• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.47.2013.tde-28082013-162008
Documento
Autor
Nome completo
Daniela Tsubota Roque
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Ventura, Dora Selma Fix (Presidente)
Boggio, Paulo Sérgio
Bueno, Orlando Francisco Amodeo
Título em português
Atenção, memória e funções executivas em crianças e adolescentes de 6 a 12 anos avaliados pelo CANTAB
Palavras-chave em português
Adolescentes
CANTAB
Crianças
Desenvolvimento Cognitivo
Neuropsicologia
Resumo em português
A neuropsicologia infantil e uma area distinta dentro da neuropsicologia clinica e o seu surgimento e uma consequencia do reconhecimento de que as relacoes cerebrocomportamento na crianca diferem significativamente dessas relacoes no adulto. Diversos testes neuropsicologicos tem sido desenvolvidos especialmente para administracao em computador, incluindo a bateria CANTAB que tem sido amplamente utilizada em pesquisas com diferentes grupos de idade e patologias. Em relacao ao desenvolvimento, alguns aspectos da atencao estao presentes no inicio da infancia enquanto outros continuam a se desenvolver ao longo da infancia e adolescencia. A memoria sofre inumeras alteracoes ao longo da vida, especialmente na idade pre-escolar. E as funcoes executivas demoram mais tempo para se desenvolver por completo e estudos apontam que alguns componentes ja estao presentes de forma imatura em criancas entre os 6 e 12 anos de idade, mas a completa maturacao acontece com a idade. O objetivo dessa pesquisa foi investigar o desenvolvimento da atencao, memoria e funcoes executivas em criancas e adolescentes dos 6 aos 12 anos de idade com o CANTAB, buscando padroes especificos de desenvolvimento para os componente dessas funcoes. Foram avaliados 85 criancas e adolescentes (43 masculino) entre 6 e 12 anos de idade, sem historico de disturbios neurologicos e/ou psiquiatricos, exposicao cronica a agentes toxicos, lesao ou cirurgia cerebral e problemas de desenvolvimento. Foram utilizados o teste Matrizes Progressiva Coloridas de Raven e os seguintes subtestes do CANTAB: Choice Reaction Time, Rapid Visual Information Processing, Pattern Recognition Memory, Delayed Matching to Sample, Spatial Recognition Memory, Spatial Span, Stockings of Cambridge, Intra-Extra Dimensional Set Shift, Stop Signal Task e Information Sampling Task. Os resultados indicaram que a atencao, a memoria e as funcoes executivas apresentam melhora no desenvolvimento nas idades avaliadas. A atencao visual simples, percepcao visual e capacidade de conceituacao ja estao desenvolvidas aos 6 anos. A amplitude atencional, memoria visual, memoria espacial, flexibilidade mental e controle mental estao em desenvolvimento nas idades avaliadas e apresentam um bom desempenho aos 12 anos. O planejamento e atencao sustentada apresentaram melhoras, mas ainda nao alcancaram o pleno desenvolvimento. A, tomada de decisao e controle inibitorio nao apresentaram aprimoramentos significativos e sua maturacao deve ocorrer apos os 12 anos. A bateria CANTAB se mostrou eficaz na avaliacao de criancas e adolescentes brasileiros de 6 a 12 anos de idade com alta aplicabilidade nessa amostra e resultados compativeis com a literatura. A comparacao entre os nossos resultados e aqueles encontrados nos estudos internacionais com o CANTAB indica compatibilidade entre boa parte dos grupos etarios avaliados, independentemente das diferencas culturais existentes
Título em inglês
Attention, memory and executive functions in children and teenagers between 6 to 12 years old evaluated by CANTAB
Palavras-chave em inglês
CANTAB
Children
Cognitive Development
Neuropsychology
Teenagers
Resumo em inglês
Child neuropsychology is a distinct area in the clinical neuropsychology and its emergence is a consequence of the acknowledgment that the brain-behavior relationships in child differ significantly from those in adult. Several neuropsychology tests have been developed to be administered in computers, including the CANTAB that has been widely used by researchers concerning different ages and pathologies groups. In regard to the development, some aspects of attention are present in the beginning of childhood while others continue to develop along the childhood and youth. Memory processes undergo many changes throughout life, especially in preschool age. Executive functions take longer to fully develop and researches indicate that some components are present in immature form on child between 6 to 12 years old, but the complete ripening occurs with age increase. The aim of this work was to investigate the development of attention, memory and executive functions in children and teenagers from 6 to 12 years old using the CANTAB, and verify if there are specific patterns of development for the components of these functions. There were evaluated 85 children and teenagers (43 male) between 6 to 12 years old with no history of neurological and/or psychiatric disorders, chronic exposures to toxic agents, injury or brain surgery and development disorders. They were submitted to the Ravens progressive matrices and the following CANTABs subtests: Choice Reaction Time, Rapid Visual Information Processing, Pattern Recognition Memory, Delayed Matching to Sample, Spatial Recognition Memory, Spatial Span, Stockings of Cambridge, Intra-Extra Dimensional Set Shift, Stop Signal Task e Information Sampling Task. The results indicated improvements in attention, memory and executive functions in the development in the age groups evaluated. Simple visual attention, visual perception and conceptualization capacity seem to be developed at 6 years old. Attentional span, visual memory, spatial memory, mental flexibility and mental control are in ongoing development in the age groups evaluated, and a good performance is reached at 12 years old. Planning ability and sustained attention showed improvements in age groups evaluated but they have not reached fully development. Decision making and inhibitory control do not showed significant improvement and their ripening should occur after the 12 years old. The CANTAB battery was effective to evaluate Brazilians children and teenagers from 6 to 12 years old with high applicability in this sample and results consistent with the literature. The comparison between our results and those found in the international studies with CANTAB indicates compatibility in almost all age evaluated, regardless cultural differences
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
roque_corrigida.pdf (66.95 Mbytes)
Data de Publicação
2013-09-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.