• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-31012023-161707
Document
Auteur
Nom complet
Renan Miguel Albanezi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Hübner, Maria Martha Costa (Président)
Benvenuti, Marcelo Frota Lobato
Faleiros, Pedro Bordini
Garcia, Marcos Roberto
Titre en portugais
Efeito de resposta verbal autoclítica na aquisição de relações condicionais e classes de equivalência
Mots-clés en portugais
Autoclítico
Comportamento verbal
Matching to sample
Relações de equivalência
Resumé en portugais
Estudos apontam para o fato de que o comportamento autoclítico pode funcionar como possível agente facilitador para estabelecimento de discriminação condicional e relações de equivalência em atividades de matching to sample (MTS). A proposta da presente pesquisa foi, por meio de um delineamento de linha de base múltipla entre participantes, entender o possível efeito do autoclítico qualificador de asserção é sobre o desempenho de participantes em atividades de MTS. O procedimento foi conduzido com base em três grupos de estímulos diferentes que constituíram três fases de Treino e três fases de Teste: Treinos AB e BC e Testes AC e CA, Treinos AB e BC e Testes AC e CA e Treinos AB e BC e Testes AC e CA. 12 participantes foram necessários para a condução do procedimento experimental: P1, P5 e P9 tiveram a variável autoclítica inserida nos Treinos AB/AB/AB; P2, P6 e P10, nos Treinos BC/BC/BC; P3, P7 e P11 tiveram a variável autoclítica inserida nos Testes AC/AC/AC e P4, P8 e P12, nos Testes CA/CA/CA. Os resultados mostraram que, com exceção de P3 e P7 nos Testes AC/CA e AC/CA, nenhum dos participantes formaram relações de equivalência. O autoclítico, possivelmente, não exerceu a função de um autoclítico de acordo com a definição de Skinner (1957). Na realidade, serviu como estímulo distrator, mostrando que o comportamento verbal em excesso (falar durante todo o procedimento), na realidade, atrapalhou o desempenho dos participantes
Titre en anglais
Not informed by the author
Mots-clés en anglais
Autoclitic
Equivalence relations
Matching to sample
Verbal behavior
Resumé en anglais
Studies show that autoclitic behavior may function as a facilitator agent to the establishment of conditional discrimination and equivalence classes in matching to sample (MTS) activities. The proposal of this research was, through an intersubject multiple baseline design, to understand the possible effect of the assertion qualifying autoclitic is upon the performance of participants in MTS activities. The procedure was conduced on the basis of three groups of different stimuli that constituted three Training Trials and three Testing Trials: Training AB and BC and Testing AC and CA, Training AB and BC and Training AC and CA, and Training AB and BC and Testing AC and CA. 12 participants were needed to the experimental procedure: P1, P5 and P9 had the autoclitic variable inserted on Training AB/AB/AB; P2, P6 and P10 had it inserted on Training BC/BC/BC; P3, P7 and P11 had the autoclitic variable inserted on Testing AC/AC/AC and P4, P8 and P12, had it on Testing CA/CA/CA. The results showed that, excepting for P3 and P7 on Testing AC/CA and AC/CA, none of the participants had equivalence classes emerged. The autoclitic, possibly, didnt exerted the function of an autoclitic according to Skinners (1957) definition. Indeed, it served as a distractor stimulus, showing that verbal behavior in excess (talking throughout the procedure), actually disrupted the performance of the participants
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-02-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.