• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2021.tde-14022022-181912
Documento
Autor
Nome completo
Felipe Correia Cruz Soares Antunes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Benvenuti, Marcelo Frota Lobato (Presidente)
Marques, Natalia Santos
Simões, Reinaldo Augusto Gomes
Toledo, Thais Ferro Nogara de
Título em português
Efeito de diferentes esquemas de reforçamento e instruções sobre taxas de resposta e estimativa de controle em situação de apresentação de estímulos não contingentes
Palavras-chave em português
Comportamento supersticioso
Contiguidade
Esquema de reforçamento
Ilusão de controle
Reforço negativo
Reforço positivo
Resumo em português
Alguns dos estudos sobre os efeitos de ganhos não contingentes sobre o comportamento, tem buscado analisar a relação entre o padrão do responder de um indivíduo e a verbalização sobre a capacidade de controle das mudanças ambientais. O presente estudo pretendeu estender a análise da relação fazer-dizer, comparando situações com apresentação e remoção não contingente de reforçadores positivo e negativo. Para isso, foi feito um único experimento com modificação de alguns parâmetros em delineamentos de trabalhos anteriores, com o objetivo de dar conta de analisar a relação entre respostas em condição de reforço (positivo e negativo) e estimativas de controle. Participantes foram divididos em dois grupos: SUCESSO e FRACASSO. Dois esquemas de reforçamento (VT 15s e ausência de estímulo) em cada grupo foram utilizados em três condições experimentais. Cada participante fez parte de apenas um grupo, passando pelas três condições. A ausência do estímulo (análoga a extinção) serviu como linha de base, enquanto que a apresentação não contingente da palavra, controlada por um esquema VT 15s, serviu como condição experimental. Para todos os participantes, as palavras SUCESSO ou FRACASSO, quando apareciam, permanecia por 1 segundo na tela do computador. A depender do grupo, o participante era instruído a descobrir como produzir (SUCESSO) ou evitar (FRACASSO) a palavra na tela, utilizando apenas a tecla ENTER. Nos primeiros quatro minuto da sessão, nenhuma palavra aparecia. A partir do minuto 5, passava a vigorar a condição experimental, na qual a palavra aparecia, independente da resposta, em média a cada 15 segundos. Após os 16 minutos de condição experimental, era reintroduzida a linha de base, até que o participante decidisse encerrar o experimento. Ao final de cada sessão foram feitas perguntas pontuadas em uma escala Likert de 7 pontos para análise do julgamento sobre a habilidade e confiança dos participantes em controlar as palavras na tela do computador. Independente do grupo, as taxas de respostas foram significativamente maiores para condição de VT 15s, se comparadas às linhas de base. Estes dados apontam para um efeito de controle acidental das respostas dos participantes. Não houve diferença entre as taxas de respostas entre as condições experimentais de cada grupo. Esse fato pode ser justificado pelas correlações entre taxas de respostas e contiguidade de aparição da palavra. Independente do grupo, quanto mais a palavra aparecia contigua a uma resposta, mais os participantes respondiam. Este dado demonstra a relevância de critérios mais objetivos no estabelecimento de funções à diferentes estímulos neste tipo de experimento. Para o grupo SUCESSO a estimativa de habilidade se correlacionou positivamente com as taxas de respostas e com a contiguidade no aparecimento da palavra. Já para grupo FRACASSO houve correlação entre habilidade e contiguidade com a retirada da palavra. Estes últimos dados podem não só dar força para hipótese de que o julgamento de controle possa vir a ter função de operante de tato, controlado pelo desempenho do próprio participante, como amplia esta análise e indica um controle condicional das diferentes instruções empregadas
Título em inglês
Effect of different reinforcement schedule and instructions on response rates and control estimates in situations of non-contingent stimuli presentation
Palavras-chave em inglês
Contiguity
Illusion of Control
Reinforcement schedule, Negative reinforcement
Superstitious Behavior
Resumo em inglês
Recent research on the effects of non-contingent gains on behavior has sought to analyze the relationship between an individual's response pattern and verbalization about the ability to control environmental changes. The present study intended to extend the analysis of the do-say relationship to situations with non-contingent presentation and removal of positive and negative reinforcers. For this, a single experiment was carried out with modification of some parameters in the designs of previous works, with the aim of analyzing the relationship between responses under reinforcement conditions (positive and negative) and control estimates. Participants were divided into two groups: SUCCESS and FAILURE. Two reinforcement schedule (VT 15s and no stimulus) in each group were used in three experimental conditions. Each participant was part of only one group, going through the three conditions. The absence of the stimulus (analogous to extinction) served as baselines, while the non-contingent word presentation, controlled by a VT 15s schedule, served as the experimental condition. For all participants, the words SUCESSO or FRACASSO, when they appeared, remained for 1 second on the computer screen. Depending on the group, the participant was instructed to find out how to produce (SUCESSO) or avoid (FRACASSO) the word on the screen, using only the ENTER key. For the first four minutes of the session, no words appeared. From minute 5 onwards, the experimental condition took effect, in which the word appeared, regardless of the response, on average every 15 seconds. After 16 minutes of experimental condition, the baseline was reintroduced, until the participant decided to end the experiment. At the end of each session, questions scored on a 7-point Likert scale were asked to analyze the judgment of the participants' ability and confidence in controlling words on the computer screen. Regardless of the group, the response rates were significantly higher for the VT 15s condition, if compared to the baselines. These data point to an accidental control effect of the participants' responses. There was no difference in response rates between the experimental conditions of each group. This fact can be justified by the correlations between response rates and word appearance contiguity. Regardless of the group, the more the word appeared adjacent to an answer, the more participants responded. This data demonstrates the relevance of more objective criteria in establishing functions to different stimuli in this type of experiment. For the SUCCESS group, the skill estimate was positively correlated with the response rates and with the contiguity in word appearance. In the FAILURE group, there was a correlation between skill and contiguity with word withdrawal. These last data may not only give strength to the hypothesis that the control judgment may come to have a function of tact operant, controlled by the participant's own performance, but also expand this analysis and indicate a conditional control of the different instructions used
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
antunes_corrigida.pdf (41.72 Mbytes)
Data de Publicação
2022-03-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.