• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2023.tde-04042024-183637
Document
Auteur
Nom complet
Alan Souza Aranha
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Clemente, Claudia Kami Bastos Oshiro (Président)
Benvenuti, Marcelo Frota Lobato
Bravin, André Amaral
Britto, Ilma Aparecida Goulart de Souza
Reis, Maria de Jesus Dutra dos
Titre en portugais
Identificação de classes de ordem superior e histórico de condições de reforço não contingente em indivíduos diagnosticados com Transtorno por Uso de Substâncias
Mots-clés en portugais
Análise de contingências de reforçamento
Classe de respostas
História de contingências de reforçamento
Reforço não contingente
Transtorno por Uso de Substâncias
Resumé en portugais
Os Transtornos por Uso de Substâncias (TUS) são um grupo de diagnósticos descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM 5-TR) referentes a manutenção do uso de substâncias psicoativas (SPA) apesar das consequências adversas deste consumo. Em uma perspectiva analítico-comportamental, os TUS são interpretados como um conjunto de comportamentos respondentes e operantes mantidos por contingências de reforçamento, sendo o mais relevante, mas não o único, o operante de consumir substâncias. A mera descrição dos antecedentes (e.g., locais, amigos) e consequentes (e.g., efeito farmacológico, atenção) do consumo não tem poder explicativo para o quadro problemático, visto que a maioria dos usuários que se expõe as SPAs exibem um padrão de uso ocasional. Faz-se necessário compreender quais são as outras variáveis que podem influenciar a manifestação de um padrão severo, o que possibilitaria e ampliaria o desenvolvimento de programas de prevenção e intervenção mais eficazes. O reforço não contingente (RNC) é o procedimento de apresentar um estímulo com função reforçadora positiva sem a programação de qualquer contingência de reforçamento para uma classe de respostas específica. Foram elencados nove possíveis efeitos nocivos do RNC mediado socialmente no repertório comportamental, exibidos em classes de ordem superior: autorregras que descrevem atribuição de responsabilidade a terceiros por produzir reforçadores positivos e eliminar estímulos aversivos; déficit para produzir reforçadores positivos; excesso de comportamentos sob controle de estimulação sensorial; baixa tolerância à frustração; déficit no repertório de comportamentos sob governo de regras; déficit no repertório de autoconhecimento; déficit para responder de modo a evitar consequências sociais aversivas; déficit para responder a estímulos aversivos não sociais; e autoestima incoerente. Hipotetizou-se que todos os efeitos poderiam ter relação com a manutenção, aumento na frequência e dificuldade de interromper o consumo. Desta forma, seria possível observar esses eventos em indivíduos que usam drogas de forma problemática. O objetivo da presente pesquisa foi identificar a ocorrência de condições de RNC e parte das classes generalizadas elencadas (atribuir responsabilidade a terceiros por produzir reforçadres positivos e eliminar estímulos aversivos; déficit no repertório para evitar consequências aversivas sociais; e baixa tolerância à frustração) em indivíduos que preencheram os critérios diagnósticos de TUS. Participaram da pesquisa três indivíduos que preencheram os critérios de Transtorno por Uso de Estimulante e um familiar do terceiro participante. Foram construídos um modelo de entrevista semiestruturada e um sistema de categorização para RNC e as classes generalizadas alvos do estudo. As entrevistas foram conduzidas de acordo com o modelo de entrevista semiestruturada e gravadas, transcritas e categorizadas de acordo com o sistema de categorias. Aferidores de concordância tiveram acesso ao sistema de categorias, os resultados das entrevistas e a sistematização dos episódios realizada pelo pesquisador para, então, aferir a concordância ou discordância das referidas categorias de cada episódio. Os resultados baseados na aferição apontaram para: a) concordância sobre a ocorrência dos eventos elencados no estudo, com o mínimo 92% de concordância percentual. Os resultados baseados nas categorias identificadas nas verbalizações dos participantes usuários apontaram para: b) ocorrência de RNC em todos os participantes, contíguos ao consumo de drogas e a outros comportamentos. Houve indícios de que: para o Participante 1, a mudança no consumo se relacionou a mudança no RNC social; para a Participante 2, a mudança no consumo se relacionou a mudança no RNC físico; e para o Participante 3, não ocorreram mudanças no RNC e o consumo se manteve; c) ocorrência, em todos os participantes, da classe de ordem superior baixa tolerância à frustração em classes de respostas relacionadas e não relacionadas ao consumo de substâncias; d) ocorrência, em todos os participantes, da classe déficit para responder de modo a evitar consequências sociais aversivas, contudo a Participante 2 relatou prioritariamente em condições de uso e apenas em uma instância em condições de não uso; e e) ocorrência, em todos os participantes, da classe autorregras que responsabilizam terceiros por produzir reforçadores positivos e eliminar estímulos aversivos, sendo relatado pelo Participante 1 e pelo Participante 3 em classes de respostas relacionadas e não relacionadas ao consumo e para a Participante 2 apenas em uma instância não relacionada ao consumo. Por final, os resultados baseados nas categorias identificadas nas verbalizações da Participante 4: f) aumentaram a confiança sobre a ocorrência de RNC para o Participante 3; g) aumentaram a confiança sobre a ocorrência da classe déficit para responder de modo a evitar consequências sociais aversivas para o Participante 3; e h) na classe autorregras que responsabilizam terceiros por produzir reforçadores positivos e eliminar estímulos aversivos, apesar não ser detectado nenhum episódio, em duas situações ficou implícito que o Participante 3 imputava responsabilidade sobre o outro. Concluiu-se que há evidências que os eventos elencados podem ocorrer em usuários problemáticos de estimulante (cocaína). Sugere-se, para futuras investigações, 1) replicação; 2) identificação das outras classes generalizadas levantadas; 3) identificação dos eventos em usuários de outras substâncias; 4) uso de medidas diretas; e 5) busca por diferentes variáveis independentes das classes generalizadas.
Titre en anglais
Identification of high-order classes and history of noncontingent reinforcement conditions in individuals with substance use disorder
Mots-clés en anglais
Functional analysis of behavior
History of contingencies of reinforcement
Noncontingent reinforcement
Response class
Substance use disorder
Resumé en anglais
Substance Use Disorders (SUD) are a group of diagnoses described in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5) related to the continued use of psychoactive substances (PAS) despite adverse consequences. From an analytical-behavioral perspective, SUD is interpreted as a set of respondent and operant behaviors maintained by contingencies of reinforcement, with the most relevant but not the only one being the operant behavior of consuming substances. Simply describing the antecedents (e.g., locations, friends) and consequences (e.g., pharmacological effects, attention) of substance use does not provide an explanatory framework for the problematic pattern, as most users exposed to PASs exhibit occasional use. It is necessary to understand the other variables that can influence the development of a severe pattern, which would enable the development of more effective prevention and intervention programs. Noncontingent reinforcement (NCR) is the procedure of presenting a stimulus with positive reinforcing function without scheduling any reinforcement contingency for a specific class of response. Nine possible harmful effects of socially mediated NCR on behavioral repertoires were identified, displayed in higher-order classes: self-rules that attribute responsibility to others for producing positive reinforcers and eliminating aversive stimuli; deficit in producing positive reinforcers; excess of behaviors under the control of sensory stimulation; low frustration tolerance; deficit in the repertoire of behaviors under rule governance; deficit in self-knowlodge repertoire; deficit in responding to avoid aversive social consequences; deficit in responding to non-social aversive stimuli; and incoherent self-esteem. It was hypothesized that all these effects could be related to the maintenance, increased frequency, and difficulty in discontinuing substance use. Thus, it would be possible to observe these events in individuals who use drugs problematically. The objective of this research was to identify the occurrence of NCR conditions and some of the generalized classes listed (attributing responsibility to others for producing positive reinforcers and eliminating aversive stimuli; deficit in the repertoire to avoid aversive social consequences; and low frustration tolerance) in individuals who met the diagnostic criteria for SUD. Three individuals who met the criteria for Stimulant Use Disorder and a family member of the third participant participated in the study. A semi-structured interview model and a categorization system for NCR and the generalized classes were developed. The interviews were conducted according to the semi-structured interview model, recorded, transcribed, and categorized according to the category system. Agreement assessors had access to the category system, interview results, and the researcher's systematization of episodes to assess agreement or disagreement with the categories of each episode. Results based on the assessment indicated: a) agreement on the occurrence of the events listed in the study, with a minimum of 92% agreement. Results based on the categories identified in the verbalizations of the participant users indicated: b) the occurrence of NCR in all participants, contiguous to drug use and other behaviors. There were indications that: for Participant 1, the change in consumption was related to a change in social NCR; for Participant 2, the change in consumption was related to a change in physical NCR; and for Participant 3, there were no changes in NCR, and consumption continued; c) the occurrence, in all participants, of the higher-order class low frustration tolerance in response classes related and unrelated to substance use; d) the occurrence, in all participants, of the higher-order class deficit in responding to avoid aversive social consequences, but Participant 2 primarily reported this in usage conditions and only once in non-usage conditions; and e) the occurrence, in all participants, of self-rules that attributed responsibility to others for producing positive reinforcers and eliminating aversive stimuli, as reported by Participant 1 and Participant 3 in response classes related and unrelated to consumption and for Participant 2 only in one instance unrelated to consumption. Finally, the results based on the categories identified in the verbalizations of Participant 4: f) increased confidence in the occurrence of NCR for Participant 3; g) increased confidence in the occurrence of the higher-order class deficit in responding to avoid aversive social consequences for Participant 3; and h) in the class of self-rules attributing responsibility to others for producing positive reinforcers and eliminating aversive stimuli, although no episodes were detected, in two situations, it was implied that Participant 3 attributed responsibility to others. It was concluded that there is evidence that the listed events can occur in problematic stimulant (cocaine) users. Suggestions for future research include: 1) replication; 2) identification of the other generalized classes raised; 3) identification of events in users of other substances; 4) use of direct measures; and 5) exploration of different independent variables related to generalized classes.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-04-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.