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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2016.tde-10112016-154432
Documento
Autor
Nome completo
Aline Vilarinho Montezi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello (Presidente)
Ambrosio, Fabiana Follador e
Motta, Ivonise Fernandes da
Tachibana, Miriam
Tardivo, Leila Salomao de La Plata Cury
Título em português
O futuro do adolescente abrigado no imaginário coletivo de psicólogos
Palavras-chave em português
Abrigo
Adolescentes
Imaginário coletivo
Psicólogos
Resumo em português
A presente investigação tem como objetivo estudar sobre o futuro do adolescente abrigado no imaginário coletivo de psicólogos. Justifica-se na medida em que, abordando um grupo profissional atento à importância da adolescência, no percurso da vida pessoal, pode contribuir para um debate sobre a condução de vítimas de sofrimentos sociais a abrigos. Articula-se, do ponto de vista metodológico, por meio da realização de entrevistas individuais, estruturadas a partir do uso do Procedimento Desenhos-Estórias com Tema, com oito psicólogos. Tais encontros foram registrados sob forma de narrativas transferenciais que, conjuntamente com os desenhos e as histórias, foram consideradas à luz do método psicanalítico. Por esta via, foi possível chegar à produção interpretativa de três campos de sentido afetivo-emocional ou inconscientes relativos: Fadado ao fracasso, Salvo por mágica e Com ajuda e boa vontade. O quadro geral revela uma tendência dos participantes a considerar que o adolescente abrigado dificilmente escapará a um futuro infeliz. Assim, fica claro que se posicionam de modo crítico à realidade dos abrigos, concebendo-os como instituições que não chegam a dar conta satisfatoriamente de sua função social
Título em inglês
The future of adolescents in foster care within the collective imaginary of psychologists
Palavras-chave em inglês
Adolescents
Collective imaginary
Foster care shelters
Psychologists
Resumo em inglês
This research intends to study the future of adolescents in foster care within the collective imaginary of psychologists.The study can contribute to the debate over the conduction of the victims of social suffering to foster care shelters by addressing a professional group aware of the importance of adolescence during the personal life. This approach consists, from the methodological point of view, in structured interviews conducted with eight psychologists using the story-drawing procedure with a theme. Such meetings were registered under the form of transferential narratives, which, along with the drawings and the stories, were considered through the psychoanalytical method. This way, it was possible to reach the interpretative production of three affective-emotional meaning fields or relative unconsciousness: Bound to fail, Saved by Magic and With help and will. The general framework reveals a trend of the participants to consider that the sheltered adolescent will hardly come off from a miserable future. Thus, it is clear that these professionals position themselves critically to the foster care shelter reality, conceiving them as institutions that are not able to fulfill their social function satisfactorily
 
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montezi_do.pdf (3.26 Mbytes)
Data de Publicação
2016-11-18
 
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