• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2022.tde-20072022-134736
Documento
Autor
Nome completo
Mariana do Nascimento Arruda Fantini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre (Presidente)
Castanho, Pablo de Carvalho Godoy
Emilio, Solange Aparecida
Lopez, Marilia Ancona
Rosa, Helena Rinaldi
Título em português
Esperança e hospitalidade: a entrevista devolutiva em grupo no contexto da clínica-escola
Palavras-chave em português
Atendimento grupal
Clínica-escola
Entrevista devolutiva
Formação em Psicologia
Mediações
Psicodiagnóstico interventivo
Resumo em português
Este trabalho problematiza uma modalidade de atendimento específica, desenvolvida na Clínica-escola de uma universidade privada: a entrevista devolutiva em grupo, procedimento integrante do psicodiagnóstico interventivo. O objetivo primacial desta pesquisa foi conceituar, analisar e interpretar o alcance da entrevista devolutiva em grupo no contexto da Clínica-escola, com vistas a construir padrões de reflexividade e preencher lacunas no âmbito das teorias e técnicas sobre o atendimento à criança e seus pais referente ao diagnóstico psicológico. Especificamente, o trabalho construiu-se no sentido de depreender o modelo das entrevistas de devolutivas parciais e finais, a partir da análise do procedimento realizado sob dois planos: o interventivo e o formativo, tomando como bases teóricas a psicanálise winnicottiana em diálogo com referências centrais para o trabalho com grupos. Ademais, buscou-se modelizar a utilização de estratégias de mediação como veículo para a condução das entrevistas. O método empreendido foi o do estudo de caso, dado o caráter profícuo desse procedimento à descrição e à compreensão do problema de pesquisa construído. Concluiu-se que a entrevista devolutiva, realizada em grupo, é um dispositivo eficiente para o cumprimento dos objetivos do psicodiagnóstico como prática clínica e formativa. Como modalidade clínica é capaz de promover o desenvolvimento e a saúde psicológica de pais e filhos, por conformar um espaço de esperança e hospitalidade holding. Já, como atividade formativa, favorece a transformação do aluno de Psicologia em estagiário, colaborando para a construção de maior autonomia frente ao fazer clínico. O setting grupal constitui-se como crucial ao desenvolvimento dos planos considerados
Título em inglês
Holding: the feedback group interview in the context of the school clinic
Palavras-chave em inglês
Feedback interview
Group assistance
Interventional psychodiagnosis
Mediations
School clinic
Training in Psychology
Resumo em inglês
This work investigates a specific type of assistance, developed by the Psychology school clinic of a private university in Sao Paulo, Brazil: the feedback group interview, an integral procedure of the interventional psychodiagnosis. The primary goal of this research was to conceptualize, analyze and interpret the scope of the feedback group interview in the context of the school clinic, aiming to build reflexivity patterns and fill gaps of theories and techniques on the care of children and their parents in the scope of psychological diagnosis. Specifically, the work was built to understand the model of mid and final feedback interviews, from the analysis of the procedure performed in two dimensions: the interventional and the formative, taking as theoretical bases the Winnicottian psychoanalysis in dialogue with central references for working with groups. Furthermore, we sought to model the use of mediation strategies as a vehicle for conducting the interviews. The method used was the case study, given the useful nature of this procedure for the description and understanding of the research problem constructed. It was concluded that the feedback interview, conducted in a group, is an efficient method for achieving the goals of psychodiagnosis as a clinical and training practice. As a clinical modality, it can promote the development and psychological health of parents and children, as it creates a holding. On the other hand, as a training activity, it favors the transformation of the Psychology student into an intern, collaborating for the construction of greater autonomy in the face of clinical practice. The group setting is decisive to the development of the considered plans
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
fantini_corrigida.pdf (3.87 Mbytes)
Data de Publicação
2022-07-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.