• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-24102023-135017
Documento
Autor
Nombre completo
Ingrid de Lima Hernandes
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Gualtieri, Mirella (Presidente)
Paula, Fraulein Vidigal de
Silva, Regina Cláudia Barbosa da
Título en portugués
Memórias afetivas evocadas por odores e sua correlação com comportamento alimentar e índice de massa corporal
Palabras clave en portugués
Comportamento alimentar
indice de massa corporal
Memoria afetiva
Olfato
Resumen en portugués
O presente estudo parte dos pressupostos de que o olfato evoca memórias mais emocionais do que os demais estímulos sensoriais e de que há várias incertezas científicas sobre a interação entre IMC e sensibilidade olfativa. O objetivo é de contribuir com o conhecimento sobre a correlacao entre tres variaveis: memoria afetiva de odores x comportamento alimentar e índice de massa corporal (IMC). Após a leitura de pesquisas antecedentes, hipotetizamos que: (a) o IMC de um individuo se relacionaria diretamente com a qualidade das memorias afetivas positivas evocadas por odores de alimentos; (b) indivíduos com maiores índices de massa corporal apresentam mais memórias afetivas positivas relacionadas aos odores de alimentos calóricos quando comparados a indivíduos com menores índices de massa corporal; e (c) indivíduos com maiores índices de massa corporal apresentam mais memórias afetivas positivas relacionadas a odores de alimentos calóricos quando comparadas com às memórias afetivas de odores de alimentos não calóricos. Para checar essas hipoteses, selecionamos um grupo de 96 participantes brasileiros distribuidos entre homens e mulheres, dentro da faixa etaria entre 20 e 59 anos (populacao adulta) com IMCs variaveis. Todos os convidados responderam a um questionario de 19 perguntas abertas e fechadas, a partir do qual conhecemos seus hábitos alimentares e depreendemos a aderencia de seu perfil aos criterios de inclusao para a Etapa 2. Os selecionados participaram de uma entrevista remota guiada por um questionário do Google Forms de 10 perguntas abertas e fechadas, no qual foram apresentados alimentos calóricos e não calóricos em três formas de input (imagem do alimento, nome do alimento por escrito e som do nome do alimento) e responderam perguntas relacionadas à percepção olfativa por todos os modos de input, bem como das memórias afetivas evocadas por eles. Os resultados demonstram uma tendência na maior faixa de IMC apresentar mais memórias afetivas positivas de odores de alimentos calóricos, do que não calóricos; a menor faixa de IMC apresentar mais memórias afetivas positivas de odores de alimentos não calóricos e uma flutuação da faixa intermediária de IMC
Título en inglés
Affective memories evoked by odors and their correlation with eating behavior and body mass index
Palabras clave en inglés
Affective memory
Body mass index
Eating behavior
Smell
Resumen en inglés
This study starts from claims that smell evokes more emotional memories than other sensory stimuli and there are several scientific uncertainties about the interaction between BMI and olfactory sensitivity. The objective is to contribute to knowledge about the correlation between three variables: affective memory of odors x eating behavior and body mass index (BMI). After reading previous research, we hypothesized that: (a) an individual's BMI would be directly related to the quality of positive affective memories evoked by food odors; (b) individuals with higher body mass indices have more positive affective memories related to the odor of high-calorie foods when compared to individuals with lower body mass indices; and (c) individuals with higher body mass indexes have more positive affective memories related to caloric food odors when compared to affective memories of non-caloric food odors. To check these hypotheses, we selected a group of 96 Brazilian participants distributed between men and women, within the age group between 20 and 59 years (adult population) with variable BMIs. All guests answered a questionnaire with 19 open and closed questions, from which we learned about their eating habits and inferred the adherence of their profile to the inclusion criteria for Stage 2. Those selected participated in a remote interview guided by a questionnaire from the Google Forms with 10 open and closed questions, in which caloric and non-caloric foods were presented in three forms of input (food image, food name in writing and sound of the food name) and questions related to olfactory perception were answered by all participants. input modes, as well as the affective memories evoked by them. The results demonstrate a tendency in the highest BMI range to have more positive affective memories of caloric food odors than non-caloric ones; the lowest BMI range had more positive affective memories of non-caloric food odors and a fluctuation in the intermediate BMI range
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-10-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.