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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-10102022-154819
Documento
Autor
Nome completo
Priscila Nobre David
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Dunker, Christian Ingo Lenz (Presidente)
Assadi, Tatiana Carvalho
Zagury, Ilana Katz
Título em português
Letramento e poética: uma leitura psicanalítica a partir dos impasses da escolarização  
Palavras-chave em português
Educação
Letramento
Poética
Psicanálise
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo abordar as dificuldades com as quais as crianças se deparam no processo de escolarização, especialmente no que tange a aquisição da leitura e a escrita. No trabalho com atendimento clínico de crianças encaminhadas por escolas municipais de ensino fundamental de São Paulo, cujas queixas dirigidas ao profissional da psicologia/psicanálise referem-se aos impasses no processo de alfabetização, deparamo-nos com um mal-estar que espreita o âmbito social da criança, e faz enigma para educadores e familiares. A presente pesquisa dedica-se, então, a abordar o letramento a partir do embasamento teórico psicanalítico. De acordo com o conceito de Letra para Jacques Lacan, é possível pensar que o letramento se dará no processo de constituição do sujeito em três momentos distintos: 1) enquanto é um bebê, cuidado e investido libidinalmente por aquele que exerce a função materna; 2) ao longo da aquisição da fala; 3) e durante a alfabetização. Buscaremos nos aprofundar no estudo das relações entre esses momentos no intuito de contemplar a dimensão subjetiva presente no processo de alfabetização, e abordarmos as dificuldades das crianças no domínio da língua escrita. Para isso, investigaremos como alguns elementos presentes na poética oferecem novas possibilidades de posicionamento e intervenção do psicanalista diante da convocação que lhe é dirigida, tanto no âmbito da prática clínica como na extensão de seus efeitos para o espaço escolar, para os profissionais envolvidos na prática da alfabetização
Título em inglês
Literacy and poetics: a psychoanalytic interpretation from The obstacles of schooling
Palavras-chave em inglês
Education
Literacy
Poetics
Psychoanalysis
Resumo em inglês
This research aims to approach the difficulties that children face in the process of schooling, especially regarding the acquisition of reading and writing. Working with clinical practice of children referred by the municipal elementary school of São Paulo, whose complaints addressed to the professional of psychoanalysis refer to the obstacles in literacy process, we face a malaise that surrounds the social scope of the child, and presents itself as an enigma for educators and relatives. The present research is dedicated to approaching literacy from the theoretical basis of psychoanalysis. According to the concept of Letter discussed by Jacques Lacan, it is possible to think that literacy will occur in the process of constitution of the subject in three distinct moments: 1) while a baby, cared for and invested libidinally by the one who exercises the maternal function ; 2) over the acquisition of speech 3) and during literacy. We will seek to deepen the study of the relations between these three moments in order to contemplate the subjective dimension present in the literacy process, and to address the difficulties of children in the domain of written language. For this, we will investigate how some elements present in poetics offer new possibilities of positioning and intervention of the psychoanalyst before the requests addressed to him, so much in the scope of clinical practice as in the extension of their effects to school space, to professionals involved in literacy
 
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david_me.pdf (655.75 Kbytes)
Data de Publicação
2022-11-04
 
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