• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-31082023-115045
Documento
Autor
Nome completo
Nathalia Felix Santos da Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Debert, Paula (Presidente)
Canovas, Daniela de Souza
Miguel, Caio Flavio Andriussi
Modenesi, Rafael Diego
Título em português
Classes de equivalência e o procedimento Go/no-go com estímulos compostos visuais em crianças
Palavras-chave em português
Crianças
Equivalência
Go/no-go com estímulos compostos
Resumo em português
O estudo de Silva e Debert (2017) mostrou o estabelecimento de relações condicionais treinadas e a emergência de relações simétricas em crianças com autismo utilizando o procedimento Go/no-go com estímulos compostos. Nenhum dos participantes apresentou a emergência das relações de transitividade e equivalência. Até o momento, nenhum estudo avaliou se crianças com desenvolvimento típico formariam classes de equivalência com o mesmo procedimento que envolveu somente estímulos visuais. O objetivo deste estudo foi avaliar se crianças com o desenvolvimento típico formariam classes de equivalência por meio do procedimento Go/no-go com estímulos compostos utilizando estímulos apenas da modalidade visual da mesma forma que empregado por Silva e Debert (2017) com crianças com autismo. Cinco participantes passaram pelas fases: Pré-treino, Pré-teste das relações de Simetria (i.e., BA e CB), Pré-teste de Transitividade e Equivalência (i.e., AC e CA), Pré-teste de relações de Treino (i.e., AB e BC), Treino das relações AB e BC, Pós-teste de Simetria (i.e., BA e CB) e Pós-teste de Transitividade e Equivalência (i.e., AC e CA). Apenas dois participantes aprenderam as relações condicionais no treino. Os outros três participantes não atingiram o critério de aprendizagem no Treino AB. A partir desses resultados, foi realizado um segundo experimento com dois participantes com a remoção do procedimento de Restrição de respostas. Um participante passou pelas fases de treino e demonstrou somente a emergência das relações Simétricas. O segundo não atingiu o critério de aprendizagem no Treino AB e não prosseguiu para as fases seguintes. Isso indica que a modalidade dos estímulos é algo importante e que deve ser levada em conta também nos estudos sobre estabelecimento de classes de equivalência com crianças com autismo.
Título em inglês
Equivalence classes and the Go/no-go procedure with visual compound stimuli in children
Palavras-chave em inglês
Children
Equivalence
Go/no-go with compound stimuli
Resumo em inglês
Silva and Debert's (2017) study showed the establishment of trained conditional relations and the emergence of symmetrical relations in children with autism using the Go/no-go procedure with compound stimuli. None of the participants showed the emergence of transitivity and equivalence relations. To date, no study has evaluated whether children with typical development would form equivalence classes with visual stimuli with the same procedure. The aim of this study was to evaluate whether children with typical development would form equivalence classes through the Go/no-go procedure with compound stimuli using stimuli only from the visual modality in the same way as employed by Silva and Debert (2017) with children with autism. Five participants went through the phases: pretest, pretest of Symmetry relations (i.e., BA and CB), pretest of Transitivity and Equivalence (i.e., AC and CA), pretest of Training relations (i.e., AB and BC), Training relations AB and BC, posttest of Symmetry (i.e., BA and CB), and posttest of Transitivity and Equivalence (i.e., AC and CA). Only two participants learned the conditional relations on training. The other three participants did not meet the learning criterion in AB Training. Based on these results, a second experiment was conducted with two participants with the removal of the Response Restriction procedure. One participant went through the training phases and demonstrated only the emergence of symmetrical relations. The second participant did not meet the learning criterion in Training AB and did not proceed to the next phases. This indicates that the modality of the stimuli is important and should also be taken into account in studies on establishing equivalence classes with children with autism.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-09-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.