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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2022.tde-15082022-133229
Document
Auteur
Nom complet
João Pedro Lorenzon Javera
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Safra, Gilberto (Président)
Genaro Junior, Fernando
Goncalves Filho, Jose Moura
Maia, Suzana Magalhaes
Moure, Walter Gustavo
Titre en portugais
O surgimento da pessoa (prosopon) na clínica psicanalítica e suas implicações ético-relacionais
Mots-clés en portugais
Alteridade
Antropologia
Clínica
Pessoa
Psicanálise
Resumé en portugais
O trabalho apresenta a concepção antropológica de pessoa (prosopon, do grego) encontrada tanto no pensamento de Gilberto Safra, quanto no de alguns de seus interlocutores, a fim de discutir a relevância de tal vértice antropológico para a prática da clínica psicanalítica. Tendo em vista que a cultura contemporânea tem desenvolvido seus valores a partir de um viés profundamente narcísico, a concepção de pessoa aparece tanto para o campo social, quanto para o campo clínico, como esperança, já que traz em seus fundamentos a memória do ser do Homem, ou ainda, a memória de seu ethos. Os modelos de Homem e de constituição humana assentados na concepção de sujeito e de self mais comuns de serem encontrados nas teorias psicanalíticas também são investigados, pois servem de comparação diante do novo modelo aqui apresentado, comparação essa que se dá por meio de uma revisão bibliográfica, bem como por meio de um método hermenêutico. A maneira pela qual o texto está organizado revela a compreensão do autor de que esses três modelos antropológicos estão inseridos em uma linha de evolução do pensamento psicanalítico. Cada um deles diz respeito a um nível de abertura, ou disponibilidade do ser humano para a troca com a alteridade: se o sujeito é formado a partir do mergulho de um indivíduo em seu próprio inconsciente recalcado (um outro disfarçado de si-mesmo), e o self se constitui na inter-relação entre alguém e certos objetos ou fenômenos culturais, a partir do estabelecimento do que Winnicott denominou espaço potencial uma zona intermediária entre a dimensão subjetiva e o que é objetivamente percebido , a pessoa surge apenas no encontro do ser humano com uma alteridade que lhe é totalmente não-familiar, ou melhor, radical. À medida que a teoria psicanalítica passa a compreender mais e mais o Homem como um ser aberto e dependente do Outro para constituir-se, a antropologia que a sustenta deve, inevitavelmente, ser reformulada. A concepção de pessoa é compreendida aqui, portanto, como o enunciado antropológico, até então disponível pela psicanálise, que mais acolhe a condição humana, pois seus fundamentos estão ancorados no reconhecimento de que o Homem é relação, e que mais verdadeiramente se constitui à medida que se torna realmente Outro. Por fim, a presente pesquisa se debruça sobre os possíveis efeitos que a utilização dessa nova antropologia traz para a clínica psicanalítica, no que diz respeito ao trabalho transferencial, ou, ainda, ao campo relacional, levantando, assim, novas possibilidades para realizar o manejo na experiência clínica
Titre en anglais
The emergence of the person (prosopon) in the psychoanalytic clinical situation and its ethical-relational implications
Mots-clés en anglais
Clinical Practice
Concept of Man
Otherness
Person
Psychoanalysis
Resumé en anglais
This doctoral thesis presents the anthropological concept of person (from the Greek prosopon) as found both in the thought of Gilberto Safra and in that of some of his interlocutors as background for a discussion on the relevance of this anthropological outlook for psychoanalytic clinical practice. Considering that contemporary culture has fostered values built upon a deeply narcissistic bias, the concept of person springs up as a lingering hope in both the social and the clinical field, for encapsulated in its key principles is the memory of the being of Man, or rather, the memory of Man's ethos. This work also inquires into proposed models of Man and of the human constitution founded on the concepts of "subject" and "self" most commonly found in psychoanalytic theories as they provide a basis for comparison in the face of the new model this research points to, a comparison the reader will find by way of a bibliographic review, as well by a hermeneutic method. The manner in which this text is organized reveals the author's understanding that the three anthropological models under review here can be seen as integrating a line of evolution of psychoanalytic thinking. Each of them corresponds to one of human beings' distinct degrees of openness or availability towards an exchange with otherness: while the subject is formed from the immersion of an individual into their own repressed unconscious (an "other" disguised as themself) and the self is constituted in the interplay between the individual and particular objects or cultural phenomena with the establishment of what Winnicott called "potential space" (an intermediate zone between the subjective dimension and that which is objectively perceived), the person comes into being only from the encounter between a human being and an alterity that is utterly unfamiliar, or rather, radical. As psychoanalytic theory comes to a growing understanding of Man as a being-of-openness whose constitution depends upon an Other, the concept of human that underpins it must inevitably be thought anew. Personhood is therefore seen here as the anthropological statement, hitherto available by means of psychoanalysis, that takes in the broadest expression of the human condition since it is anchored to the recognition that Man is a relating being whose constitution grows truest as they actually become an 'other'. Lastly, this research addresses the possible effects that the use of this new concept of man may exert on the psychoanalytic clinical practice as regards technique and transference, or rather, the relational field, in turn raising new possibilities to handling approaches in the clinical experience
 
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javera_do.pdf (1.73 Mbytes)
Date de Publication
2022-08-16
 
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