• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2022.tde-12092022-082451
Documento
Autor
Nome completo
Loraine Seixas Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Tardivo, Leila Salomao de La Plata Cury (Presidente)
Avoglia, Hilda Rosa Capelão
Medeiros, Danuta
Rosa, Helena Rinaldi
Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
Título em português
Oficinas Psicoterapêuticas em adolescentes com comportamento autolesivo: Uma proposta de intervenção
Palavras-chave em português
Adolescência
Autolesão
Psicoterapia Psicodinâmica
Psicoterapia de Grupo
Telepsicologia
Resumo em português
O presente estudo enfoca a adolescência, em especial, a conduta autolesiva apresentada por participantes dessa fase, partindo da concepção de que essa é uma etapa do desenvolvimento marcada por importantes mudanças biopsicossociais e conflitos característicos dessa fase, fundamentais para o processo da construção da identidade adulta. Com base nos dados da literatura e experiência clínica, pode-se observar que a identidade se estrutura de forma mais satisfatória quando é possível ao adolescente viver em um ambiente suficientemente bom. Nos casos em que os conflitos da adolescência estão associados a um ambiente fragilizado, algumas condutas sugestivas de sofrimento e risco podem se evidenciar, como atuações autodestrutivas, entre as quais os comportamentos autolesivos. Pesquisas atuais demonstram aumento dos casos de autolesão em adolescentes e a necessidade de trabalhos relacionados ao comportamento, justificam, assim, a realização de estudos com foco na autolesão e a discussão de uma proposta interventiva viável voltada para os adolescentes. Visando atender a essa necessidade, o objetivo deste estudo, baseado na compreensão do comportamento autolesivo em adolescentes, foi propor as Oficinas Psicoterapêuticas em grupos como forma de intervenção. Os grupos foram inclusivos com a participação de seis adolescentes, entre 14 e 15 anos, que manifestavam a conduta de autolesão e participantes com outras manifestações. A pesquisa foi desenvolvida com base no método Clínico-Qualitativo, enfocando especialmente as seis adolescentes com comportamento autolesivo, separadas em dois grupos: um atendido de forma presencial em um Centro de Integração a Cidadania (CIC) da cidade de São Paulo e o outro realizado de forma remota, Telepsicologia, por meio de aplicativos de videochamada. Inicialmente foi realizado o processo Psicodiagnóstico Compreensivo, utilizando os instrumentos: entrevista com os responsáveis e entrevistas individuais com as adolescentes, Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida (AUQEI), Questionário de Depressão Infantil (CDI) e Inventário de Ansiedade (BAI). Após essa etapa, as adolescentes, junto de outros participantes, foram convidadas a participar de Oficinas Psicoterapêuticas, realizadas em 12 encontros semanais. No primeiro encontro, foi solicitado o Procedimento de Desenho Temático com o tema Desenho umadolescente em São Paulo hoje e as demais sessões foram feitas com base na materialidade de desenhos, pinturas, colagem, imagens, músicas e vídeos. Ao final dos encontros, foram realizadas entrevistas devolutivas individuais e a reaplicação dos instrumentos. Os dados encontrados no processo Psicodiagnóstico Compreensivo confirmaram a relação entre o comportamento autolesivo em adolescentes e prejuízo na qualidade de vida, principalmente relacionado às questões familiares, presença de sintomas depressivos e ansiosos e situações conflituosas no ambiente escolar e social. As Oficinas Psicoterapêuticas proporcionaram um Espaço Potencial em que o gesto espontâneo das adolescentes foi acolhido por meio do holding do grupo, permitindo às adolescentes se sentirem vivas, ouvidas e se expressarem espontaneamente, entrando em contato com suas angústias, conflitos e, criativamente, iniciaram um processo de elaboração. As entrevistas devolutivas ao final do processo permitiram observar que as Oficinas Psicoterapêuticas possibilitaram o alívio emocional e diminuição de acting. Frente ao exposto, conclui-se que as Oficinas Psicoterapêuticas propiciaram experiências mutativas das adolescentes de ambos os grupos por meio da materialidade como forma de expressão e comunicação, contribuindo para o amadurecimento emocional e, assim, maior integração do Self, utilizando defesas mais adequadas e diminuindo a conduta autolesiva. Considera-se, portanto, que a pesquisa contemplou os objetivos propostos, contribuindo para a compreensão da conduta autolesiva e para o desenvolvimento de uma proposta psicoterapêutica a ser aplicada junto a adolescentes. Espera-se que a pesquisa dê origem a estudos acerca das mesmas temáticas
Título em inglês
Psychotherapeutic Workshops in adolescents with self-injurious behavior: an intervention proposal
Palavras-chave em inglês
Adolescent
Psychotherapy Psychodynamic
Psychotherapy Group
Self-Injurious Behavior
Telepsychology
Resumo em inglês
The present study focuses on adolescence, particularly the self-injurious behavior presented by participants of this phase, starting from the conception that this is a development stage marked by important biopsychosocial changes and conflicts characteristic of this phase, fundamental for the process of building adult identity. Based on data from the literature and clinical experience, it can be observed that identity is structured more satisfactorily when its possible for the adolescent to live in a sufficiently good environment. In cases where adolescent conflicts are associated with a fragile environment, some behaviors suggestive of suffering and risk can be evidenced, such as self-destructive actions, including self-injurious behaviors. Current research shows an increase in cases of self-injury in adolescents and the need of research on this behavior, thus justifying studies focusing on self-injury and the discussion of a viable interventional proposal aimed at adolescents. To meet those needs, the objective of this study was, from the understanding of self-injurious behavior in adolescents, to propose Psychotherapeutic Workshops in groups as a form of intervention. The groups were inclusive with the participation of six adolescents, between 14 and 15 years old, that manifested selfinjurious behavior and participants with other manifestations. The research was developed based on Quantitative Methods in Clinical Research focused specially on six adolescents with self-injurious behaviors, separated into two groups: one attended in person at a Citizenship Integration Center (CIC) in the city of São Paulo and the other carried out in remotely, Telepsychology, through video-calls applications. Initially, the Comprehensive Psychodiagnostics process was carried out using the following instruments: interview with the guardians and individual interviews with the adolescents, the Quality of Life Scale (QOLS), the Children's Depression Inventory (CDI) and the Beck Anxiety Inventory (BAI). After this stage, the adolescents, along with other participants, were invited to join the Psychotherapeutic Workshops, held in twelve weekly meetings. In the first meeting, the Thematic Drawing-Story Procedure was requested with the theme draw a teenager in São Paulo today. And the other sessions were carried out based on the materiality of the drawings, paintings, collages, images, music, and videos. At the end of the meetings, individual feedback interviews were carried out and the instruments were reapplied to them. The data found in the Comprehensive Psychodiagnosis confirmed the correlation between the self-injurious behavior in adolescents and impairment in their quality of life, mainly related to family issues, presence of depressive and anxious symptoms and conflicting situations in the school and social environment. The Psychotherapeutic Workshops provided a Potential Space in which the spontaneous gestures of the adolescents were welcomed through the holding space within the group, allowing the adolescents to feel alive, heard and to spontaneously express themselves, getting in touch with their anxieties, conflicts and creatively starting their elaboration process. The feedback interviews at the end of the process made it possible to observe that the Psychotherapeutic Workshops enabled emotional relief and reduction in acting out behaviors. Given what has been said, its concluded that the Psychotherapeutic Workshops provided mutative experiences in the adolescents from both groups through materiality as a form of expression and communication, contributing to emotional maturation and thus greater self-integration, using more adequate and effective defense mechanisms, reducing self-injurious behavior. Therefore, its considered that the research contemplated its proposed goals, contributing to the understanding of self-injurious behavior and to the development of a psychotherapeutic proposal to be applied with adolescents. Its expected that this research gives rise to others on the same theme
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ferreira_parcial.pdf (1.48 Mbytes)
Há arquivos retidos devido a solicitação (publicação de dados, patentes ou diretos autorais).
Data de Liberação
2024-09-12
Data de Publicação
2022-10-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.