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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.47.2006.tde-16082013-143506
Documento
Autor
Nome completo
Lucila de Sousa Campos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Ades, Cesar (Presidente)
Brito, Regina Célia Souza
Caramaschi, Sandro
Jurberg, Marise Bezerra
Otta, Emma
Título em português
Relacionamentos amorosos de curta e longa duração: uma análise a partir de anúncios classificados
Palavras-chave em português
anúncios classificados
Diferenças sexuais
heterossexualidade
psicologia evolucionista
seleção sexual
Resumo em português
Esforços recentes em explicar as diferenças interssexuais e intrassexuais nas motivações de homens e mulheres em relacionamentos sexuais de curta e longa duração resultaram na formulação da teoria das estratégias sexuais (Buss e Schmitt, 1993) e da teoria do pluralismo estratégico (Gangestad e Simpson, 2000) que colocam ênfases diferentes nos fatores da qualidade do investimento parental e da qualidade genética na determinação da escolha do parceiro. Com a finalidade de melhor entender as semelhanças e diferenças entre estratégias em curta e longa duração, em homens e mulheres, analisamos 924 anúncios masculinos (398 com vistas a um relacionamento de longa e 526 com vistas a um relacionamento de curta duração) e 505 anúncios femininos (431 com vistas a um relacionamento de longa duração e 74 com vistas a um relacionamento de curta duração) publicados entre 1997 e 1999 no jornal Folha de São Paulo. Os anúncios foram examinados quanto à oferta de características psicológicas, sociais, físicas, demográficas e em função do número de respostas obtido. Verificou-se diferenças de gênero quanto aos critérios usados em curta como em longa duração como também diferenças intrassexuais entre critérios em curta e longa duração, tanto em homens como em mulheres. A análise do número de respostas obtido por homens e mulheres revelou ser um ser um indicador bastante sensível quanto ao sucesso de cada atributo em suscitar respostas e uma indicação de seu valor funcional Enquanto mulheres precisaram ser belas e jovens para garantir um maior número de respostas em relacionamentos de longa duração, a simples complicação de que eram casadas oferecia vantagens na busca por um relacionamento de curta duração. Homens por sua vez foram beneficiados com o aumento da idade e oferta de ocupação profissional tanto em relacionamentos de longa duração quanto em relacionamentos de curta duração. Em relacionamentos de curta duração, mulheres evidenciaram uma discriminação em relação a possíveis mensagens enganadoras. Os resultados apoiam aspectos de ambas as teorias examinadas e abrem perspectivas para análises de aspectos novos das estratégias reprodutivas de homens e mulheres.
Título em inglês
Short and long term sexual relationships: an approach based on the ana1ysis of personal advertisements
Palavras-chave em inglês
não possui
Resumo em inglês
Recent attempts to explain intersexual anel intrasexual differences in men's and women's motivation to engage in short and long tenn sexual relationships gave origin to the Theocy of Sexual Strategies (Buss and Schmitt, 1993) and to the Theory of Strategic P1uralism (Gangestadt and Simpson, 2000) which put a different emphasis on the quality of possib1e parenta! investment and on genetic quality in mate selection. In order to further the undestanding of similarities and differences between short and long term strategies of mate selection in men and women, we analyzed 924 male advertisements (398 long and 526 short term advertisements) and 505 female advertisements (431 1ong and 74 short term advertisements), published from 1997 to 1999 in the Brazilian newspaper Folha de São Paulo. The advertisement contents were examined as to the offering and request of psychological, social, physical, demographic features and analysis took into consideration the umber of answers each advertisement got. Differences were found both between male and female advertisements and between short and long tenn categories. The number of answers obtained by male and female advertisements was relevant as an indication of the impact of the features chosen .and of the functional value of such features. In long term advertisements. women were most succesful when mentioning attractivity and youth while in short tenn ones, the infonnation that they were married had positive impact. Men were most successful, both at the short and long tenn cases, when including age and profissional status in their advertisements. Women displayed a certain discrimination of possibly cheating features. Results, which were interpreted as lending support to both examined theories, call attention to aspects of male and female reproductive strategies that deserve further study.
 
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Data de Publicação
2013-08-27
 
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