• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2022.tde-20072022-135223
Document
Auteur
Nom complet
Luiz Henrique Santana Conceição
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Mijares, Miriam Garcia (Président)
Galvão, Olavo de Faria
Gonçalves, Fábio Leyser
Resende, Briseida Dogo de
Rose, Julio Cesar Coelho de
Tatmatsu, Daniely Ildegardes Brito
Titre en portugais
Criatividade, percepção e aprendizagem
Mots-clés en portugais
Criatividade
Equivalência de estímulos
Generalização mediada
Insight
Resolução de problemas
Resumé en portugais
A aprendizagem é um fenômeno predito pelos princípios associativos pavlovianos. A resolução de problemas é produto desta aprendizagem tanto pelos processos de tentativa e erro, quanto de aprendizagem súbita e/ou emergente. Contudo, ainda há indefinição e falta de clareza nas bases associativas da resolução súbita (insight). Nesta tese, descrevemos uma tese previamente vista de soslaio pela literatura especializada a respeito do papel do processo de generalização mediada como mediador da emergência do fenômeno de insight em um modelo animal com roedores. Para tal, além da descrição teórica, foram realizados três experimentos que visaram testar propriedades distintivas do insight e posteriores a resolução de problemas em si (experimento 01), bem como as condições contextuais moduladoras da emergência do insight (experimentos 02 e 03). Os resultados demonstraram que o controle de estímulos previsto pela hipótese não foi totalmente contemplado no teste empírico. Ainda assim, sugere-se continuidade desta pesquisa na forma de um programa de testes das relações de controle de estímulos que são consequência da formulação aqui sustentada
Titre en anglais
Insight and acquired stimulus equivalence
Mots-clés en anglais
Creativity
Insight
Mediated generalization
Problem solving
Stimulus equivalence
Resumé en anglais
Learning is a phenomenon predicted by Pavlovian associative principles. Problem solving is a product of this learning process both through trial and error and sudden and/or emergent learning. However, there is still uncertainty and lack of clarity in the associative bases of sudden solution (insight). In this thesis, we describe a thesis previously seen from the sidelines in the specialized literature regarding the role of the mediated generalization process as a mediator of the emergence of the phenomenon of insight in an animal model with rodents. To this end, in addition to the theoretical description, three experiments were carried out that aimed to test distinctive properties of insight and subsequent problem solving itself (experiment 01), as well as the modulating contextual conditions of the emergence of insight (experiments 02 and 03). The results showed that the stimulus control predicted by the hypothesis did not fully withstand the empirical test. Even so, it is suggested to continue this research in the form of a program of direct tests of the stimulus control relationships that are a consequence of the formulation supported here
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-07-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.