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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-07122023-165240
Document
Auteur
Nom complet
Christian Kenji Ollhoff
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Valentova, Jaroslava Varella (Président)
Castro, Felipe Nalon
Correa, Hellen Vivianni Veloso
Titre en anglais
Personality traits, sex, and sexual orientation predict academic choices
Mots-clés en anglais
Academic choices
Dichotomous thinking
Evolutionary psychology
Personality
Resumé en anglais
Human personality is associated with vocational interests and the choice of an undergraduate major. Personality traits means can also differ among majors, sex, and sexual orientations. The main aim of the study is to predict academic choices, based on personality traits, dichotomous thinking, sex, and sexual orientation. A total of 687 undergraduate Brazilian students were recruited through online media and answered a battery of questionnaires in the online Qualtrics platform and divided into three main scientific areas (Social: N = 299, Biological: N = 248, Exact Sciences: N = 132). Six personality traits were measured by the HEXACO-60 scale, dichotomous thinking by the Dichotomous Thinking Inventory (DTI), and the 7-point Kinsey scale was used to assess sexual orientation. Two models were run, one with a calculated DTI general (g) factor and a regular total sum score. Results show a positive marginal effect of Openness on Social Sciences and negative effect on Biological Sciences (y/ x = 0.15 and -0.16, respectively). In Social Sciences, we found an interaction between Conscientiousness and heterosexuality (y/ x = 0.21), and Extraversion and being male (y/ x = 0.34) while in Biological Sciences, interactions between being a homosexual male and Agreeableness had a negative effect (y/ x = -0.60) and an interaction with Extraversion (y/ x = 0.83). The DTI g factor score showed to be a negative predictor for the Biological Sciences (y/ x = -0.04). The DTI sum score was a positive predictor for the Social Sciences (y/ x = 0.004) and negative for the Biological Sciences (y/ x = -0.005). No significant effects were found in the Exact Sciences. Personality traits have an adaptive value and in modern times when combined with an individuals sex and sexual orientation, could serve as predictors for academic major choice, in addition to traits alone, as previous studies have shown.
Titre en portugais
Traços de personalidade, sexo e orientação sexual predizem escolhas acadêmicas
Mots-clés en portugais
Escolhas acadêmicas
Pensamento dicotômico
Personalidade
Psicologia evolucionista
Resumé en portugais
personalidade humana está associada a interesses vocacionais e à escolha de um curso de graduação. Os traços de personalidade também podem diferir entre os cursos de graduação, sexo e as orientações sexuais. O principal objetivo do estudo é prever escolhas acadêmicas, com base em traços de personalidade, pensamento dicotômico, sexo e orientação sexual. Um total de 687 estudantes brasileiros de graduação superior foram recrutados por meio de mídia on-line e responderam a uma bateria de questionários na plataforma on-line Qualtrics e foram divididos em três áreas científicas (Ciências Sociais: N = 299, Biológicas: N = 248, Exatas: N = 132). Seis traços de personalidade foram aferidos pela escala HEXACO-60, o pensamento dicotômico pelo Dichotomous Thinking Inventory (DTI), e a escala de Kinsey de 7 pontos foi utilizada para avaliar a orientação sexual. Foram executados dois modelos, um com fator geral (g) do DTI calculado e um escore regular de soma total. Os resultados mostram um efeito marginal positivo da Abertura à Experiência nas Ciências Sociais e um efeito negativo nas Ciências Biológicas (y/x = 0,15 e -0,16, respectivamente). Nas Ciências Sociais, encontramos uma interação entre Conscienciosidade e heterossexualidade (y/x = 0,21), e Extroversão e ser do sexo masculino (y/x = 0,34), enquanto nas Ciências Biológicas, as interações entre ser homossexual, do sexo masculino e Agradabilidade tiveram um efeito negativo (y/x = -0,60) e uma interação com Extroversão (y/x = 0,83). O escore do fator g do DTI mostrou-se um preditor negativo para as Ciências Biológicas (y/x = -0,04). O escore de soma do DTI foi um preditor positivo para as Ciências Sociais (y/x = 0,004) e negativo para as Ciências Biológicas (y/x = -0,005). Não foram encontrados efeitos significativos nas ciências exatas. Os traços de personalidade têm um valor adaptativo e, nos tempos modernos, quando combinados com o sexo e a orientação sexual de um indivíduo, podem servir como preditores para escolhas acadêmicas, além de traços sozinhos, como estudos anteriores mostraram.
 
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Date de Publication
2023-12-11
 
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