• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-31012023-161707
Documento
Autor
Nome completo
Renan Miguel Albanezi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Hübner, Maria Martha Costa (Presidente)
Benvenuti, Marcelo Frota Lobato
Faleiros, Pedro Bordini
Garcia, Marcos Roberto
Título em português
Efeito de resposta verbal autoclítica na aquisição de relações condicionais e classes de equivalência
Palavras-chave em português
Autoclítico
Comportamento verbal
Matching to sample
Relações de equivalência
Resumo em português
Estudos apontam para o fato de que o comportamento autoclítico pode funcionar como possível agente facilitador para estabelecimento de discriminação condicional e relações de equivalência em atividades de matching to sample (MTS). A proposta da presente pesquisa foi, por meio de um delineamento de linha de base múltipla entre participantes, entender o possível efeito do autoclítico qualificador de asserção é sobre o desempenho de participantes em atividades de MTS. O procedimento foi conduzido com base em três grupos de estímulos diferentes que constituíram três fases de Treino e três fases de Teste: Treinos AB e BC e Testes AC e CA, Treinos AB e BC e Testes AC e CA e Treinos AB e BC e Testes AC e CA. 12 participantes foram necessários para a condução do procedimento experimental: P1, P5 e P9 tiveram a variável autoclítica inserida nos Treinos AB/AB/AB; P2, P6 e P10, nos Treinos BC/BC/BC; P3, P7 e P11 tiveram a variável autoclítica inserida nos Testes AC/AC/AC e P4, P8 e P12, nos Testes CA/CA/CA. Os resultados mostraram que, com exceção de P3 e P7 nos Testes AC/CA e AC/CA, nenhum dos participantes formaram relações de equivalência. O autoclítico, possivelmente, não exerceu a função de um autoclítico de acordo com a definição de Skinner (1957). Na realidade, serviu como estímulo distrator, mostrando que o comportamento verbal em excesso (falar durante todo o procedimento), na realidade, atrapalhou o desempenho dos participantes
Título em inglês
Not informed by the author
Palavras-chave em inglês
Autoclitic
Equivalence relations
Matching to sample
Verbal behavior
Resumo em inglês
Studies show that autoclitic behavior may function as a facilitator agent to the establishment of conditional discrimination and equivalence classes in matching to sample (MTS) activities. The proposal of this research was, through an intersubject multiple baseline design, to understand the possible effect of the assertion qualifying autoclitic is upon the performance of participants in MTS activities. The procedure was conduced on the basis of three groups of different stimuli that constituted three Training Trials and three Testing Trials: Training AB and BC and Testing AC and CA, Training AB and BC and Training AC and CA, and Training AB and BC and Testing AC and CA. 12 participants were needed to the experimental procedure: P1, P5 and P9 had the autoclitic variable inserted on Training AB/AB/AB; P2, P6 and P10 had it inserted on Training BC/BC/BC; P3, P7 and P11 had the autoclitic variable inserted on Testing AC/AC/AC and P4, P8 and P12, had it on Testing CA/CA/CA. The results showed that, excepting for P3 and P7 on Testing AC/CA and AC/CA, none of the participants had equivalence classes emerged. The autoclitic, possibly, didnt exerted the function of an autoclitic according to Skinners (1957) definition. Indeed, it served as a distractor stimulus, showing that verbal behavior in excess (talking throughout the procedure), actually disrupted the performance of the participants
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-02-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.