• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-19042023-114320
Document
Auteur
Nom complet
Tatiana Licia da Silva Rangel
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Costa, Marcelo Fernandes da (Président)
Barbosa, Raphaela Carvalho Machado Gonçalves
Souza, Givago da Silva
Titre en portugais
Os impactos na tripulação de voo com a implantação do sistema de gravação de imagem aerotransportados (Airborne Image Recorder System - AIRs) na cabine de comando
Mots-clés en portugais
AIRs e segurança
Desempenho humano
Fatores Humanos
pilotos
Psicofísica
Resumé en portugais
Os recursos tecnológicos utilizados na aviação são amplamente utilizados nesse processo de investigação de ocorrências. No entanto, apresentam limitações técnico-operacionais, principalmente no que diz respeito à reprodução confiável das informações que a tripulação de voo realmente possui. Apesar de reconhecer que os erros humanos são relevantes para os eventos aeronáuticos, as condições latentes que induzem as falhas humanas não foram completamente exploradas. A proposta de implantação do Airborne Image Recording System (AIRs) surgiu para superar esses limites técnicos apresentados por outras tecnologias. Assim, este projeto teve como objetivo verificar se a implantação de AIRs no cockpit de aeronaves comerciais acarreta impactos na percepção, comportamento e desempenho do piloto durante o voo. Este estudo foi realizado com 10 pilotos comerciais, homens e mulheres, em um centro de treinamento em simulador de voo disponível em uma companhia aérea. Nesse ambiente simulado, o piloto controla uma aeronave em uma cabine idêntica à real, com uma experiência próxima à realidade dos voos. Utilizou-se o método da psicofísica em um paradigma da Teoria da Detecção de Sinais, em que os critérios de discriminabilidade e resposta dos participantes foram medidos de forma independente
Titre en anglais
Not informed
Mots-clés en anglais
AIRs and safety
Human Factors
Human performance
pilots
Psychophysics
Resumé en anglais
The technological resources used in aviation are widely used in such occurrence investigations process. However, they present technical-operational limitations, mainly regarding the reliable reproduction of the information that the flight crew really has. Despite acknowledging that human errors are relevant to aeronautical events, latent conditions that induce human failures have not been thoroughly explored. The implantation proposal of the Airborne Image Recording System (AIRs) arose to overcome these technical limits presented by other technologies. Thus, this project aimed to verify if the implantation of AIRs in the cockpit of commercial aircraft leads to impacts on the pilots perception, behavior, and performance during flight. This study was carried out with 10 commercial pilots, male and female, in a flight simulatortraining center available at an airline company. In this simulated environment, the pilot controls an aircraft in a cabin identical to the real one, with an experience close to the reality of flights. We used the method of psychophysics in a paradigm of Signal Detection Theory, in which the discriminability and response criteria of the participants were independently measured
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
licia_me.pdf (2.23 Mbytes)
Date de Publication
2023-04-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.