• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.47.2016.tde-04042016-115646
Documento
Autor
Nombre completo
Felipe Stiebler Leite Villela
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre (Presidente)
Gallian, Dante Marcello Claramonte
Goto, Tommy Akira
Mello, Sylvia Leser de
Safra, Gilberto
Título en portugués
Psicologia e literatura: a experiência literária na formação do psicólogo
Palabras clave en portugués
Fenomenologia
Formação
Literatura
Psicologia
Resumen en portugués
O presente trabalho pretendeu justificar a fundamental importância do contato com o mundo da literatura para a formação do psicólogo. Para isso, partimos de uma breve reflexão a respeito da formação em psicologia nos dias de hoje. Realizamos, em seguida, uma compreensão fenomenológica daquilo que caracteriza a literatura enquanto experiência da leitura; entendemos a experiência literária como o diálogo que se estabelece entre leitor e livro, no qual o leitor apreende o livro a partir de seu mundo particular e tem sua vida atravessada pelo universo do livro. Explicitamos, a partir disso, a relação entre expressões literárias e condição existencial, evidenciando a proximidade essencial entre vida e poesia. Em seguida, analisamos a relação entre literatura e conhecimento, demonstrando como o conhecimento pode ser afetado por expressões poéticas. Por último, evidenciamos a aproximação entre experiência literária e clínica psicológica. Defendemos a literatura como agente humanizador, capaz de cultivar no psicólogo a sensibilidade para o outro e também de fornecer a base para um pensamento livre de dogmatismos teóricos
Título en inglés
Psychology and Literature: The literary experience in the psychologist formation
Palabras clave en inglés
Formation
Literature
Phenomenology
Psychology
Resumen en inglés
This study aimed to justify the fundamental importance of contact with literatures world for the psychologist formation. For this, we began with a brief reflection on psychology formation nowadays. We conducted a phenomenological understanding of what characterizes the literature while reading experience; we understood the literary experience as the dialogue established between reader and book, in which the reader captures the book from his personal world and has his life crossed by the books universe. We explained, from that, the relationship between literary expressions and existential condition, showing the essential proximity between life and poetry. Next, we analyzed the relationship between literature and knowledge, demonstrating how knowledge can be affected by poetic expressions. Finally, we developed the approximation between literary experience and clinical psychology. We defend literature as humanizing agent, able to cultivate the psychologist sensitivity to each other and, also, to provide the basis for a thought without theoretical dogmatism
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
villela_do.pdf (782.17 Kbytes)
Fecha de Publicación
2016-04-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.