• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-11092023-151101
Document
Auteur
Nom complet
Cristina Martins Tavelin
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Safra, Gilberto (Président)
Bosi, Viviana
Maia, Suzana Magalhaes
Titre en portugais
Os impasses do sujeito-pedra: expressões do mal-estar contemporâneo na literatura e na clínica
Mots-clés en portugais
Contemporaneidade
Literatura
Mal-estar
Psicanálise
Resumé en portugais
O mal-estar contemporâneo se apresenta na clínica por meio de formas de subjetivação complexas que excedem a descrição dos manuais diagnósticos e da própria metapsicologia psicanalítica. O campo literário oferece formas de compreensão que abrangem outros vértices da experiência humana e podem ser de grande valor para ampliar a escuta clínica, destacando-se a dimensão estética e paradoxal da poesia. Diante disso, o objetivo desta pesquisa interdisciplinar foi apontar as possíveis intersecções entre a voz lírica contemporânea do sujeito-pedra que aparece nos poemas de Francisco Alvim, Rubens Rodrigues Torres Filho e Sebastião Uchoa Leite e o sofrimento psíquico na atualidade. Nesse sentido, realizamos a explanação sobre o mal-estar do ponto de vista da psicanálise, compreendendo esta como discurso inserido na modernidade que fornece ferramentas críticas aos modos de vida incorporados com o avanço do capitalismo. Em um segundo momento, caracterizamos a voz do sujeito-pedra no contexto da literatura contemporânea brasileira para posterior diálogo entre os campos. A metodologia psicanalítica foi utilizada para explorarmos a seguinte hipótese: a voz do sujeito-pedra, que transcende os autores e aponta para um mal-estar mais amplo, poderia mobilizar aspectos importantes para a escuta clínica? Com esse objetivo, foram selecionados quatro casos clínicos, colocados em diálogo com os poemas. Como resultado, identificamos alguns pontos de confluência: a predominância da categoria espaço em detrimento da categoria tempo, a redução da linguagem e a alteração do lugar do eu enquanto sujeito e objeto. Entre as reflexões abertas pelo campo da literatura, destaca-se a necessidade de uma abordagem mais ampla no que concerne aos fenômenos estéticos, incluindo a compreensão da linguagem para além do âmbito verbal e da alteridade não restrita às relações intersubjetivas.
Titre en anglais
The impasses of the stone-subject: expressions of contemporary malaise in literature and clinical practice
Mots-clés en anglais
Contemporaneity
Literature
Malaise
Psychoanalysis
Resumé en anglais
The contemporary malaise has been appearing in clinical practice through complex forms of subjectivation which go beyond the description of diagnostic manuals and psychoanalytic metapsychology. The literary field offers forms of understanding that encompass other vertices of human experience and can be of great value to expand clinical listening, highlighting the aesthetic and paradoxical dimension of poetry. Therefore, the objective of this interdisciplinary research was to point out possible intersections between the contemporary lyrical voice of the stone-subject which appears in poems of Francisco Alvim, Rubens Rodrigues Torres Filho and Sebastião Uchoa Leite and current psychic suffering. In this sense, we performed the explanation about the malaise from the point of view of psychoanalysis, understanding it as a discourse in modernity that provides critical tools in front of advanced capitalism ways of life. Secondly, we characterize the stone-subject's voice in the context of contemporary Brazilian literature for further dialogue between the fields. Psychoanalytical methodology will be used to explore the following hypothesis: could the voice of the stone-subject, which transcends the authors and points to a broader malaise, mobilize important aspects for clinical listening? In this sense, four clinical cases were selected and put in dialogue with the poems. As a result, we identified some points of confluence: predominance of space category in detriment of time category, reduction of language and alteration of selfs place as subject and object. Among the reflections opened by the field of literature, the need for a broader approach in regard to aesthetic phenomena is highlighted, including the understanding of language beyond verbal scope and otherness not restricted to intersubjective relationships.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-09-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.