicos como o vir a ser de um sujeito não fixo. Esperase que os resultados da pesquisa possam contribuir com estudos na interface entre migração e psicanálise e, consequentemente, com a clínica com migrantes em suas especificidades
Titre en anglais
The psychoanalytic clinic with free migrants and the hypothesis of the broken subject
Mots-clés en anglais
Foreign
Immigration
Intermediate
Metapsychology
Psychoanalysis
Resumé en anglais
Nowadays human migration has been demanding a lot of attention from various professionals and the public in general. Within clinical psychology there are different challenges in the accompaniment and treatment of modern time migrants. It is in this context that this thesis has the general objective of analyzing, in metapsychological terms, the psychoanalytic clinic with free migrants, neurotic and already established in Brazil, whose main complaint refers to a strangeness linked to a divided image of oneself. We propose the hypothesis of this migrant as a broken subject, whose broken self-image is correlative to a subject in conflict and divided between internal groups of origin and destination. It is a theoretical-clinical qualitative research which begins with the clinical contents of suffering reported by some migrants, in relation to the tension between the internal groups (René Kaës) in the process of elaborating the implications associated to the changes of country, culture, language, family and relationship groups. This thesis begins with a historical overview of displacement movements as an inherent part of the of civilization process and its specificities and effects in the age of globalization. In order to support the broken subject hypothesis, texts from Freuds metapsychology were analyzed in relation to the theme of migration/displacement and the interrelation between the primordial exile referred to in Totem and taboo and modern time migrations was thus established. Then, the concepts of Freuds broken subject (Spaltung), the double strangerforeigner (Unheimlich) and Kaës intermediary concept were analyzed. Some sociocultural constructs were proposed in relation to belonging and identification, such as the myths of the successful migrant and the return to the Promised Land. The concepts of language and culture stood out as crucial vicissitudes in the clinic with migrants, viewing culture as the third difference (Kaës). The material of four clinical cases of free migrants was analyzed along five categories: (1) complaints of a broken subject: strangeness, anguish, division and tension; (2) clinical management of the transfer and free association of a broken subject in transit between languages and cultures; (3) different subjective positions and their relationship with belonging and identification as intermediate formations; (4) clinical trajectories comprising idealization, elaborations and reconfiguration; (5) metapsychological aspects related to internal groups (origin and destination) and the reissuing of the constitutive exile. It is concluded that working with migrants as a broken subject has contributed to the analysis and management of clinical processes in the transference effects and to the free association between languages and cultures, as well as the repositioning related to intermediate belongings as reducing opposition (Kaës), promoting psychic dislocations such as the becoming of a non-fixed subject. It is hoped that the research findings may contribute to studies on the interface between migration and psychoanalysis and, therefore, to the clinic with migrants in their specificities
 
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Date de Publication
2021-07-26
 
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