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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.47.2009.tde-07122009-160601
Documento
Autor
Nome completo
Marcia Lagua de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Motta, Ivonise Fernandes da (Presidente)
Barretto, Kleber Duarte
Dias, Marina Celia Moraes
Hisada, Sueli
Macedo, Lino de
Título em português
As aventuras de Alice no país das maravilhas e na Emia: Winnicott e a educação
Palavras-chave em português
Criatividade
Espaço potencial
Literatura infantil (Psicologia)
Psicanálise e educação
Winnicott Donald Woods 1896-1971
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é discutir as histórias como experiência cultural facilitadora do desenvolvimento infantil e suas ressonâncias através do próprio processo em sala de aula: relação com o professor, interação no grupo, produções, histórias trazidas pelas crianças. Para tanto vamos considerar transicionalidade e espaço potencial no espaço institucional. A pesquisa parte de uma investigação psicanalítica que está para além dos muros do consultório e da escola regular e que considera como referência o conceito de espaço transicional, trazido por D. W. Winnicott, pediatra e psicanalista inglês (1896-1971). As indagações e as reflexões aqui levantadas visam contribuir para a prática de todos aqueles que trabalham com crianças, buscando novos olhares que contemplem o interrelacionamento e a posição estruturante do outro no desenvolvimento humano e na constituição da experiência cultural. As aventuras de Alice no País das Maravilhas são utilizadas como fio condutor. O tripé psicanálise, educação e cultura implica o encontro com outros autores/pensadores/interlocutores nesta caminhada. O material foi coletado em dois semestres, em dois grupos de 12 crianças da Escola Municipal de Iniciação Artística EMIA, sendo o primeiro uma classe de crianças de seis anos e o segundo uma classe de crianças de 9/10 anos. Observações in loco, anotações, registros em vídeo, fotos, gravações em fita cassete, registros escritos; coleta de desenhos, de histórias e outros materiais produzidos pelas crianças; encontros com os pais, além da experiência vivida são os instrumentos fundamentais deste processo de pesquisa.
Título em inglês
The adventures of Alice in Wonderland and at EMIA: Education and Winnicott
Palavras-chave em inglês
Creativity
IInfantile Literature (Psychology)
Potential space
Psychoanalysis and education
Winnicott Donald Woods 1896-1971
Resumo em inglês
The aim of this study is to discuss stories as cultural experience, facilitating childrens development and their effect in the process itself in the classroom -relationship with the teacher, interaction in the group, productions, stories brought by the children. Therefore let us consider transitionality and potential space in the institutional space. The research starts from a psychoanalytic investigation which is beyond the consulting office walls and the regular school. According to D. W. Winnicott, the English pediatrician and psychoanalyst (1896-1971), the concept of transitional space should be considered. The doubts and reflections brought up here aim to contribute to the practice of those who work with children, seeking new eyes that contemplate the interrelation and the structural position of others in human development and in constitution of cultural experience. The adventures of Alice in Wonderland are used as a consulting wire. The tripod psychoanalysis, education and culture, need to have other authors, thinkers, interlocutors in this process. The material was collected in two semesters from two groups of 12 children each, studying at Escola Municipal de Iniciação Artística EMIA. One class had 6-year-old children and the other had 10-year-old children. In loco observations, notes, records on video, photos, recordings on tape, written registers, drawing collections, stories and other materials (produced by the children), parents meetings, besides the experience are the fundamental tools of this research process.
 
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OliveiraDO.pdf (4.96 Mbytes)
Data de Publicação
2010-02-18
 
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