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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2010.tde-03092010-151245
Document
Auteur
Nom complet
Ida Janete Rodrigues
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Assumpcao Junior, Francisco Baptista (Président)
Ferraz, Patrícia Gouveia
Kuczynski, Evelyn
Rosa, Jose Tolentino
Tardivo, Leila Salomao de La Plata Cury
Titre en portugais
Habilidades viso-perceptuais e motoras na Síndrome de Asperger
Mots-clés en portugais
Autismo
Distúrbios globais do desenvolvimento
Percepção visual
Processos perceptomotores
Síndrome de Asperger
Resumé en portugais
A presente pesquisa teve como objetivo verificar a existência de alterações visopercepto- motoras em pacientes com a síndrome de Asperger ou T.I.D. (Transtorno Invasivo do Desenvolvimento). Para tal, foi desenhado um estudo com dois grupos de trinta sujeitos do sexo masculino entre 12 e 30 anos. Trinta desses sujeitos com a síndrome de Asperger, diagnosticados através dos critérios do DSM-IV-TR, Escala de Traços Autístiscos (ATA), apresentando QS maior ou igual a 70 através das Escalas de Comportamento Adaptativo de Vineland. Os desempenhos nas escalas foram estatisticamente estudados e comparados com os resultados dos trinta sujeitos com desenvolvimento normal. Ambos os grupos foram submetidos às provas de Imitação de Gestos de Bèrges & Lèzine, Piaget-Head, Bender, prova de Cubos das escalas Wechsler e Escala social de Pelotas. Todos os sujeitos foram submetidos aos testes relacionados de maneira padronizada. A escolha dos sujeitos e aplicação dos testes foi efetuada em escolas e centros clínicos especializados. As análises dos resultados demonstram diferenças significantes e déficit na organização perceptivo viso motora dos sujeitos com a síndrome de Asperger. A análise estatística por meio do t-independente, entre os dois grupos aponta para repostas discrepantes no grupo dos Aspergers com nível de significância (p0,05/0.05) evidenciando assim, melhor desempenho global em todas as escalas aplicadas nos sujeitos do grupo controle. A complexidade que envolve as noções de percepção espacial, motricidade e ação, bem como a lateralidade mostraram-se marcantes dificuldades na população estudada, sendo necessários novos estudos, prevenção, tratamento e orientações à família e escola
Titre en anglais
VISUAL-PERCEPTUAL AND MOTOR ABILITIES IN THE SYNDROME OF ASPERGER
Mots-clés en anglais
Asperger's syndrome
Autism
Perceptual motor process
Pervasive developmental disorders
Visual perception
Resumé en anglais
This study aimed to verify the existence of visual-perceptual-motor function changes in patients with Asperger syndrome or PDD (Pervasive Developmental Disorder). To that objective, a study was developed with two groups of thirty male between 12 and 30 years old. Thirty of these people with Asperger's syndrome, were diagnosed by the DSM-IV-TR, Autistics Stroke Scale (ATA), with QS greater than or equal to 70 through the Adaptive Behavior Scales Vineland. The performance scales were statistically analyzed and compared with the results of thirty people with normal development. Both groups were tested for Imitation of gestures Bèrges & Lèzine, Piaget-Head, Bender, Cubes proof of Wechsler scales and Pelotas social scale. All people were tested in a standardized way. The choice of the people and tests application had been performed in specialized schools and clinical centers. Analyses of results showed significant differences and deficits in visual motor perceptual organization of individuals with Asperger syndrome.Statistical analysis by T-independent between the two groups points to the differing responses of the Aspergers group with significance (p 0.05 / 0.05), thus emphasizing the better overall performance on all scales applied in the control group.The complexities surrounding the notions of spatial perception and motor action as well as the handedness proved remarkable difficulties in the population studied, being necessary new studies, prevention, treatment and guidance to family and school
 
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rodrigues2_do.pdf (278.96 Kbytes)
rodrigues_do.pdf (99.46 Kbytes)
Date de Publication
2010-09-28
 
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