• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2018.tde-31102018-185407
Document
Auteur
Nom complet
Carolina Cardoso Tiussi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Kupfer, Maria Cristina Machado (Président)
Bernardino, Leda Mariza Fischer
Broide, Emília Estivalet
Castanho, Pablo de Carvalho Godoy
Revah, Daniel
 
Titre en portugais
Função do semelhante como fundamento do trabalho com as crianças em grupos: uma contribuição para os estudos sobre o desenvolvimento psíquico
Mots-clés en portugais
Função fraterna
Grupos
Infância
Instituição
Psicanálise
Resumé en portugais
Essa tese investiga a função do semelhante enquanto um fundamento para o trabalho com grupos heterogêneos. A função do semelhante diz respeito à relação horizontal entre as crianças e suas especificidades, ou seja, o que somente uma criança poderia fazer por outra. Iniciamos com uma apresentação sobre as principais problemáticas que envolvem o campo grupal, que é o dispositivo clínico que utilizamos como campo da pesquisa. Em seguida, apresentamos e discutimos os grupos heterogêneos em Educação Terapêuticas. São grupos compostos por crianças com diferentes questões subjetivas, o que aumenta a diversidade e as possibilidades de encontros inéditos entre as crianças. Após, realizamos um levantamento teórico do lugar do semelhante para três autores psicanalistas de referência: Sigmund Freud, Jacques Lacan e René Kaës. Esse levantamento permitiu uma caracterização da função do semelhante, feita também através de três vinhetas apresentadas e analisadas. Com isso, queremos sustentar a tese de que, nos grupos heterogêneos, a função do semelhante seria um operador de leitura e de intervenção que pode nortear o trabalho da coordenação e possibilitar a construção da alteridade. Verificamos que, do encontro com o semelhante, é que pode surgir um espaço para a alteridade
 
Titre en anglais
Function of the similar as a foundation for work whit children in groups: a contribution to studies about psychic development
Mots-clés en anglais
Childhood
Fraternal function
Groups
Institution
Psychoanalysis
Resumé en anglais
This thesis investigates the function of the similar while a foundation for work whit heterogeneous groups. The function of the resembling relates to the horizontal relationship between children and their specificities, that is, what only one child can do for another? We begin with a presentation on the main problems that involve the group field, witch is the clinical device that we use as a research field. Next, we present and discuss the heterogeneous groups in Therapeutic Education. They are groups composed of children with different subjective issues, which increases the diversity and possibilities of unprecedented encounters among children. After, we carried out a theoretical survey of the place of the similar for three authors psychoanalysts: Sigmund Freud, Jacques Lacan and René Kaës. This survey allowed a characterization of the function of the similar, also made through three vignettes presented and analyzed. In this way, we want to support the thesis that, in heterogeneous groups, the function of the similar would be an operator of reading and intervention that can guide the work of coordination and enable the construction of otherness.We find that, from the encounter with the similar, a space for otherness may arise
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
tiussi_doutorado.pdf (5.88 Mbytes)
Date de Publication
2018-11-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP.