Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2024.tde-11092024-150006
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Harder Ferro Dicezare
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Mijares, Miriam Garcia (Presidente)
Delage, Paulo Elias Gotardelo Audebert
Mauro, Patricia Izar
Micheletto, Nilza
Modenesi, Rafael Diego
Neves Filho, Hernando Borges
Título en portugués
Controle de estÃmulos em problemas de recombinação de comportamentos em ratos Wistar (Rattus norvegicus) com procedimento de deslocamento de caixa
Palabras clave en portugués
Controle de estÃmulos
Insight
Ratos
Recombinação de comportamentos
Resolução de problemas
Tarefa de deslocamento de caixa
Resumen en portugués
A resolução de problemas por recombinação de comportamentos (insight) pode ser explicada por processos básicos do comportamento: extinção, ressurgência, encadeamento e generalização por função. Esses processos ocorrem por conta da história de reforço dos comportamentos pré-requisitos, e do controle que os estÃmulos adquirem no aprendizado desses comportamentos. Essas condições também poderiam ser satisfeitas no caso da interpretação do fenômeno pela teoria de classes funcionais. A fim de verificar essa hipótese foram propostos quatro experimentos. Foi utilizado o teste de deslocamento de caixa (BDT) com ratos, no qual dois comportamentos pré-requisitos foram treinados separadamente: empurrar uma caixa, e subir na caixa para alcançar uma plataforma ou alimentador. No teste, a caixa estava distante da plataforma e o animal precisava deslocar a caixa para perto dela, subir na caixa e depois na plataforma, para obter o reforçador. No Experimento 1 (n=6), foi testado o controle de estÃmulos adquirido no treino a sua correlação com o desempenho no teste. Para isso, foi manipulado o critério de aprendizagem da discriminação de empurrar a caixa em direção à luz. Como resultado, verificou-se no teste o aumento progressivo do controle do estÃmulo sobre o empurrar em direção à plataforma, à medida que o Ãndice discriminativo no treino aumentou. No Experimento 1b (n=2) foi testado o uso de um alimentador, com o objetivo de aumentar o controle experimental. No Experimento 2 (n=3), cada comportamento pré-requisito foi treinado com reforçadores diferentes, com o objetivo de observar a função do reforçador na resolução do problema. Dois animais resolveram a tarefa. No Experimento 3, foi investigada a retirada dos nódulos de união entre os dois comportamentos. Para tanto, os animais foram alocados em três condições experimentais e treinados a empurrar uma bola em direção à plataforma ao invés da caixa. Na primeira condição, dois ratos foram treinados com o mesmo reforçador a empurrar uma bola em direção à luz e a subir na caixa, e o teste foi realizado com a presença da bola, da caixa e do alimentador. Na segunda condição, três ratos receberam o mesmo treino dos ratos da condição anterior, mas no teste apenas a caixa e o alimentador estavam presentes. Por fim, na terceira condição, dois ratos passaram pelo treino com reforços diferentes no treino de cada comportamento. Verificou-se que o treino dos comportamentos pré-requisitos não é suficiente para explicar a resolução da recombinação de comportamentos no BDT, e concluiu-se que a formação de classes funcionais de estÃmulos seria uma explicação mais parcimoniosa para a compreensão do fenômeno.
Título en inglés
Not found
Palabras clave en inglés
Behavioral recombination
Box displacement task
Insight
Problem solving
Rats
Stimulus control
Resumen en inglés
Problem solving by recombining behaviors (insight) can be explained by basic behavioral processes: extinction, resurgence, chaining and generalization by function. These processes occur due to the history of reinforcement of prerequisite behaviors, and the control that stimuli acquire in learning these behaviors. These conditions could also be satisfied in the case of the interpretation of the phenomenon by functional class theory. To verify this hypothesis, four experiments were proposed. The box displacement test (BDT) was used with rats, in which two prerequisite behaviors were trained separately: pushing a box and climbing on the box to reach a platform or feeder. In the test, the box was far from the platform and the animal needed to move the box close to it, climb onto the box and then onto the platform, to obtain the reinforcer. In Experiment 1 (n=6), the stimulus control acquired in training was tested for its correlation with performance in the test. For this, the learning criterion of the discrimination of pushing the box towards the light was manipulated. As a result, the test showed a progressive increase in stimulus control over pushing towards the platform, as the discriminative index in training increased. In Experiment 1b (n=2), the use of a feeder was tested, with the aim of increasing experimental control. In Experiment 2 (n = 3), each prerequisite behavior was trained and maintained by different reinforcers, with the aim of observing the role of the reinforcer in solving the problem. Two animals solved the task. In Experiment 3, the removal of union nodes between the two behaviors was investigated. To this end, the animals were allocated to three experimental conditions and trained to push a ball towards the platform instead of the box. In the first condition, two rats were trained with the same reinforcer to push a ball towards the light and climb into the box, and the test was carried out with the presence of the ball, the box and the feeder. In the second condition, three rats received the same training as the rats in the previous condition, but in the test only the box and the feeder were present. Finally, in the third condition, two rats underwent training with different reinforcements for training each behavior. It was found that the training of prerequisite behaviors is not sufficient to explain the resolution of the recombination of behaviors in the BDT, and it was concluded that the formation of functional classes of stimuli would be a more parsimonious explanation for understanding the phenomenon.
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Fecha de Publicación
2024-09-11