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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-06042023-162847
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Helena dos Santos Silvério Abrêu
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Hübner, Maria Martha Costa (Presidente)
Benvenuti, Marcelo Frota Lobato
Debert, Paula
Faleiros, Pedro Bordini
Gusso, Helder Lima
Luna, Sergio Vasconcelos de
Título em português
Efeitos de um programa de ensino de análise funcional para professores sobre a interpretação funcional e a generalização
Palavras-chave em português
Análise de contingências
Análise funcional
Resumo em português
A análise funcional permite a identificação de relações de dependência entre eventos, ou de regularidades entre variáveis dependentes e independentes. Na área de educação, a linha de pesquisa ensinando a análise funcional para professores tem relevância social, pois as interpretações funcionais aprendidas podem ser o ponto de partida para o manejo de comportamentos inadequados dos alunos. O presente estudo teve como objetivo testar se um treino de análise funcional seria necessário para ensinar professores sem conhecimento prévio de análise do comportamento a identificar a função do comportamento de seus alunos, ou se a mera exposição a cenários com recortes de interações entre professores e alunos já seria suficiente. Também teve como objetivo verificar se apenas a exposição ao treino de análise funcional facilitaria o comportamento de propor intervenções funcionalmente orientadas. Foram selecionadas como participantes três professoras de ensino básico de um colégio público. Todas as fases da pesquisa foram conduzidas nas dependências do colégio estadual onde as participantes trabalhavam. O procedimento consistiu em (1) observações prévias, (2) linha de base em um delineamento de sondas múltiplas, (3) treino de análise funcional utilizando um procedimento de remoção gradual de informações, (4) pós-teste, (5) teste de generalização e (6) teste de aplicação. O procedimento de sondas múltiplas permitiu identificar a falta de fundamentação funcionalmente orientada nas interpretações apresentadas por P2 e P3 frente aos cenários da linha de base. Em relação ao pós-teste, todas as participantes obtiveram 100% de acertos. Não houve diferença no desempenho final das participantes no pós-teste, ainda que tenham sido submetidas a um número diferente de sondas. Esses resultados permitem afirmar que a aprendizagem final ocorreu em função do treino realizado. Em relação ao teste de generalização, todas as participantes conseguiram identificar corretamente a função do comportamento do aluno selecionado. No teste de aplicação, nenhuma das participantes conseguiu propor qualquer intervenção funcionalmente orientada. Conclui-se que, embora as participantes tenham demonstrado proficiência na identificação da função do comportamento, essa habilidade não foi suficiente para propiciar qualquer intervenção funcionalmente orientada
Título em inglês
Effects of a functional analysis teaching program to teachers on functional interpretation and generalization
Palavras-chave em inglês
Contingency analysis
Functional analysis
Resumo em inglês
Functional analysis allows the identification of event dependency relations or of regularities between dependent and independent variables. In education, the line of research that involves teaching functional analysis to teachers has social relevance because the learned functional interpretations may be the starting point for the management of students' inappropriate behaviors. The present study aimed to test whether functional analysis training would be needed to teach teachers without prior knowledge of behavior analysis how to identify the function of their students' behaviors, or if mere exposure to scenarios with clippings of interactions between teachers and students would be enough. It also aimed to verify whether only exposure to functional analysis training would facilitate the behavior of proposing functionally oriented interventions. Three primary school teachers from a public school were selected as participants. All phases of the research were conducted at the state school where the participants worked. The procedure consisted of (1) previous observations, (2) baseline in a multiple probe design, (3) functional analysis training using a gradual information removal procedure, (4) posttest, (5) test generalization, and (6) application test. The multiple probe procedure identified the lack of functionally oriented based on the interpretations presented by P2 and P3 for the given baseline scenarios. Regarding the posttest, all participants obtained 100% of correct answers. There was no difference in the participants' final performance on the posttest, even though they were submitted to a different number of probes. Such results allow us to state that the final learning occurred due to the performed training. Regarding the generalization test, all participants were able to identify the function of the selected student's behavior. In the application test, none of the participants could propose any functionally oriented intervention. It was concluded that although participants demonstrated proficiency in identifying the function of behavior, such ability was not sufficient to provide any functionally oriented interventions
 
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abreu_do.pdf (34.64 Mbytes)
Data de Publicação
2023-04-06
 
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