• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-11092023-164626
Document
Auteur
Nom complet
Bruna Rezende Malta de Sá
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Resende, Briseida Dogo de (Président)
Ferreira, Renata Gonçalves
Magnoni, Ana Paulo Vidotto
Titre en portugais
Existe ensino em macacos-prego (Sapajus spp)? Análise do comportamento do macaco quebrador em eventos de quebra de coco com e sem audiência
Mots-clés en portugais
Aprendizagem social
Ensino
Etologia
Macacos-prego
Uso de ferramentas
Resumé en portugais
A influência social na aprendizagem de quebra de cocos por macacos-prego (Sapajus spp.) tem sido bastante estudada, entretanto, ainda não foi pesquisado se há alteração comportamental do macaco proficiente em decorrência da observação por coespecificos. A alteração comportamental na presença de coespecíficos inexperientes pode facilitar a aprendizagem dos observadores e auxiliar na manutenção de tradições comportamentais. A partir de definições abrangentes, a facilitação de aprendizagem decorrente da alteração comportamental na presença de audiência ingênua pode ser chamada de ensino. Esse tipo de comportamento já foi registrado em chimpanzés, abelhas, formigas, suricatos, felinos e outros carnívoros. Assim, o presente projeto tem como objetivo, a partir de uma reflexão do conceito de ensino, verificar se os quebradores proficientes realizam, no contexto da quebra de cocos em macacos-prego semi-cativos, alterações comportamentais condizentes com o que que pode ser chamado de ensino. Partimos da hipótese de que, caso haja ensino, as ações dos quebradores se alterariam conforme a audiência. Registramos as categorias: pegar o coco ou martelo, posicionar e golpear o coco e comparamos as frequências de ocorrência em eventos com e sem audiência, considerando também a maturidade dos observadores e o número de indivíduos presentes na audiência. Após a realização de testes de Wilcoxon, Kruskal-Wallis e a construção de modelos lineares mistos, não encontramos diferenças significativas, indicando ausência de ensino. Defendemos, entretanto, que expandir as análises quantitativas para outras populações de macacos-prego que utilizam ferramentas pode auxiliar na ampliação do entendimento sobre o papel dos macacos proficientes na aprendizagem dos macacos imaturos. Concluímos também que análises qualitativas podem revelar nuances de uma regulação comportamental entre quebrador e observador que escapam às análises quantitativas.
Titre en anglais
Is there teaching in capuchin monkeys (Sapajus spp)? Analysis of the nutcrackers behavior in nut-cracking events with and without na audience
Mots-clés en anglais
Capuchin monkeys
Ethology
Social learning
Teaching
Tool use
Resumé en anglais
Social learning in nut-cracking behavior by capuchin monkeys (Sapajus spp.) has been extensively studied, however, it has not yet been investigated if the proficient monkey modifies its behavior in the presence of observers. Behavioral change in the presence of naive conspecifics can facilitate observers' learning and help maintain behavioral traditions. Using broader definitions, the facilitation of learning resulting from modified behavior in the presence of naive observers can be defined as teaching. Teaching has already been recorded in chimpanzees, bees, ants, meerkats, felines and other carnivores. Thus, this project aims to verify whether there is behavioral changes of the proficient monkey in the context of nutcracking behavior among semi-captive capuchin monkeys from an urban Park, allowing discussions about teaching. We start with the hypothesis that, if there is teaching, the actions of the nutcracker would change according to the presence and characteristics of the audience. We registered the categories: take the nut or hammer; place the nut, and strike the nut. We compared the frequencies of these categories considering episodes with and without an audience, also considering the maturity of the observers and the number of individuals present as audience. After performing Wilcoxon and Kruskal-Wallis tests, and building mixed linear models, there were no significant differences between the groups, indicating abscence of teaching. We argue that expanding quantitative analyzes to other populations of capuchin monkeys that also use tools may help to broaden our understanding of the role of proficient monkeys in the learning of immature monkeys. Also, further qualitative analysis could reveal details of a behavioral regulation between the nutcracker and the observer that cannot be measured through quantitative methods.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-09-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.