• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-19042023-114320
Documento
Autor
Nombre completo
Tatiana Licia da Silva Rangel
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Costa, Marcelo Fernandes da (Presidente)
Barbosa, Raphaela Carvalho Machado Gonçalves
Souza, Givago da Silva
Título en portugués
Os impactos na tripulação de voo com a implantação do sistema de gravação de imagem aerotransportados (Airborne Image Recorder System - AIRs) na cabine de comando
Palabras clave en portugués
AIRs e segurança
Desempenho humano
Fatores Humanos
pilotos
Psicofísica
Resumen en portugués
Os recursos tecnológicos utilizados na aviação são amplamente utilizados nesse processo de investigação de ocorrências. No entanto, apresentam limitações técnico-operacionais, principalmente no que diz respeito à reprodução confiável das informações que a tripulação de voo realmente possui. Apesar de reconhecer que os erros humanos são relevantes para os eventos aeronáuticos, as condições latentes que induzem as falhas humanas não foram completamente exploradas. A proposta de implantação do Airborne Image Recording System (AIRs) surgiu para superar esses limites técnicos apresentados por outras tecnologias. Assim, este projeto teve como objetivo verificar se a implantação de AIRs no cockpit de aeronaves comerciais acarreta impactos na percepção, comportamento e desempenho do piloto durante o voo. Este estudo foi realizado com 10 pilotos comerciais, homens e mulheres, em um centro de treinamento em simulador de voo disponível em uma companhia aérea. Nesse ambiente simulado, o piloto controla uma aeronave em uma cabine idêntica à real, com uma experiência próxima à realidade dos voos. Utilizou-se o método da psicofísica em um paradigma da Teoria da Detecção de Sinais, em que os critérios de discriminabilidade e resposta dos participantes foram medidos de forma independente
Título en inglés
Not informed
Palabras clave en inglés
AIRs and safety
Human Factors
Human performance
pilots
Psychophysics
Resumen en inglés
The technological resources used in aviation are widely used in such occurrence investigations process. However, they present technical-operational limitations, mainly regarding the reliable reproduction of the information that the flight crew really has. Despite acknowledging that human errors are relevant to aeronautical events, latent conditions that induce human failures have not been thoroughly explored. The implantation proposal of the Airborne Image Recording System (AIRs) arose to overcome these technical limits presented by other technologies. Thus, this project aimed to verify if the implantation of AIRs in the cockpit of commercial aircraft leads to impacts on the pilots perception, behavior, and performance during flight. This study was carried out with 10 commercial pilots, male and female, in a flight simulatortraining center available at an airline company. In this simulated environment, the pilot controls an aircraft in a cabin identical to the real one, with an experience close to the reality of flights. We used the method of psychophysics in a paradigm of Signal Detection Theory, in which the discriminability and response criteria of the participants were independently measured
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
licia_me.pdf (2.23 Mbytes)
Fecha de Publicación
2023-04-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.