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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-01092023-162128
Document
Auteur
Nom complet
Marcela Prata Oliveira
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Mijares, Miriam Garcia (Président)
Brino, Ana Leda de Faria
Resende, Briseida Dogo de
Schiel, Nicola
Titre en portugais
Resolução de problemas em Callithrix sp. de vida livre
Mots-clés en portugais
Aprendizagem
Callithrix
Protocolo comportamental
Resolução de problemas
Resumé en portugais
O comportamento de resolução de problemas pode ser entendido como a cadeia comportamental que produz as mudanças necessárias no ambiente que estabelecem as condições para a solução ser emitida. A solução é a resposta que resolve o problema. O estudo desse comportamento em ambientes naturais com Callithrix sp. (saguis) de vida livre ainda é escasso. O objetivo principal desse trabalho foi desenvolver um protocolo experimental para estudar resolução de problemas em Callithrix sp. e fornecer um modelo de como analisar os dados coletados. Para isso, observamos o comportamento de uma família de saguis com 13 indivíduos, que vivem nos arredores do Instituto de Psicologia (IPUSP). Foram 2 experimentos, o Experimento I com quatro fases, (1) Adaptação ao local, plataforma de experimentação 1 (P.E1), (2) Habituação à pesquisadora, (3) Preferência Alimentar (Piloto) e (4) Exposição a novos estímulos. O Experimento II com cinco fases, (1) Adaptação ao local, plataforma de experimentação 2 (P.E2) (2) Habituação à pesquisadora, (3) Preferência alimentar, (4) Habituação à caixa problema e (5) Exposição à caixa problema em 5 condições diferentes. No Experimento I foi possível estabelecer uma frequência relativamente estável de visita dos animais às plataformas experimentais, e observar os animais interagindo com novos objetos. No Experimento II foi possível estabelecer a mesma frequência de visita observado no Experimento 2 na P.E2. O teste de preferência indicou que os animais preferiram a banana aos outros alimentos oferecidos. Todos os animais interagiram com as situações problemas e, desses, 5 resolveram o problema. A análise de grupo indicou aumento progressivo na emissão das respostas que resolviam o problema ao longo das condições experimentais, com diminuição das respostas que não o resolviam. A análise individual mostrou a mudança no controle dos estímulos associada à resolução do problema. Em conjunto os resultados dos experimentos indicaram que o método proposto é adequado para o estudo de resolução de problemas por saguis em campo. No entanto, discutimos a necessidade do refinamento do procedimento para a obtenção de resultados mais consistentes como: a) automatização do fechamento da caixa problema, b) diminuição da quantidade de alimento dentro da caixa problema, c) padronização do número de tentativas por condição e e) isolamento social da situação problema, quando possível
Titre en anglais
Resolução de problemas em Callithrix sp. de vida livre
Mots-clés en anglais
Behaviour protocol
Callithrix
Learning
Problem solving
Resumé en anglais
The problem-solving behaviour is understood as the behavioural chain that produces the necessary environmental changes that establish the conditions for the solution to be issued. The solution response is the answer that solves the problem. The study of this behaviour in natural environments with Callithrix sp. (marmosets) in the wild is still scarce. The main objective of this work is to develop an experimental protocol to study problem-solving in Callithrix sp. and provide a model for analyzing the collected data. For this, we looked at a family of marmosets with 13 individuals living in the Institute of Psychology (IPUSP) setting as experimental subjects. There were two experiments. The first one had four phases, (1) Adaptation to the place, experimentation platform 1 (P.E1), (2) Habituation to the researcher, (3) Food Preference (Pilot) and (4) Exposure to new stimuli. The second experiment had five phases, (1) Adaptation to the place, experimentation platform 2 (P.E2), (2) Habituation to the researcher, (3) Food preference, (4) Habituation to the problem box and (5) Exposure to the problem box under five different conditions. Following the design of experiment I, it was possible to establish a frequency of four times a week for the animals to be present on the experimental platforms and to observe the animals interacting with new objects. In experiment II it was possible to establish the same frequency of P.E1 in P.E2, and the animals preferred banana to the other foods offered. All 13 animals interacted with the problem situations, and 5 solved the problem. In group analysis, it was possible to develop an error measure along the conditions. We observed a progressive increase in the emission of the response that solves the problem along the experimental conditions. In individual analysis, we followed the change in stimulus control that led these five animals to solve the problem, making it possible to use the protocol to study problem-solving in the field. A procedure refinement is necessary, automating the closing of the box and reducing the amount of food so that the contingency is the same for everyone, standardizing the number of attempts per condition, and socially isolating the problem situation.
 
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Date de Publication
2023-09-15
 
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