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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-11092023-164626
Documento
Autor
Nome completo
Bruna Rezende Malta de Sá
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Resende, Briseida Dogo de (Presidente)
Ferreira, Renata Gonçalves
Magnoni, Ana Paulo Vidotto
Título em português
Existe ensino em macacos-prego (Sapajus spp)? Análise do comportamento do macaco quebrador em eventos de quebra de coco com e sem audiência
Palavras-chave em português
Aprendizagem social
Ensino
Etologia
Macacos-prego
Uso de ferramentas
Resumo em português
A influência social na aprendizagem de quebra de cocos por macacos-prego (Sapajus spp.) tem sido bastante estudada, entretanto, ainda não foi pesquisado se há alteração comportamental do macaco proficiente em decorrência da observação por coespecificos. A alteração comportamental na presença de coespecíficos inexperientes pode facilitar a aprendizagem dos observadores e auxiliar na manutenção de tradições comportamentais. A partir de definições abrangentes, a facilitação de aprendizagem decorrente da alteração comportamental na presença de audiência ingênua pode ser chamada de ensino. Esse tipo de comportamento já foi registrado em chimpanzés, abelhas, formigas, suricatos, felinos e outros carnívoros. Assim, o presente projeto tem como objetivo, a partir de uma reflexão do conceito de ensino, verificar se os quebradores proficientes realizam, no contexto da quebra de cocos em macacos-prego semi-cativos, alterações comportamentais condizentes com o que que pode ser chamado de ensino. Partimos da hipótese de que, caso haja ensino, as ações dos quebradores se alterariam conforme a audiência. Registramos as categorias: pegar o coco ou martelo, posicionar e golpear o coco e comparamos as frequências de ocorrência em eventos com e sem audiência, considerando também a maturidade dos observadores e o número de indivíduos presentes na audiência. Após a realização de testes de Wilcoxon, Kruskal-Wallis e a construção de modelos lineares mistos, não encontramos diferenças significativas, indicando ausência de ensino. Defendemos, entretanto, que expandir as análises quantitativas para outras populações de macacos-prego que utilizam ferramentas pode auxiliar na ampliação do entendimento sobre o papel dos macacos proficientes na aprendizagem dos macacos imaturos. Concluímos também que análises qualitativas podem revelar nuances de uma regulação comportamental entre quebrador e observador que escapam às análises quantitativas.
Título em inglês
Is there teaching in capuchin monkeys (Sapajus spp)? Analysis of the nutcrackers behavior in nut-cracking events with and without na audience
Palavras-chave em inglês
Capuchin monkeys
Ethology
Social learning
Teaching
Tool use
Resumo em inglês
Social learning in nut-cracking behavior by capuchin monkeys (Sapajus spp.) has been extensively studied, however, it has not yet been investigated if the proficient monkey modifies its behavior in the presence of observers. Behavioral change in the presence of naive conspecifics can facilitate observers' learning and help maintain behavioral traditions. Using broader definitions, the facilitation of learning resulting from modified behavior in the presence of naive observers can be defined as teaching. Teaching has already been recorded in chimpanzees, bees, ants, meerkats, felines and other carnivores. Thus, this project aims to verify whether there is behavioral changes of the proficient monkey in the context of nutcracking behavior among semi-captive capuchin monkeys from an urban Park, allowing discussions about teaching. We start with the hypothesis that, if there is teaching, the actions of the nutcracker would change according to the presence and characteristics of the audience. We registered the categories: take the nut or hammer; place the nut, and strike the nut. We compared the frequencies of these categories considering episodes with and without an audience, also considering the maturity of the observers and the number of individuals present as audience. After performing Wilcoxon and Kruskal-Wallis tests, and building mixed linear models, there were no significant differences between the groups, indicating abscence of teaching. We argue that expanding quantitative analyzes to other populations of capuchin monkeys that also use tools may help to broaden our understanding of the role of proficient monkeys in the learning of immature monkeys. Also, further qualitative analysis could reveal details of a behavioral regulation between the nutcracker and the observer that cannot be measured through quantitative methods.
 
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Data de Publicação
2023-09-15
 
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