Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2014.tde-24032015-153716
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Trimer
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Safra, Gilberto (Presidente)
Genaro Junior, Fernando
Motta, Ivonise Fernandes da
Título em português
A arte e a psicose de Seraphine de Senlins: uma leitura clínica
Palavras-chave em português
Alain Vircondelet
Estabilização psicótica
Lacan
Psicanálise
Psicose
Séraphine Senlis
Resumo em português
Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir a biografia e o estado da arte de Séraphine Louis ou Séraphine de Senlis (1864-1942), uma pintora francesa de estilo naïf (estilo de pintura espontânea e autodidata), descoberta por Wilhelm Uhde (1874-1947) esteta reconhecido e negociante de arte, no início do século XX. A arte (pintura) de Séraphine de Senlis foi conhecida pelo público, através de uma pequena exposição de arte, organizada na prefeitura da cidade de Senlis, em 1927, causando grande escândalo e polêmica pela fusão de cores e também por remeter a temas góticos da Idade Média. Objetivo: A partir da leitura clínica do caso, indaga-se: O que o caso de Séraphine de Louis pode ensinar à clínica da psicose?. Método: O método utilizado é a análise biográfica - especialmente dos fatos recolhidos da tese de doutorado sobre a história da arte, de Alain Vircondelet (2010), dedicada à artista reunidos para discussão e leitura clínica do caso. Com referencial teórico, aqueles concebidos por Jacques Lacan que contribui ao conceber ao menos três possibilidades de estabilização em quadros graves de transtorno psíquico: metáfora delirante, o ato e a obra (criação artística). Resultados e discussão: Os dados biográficos e críticos analisados indicam que o estatuto e a função de criação para Séraphine de Louis suturaram o vazio existencial de sua enfermidade, além de seu trabalho como empregada doméstica, entretanto, o dinheiro e a celebridade experimentados, assim como, o abandono vivido nos anos 30 a levaram ao exílio e a reclusão ao manicômio
Título em inglês
Seraphine de senlis art and psychosis: a clinical reading
Palavras-chave em inglês
Alain Vircondelet
Lacan
Psychoanalysis
Psychosis
Psychotical stabilization
Séraphine Senlis
Resumo em inglês
Introduction: This work has as its objective to present and discuss the biography and the state of art of Séraphine Louis or Séraphine de Senlis (1864-1942), a French painter of the naïf style (spontaneous and autodidact painting style), discovered by Wilhelm Uhde (1874-1947), well-known esthete and art negotiator, in the beginning of the twentieth century. Séraphine de Senlis art (painting) was known by the public, as for a small art exhibition, organized in the city hall from the city of Senlis in 1927, causing great scandal and polemic by the fusion of colours and by bringing back Gothic themes from Middle Age. Objective: From the clinical reading of the case, it is questioned: What might the Séraphine de Louis case teach to the psychosis clinic?. Method: The used method is the biographical analysis specially from the facts found in the PhDs thesis regarding art history from Alain Vircondelet (2010) dedicated to the artist reunited for discussion and clinical reading of the case. With a theoretical reference, those conceived by Jacques Lacan who contributes by conceiving at least three stabilization possibilities in several cases of psychical disorder: delusional metaphor, the act and the work (artistic creation). Results and discussion: The bibliographical and critic data analyzed indicate that the creation bylaw and function to Séraphine de Louis sutures the existential emptiness of her infirmity, besides of her work as a housekeeper, nevertheless, the experienced money and celebrity, as well as, the abandonment lived in the 30s took her to the exile and to the reclusion in a madhouse
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Data de Publicação
2015-04-24