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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-31012023-121000
Documento
Autor
Nome completo
Gabriela Eustáquio de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Mélo, Márcia Helena da Silva (Presidente)
Carozzo, Nádia Prazeres Pinheiro
Silva, Aline Maira da
Título em português
Práticas Inclusivas na Escola: Um Estudo Preliminar de Co-construção de uma Intervenção Preventiva com Educadores da Educação Infantil
Palavras-chave em português
Ciência da Prevenção
Comportamento Pró-social
Desenvolvimento de Programa
Educação Inclusiva
Habilidades Sociais
Resumo em português
Esta pesquisa se fundamenta na Ciência da Prevenção, cujos estudos se articulam e se retroalimentam. Situa-se no desenvolvimento de intervenções, sendo elaborada em continuidade a estudos de avaliação de necessidades sobre relacionamentos interpessoais no contexto da educação infantil, empreendidos por pesquisadoras do grupo a que pertence a autora. Dentre os achados desses estudos estava a necessidade de promoção de comportamentos pró-sociais e de uma educação mais inclusiva no ambiente escolar. Com a preocupação em promover um desenvolvimento mais saudável e uma sociedade mais nutridora, o referencial teórico que embasa este trabalho é o da Análise do Comportamento. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi fornecer subsídios referentes à educação inclusiva, por meio de diálogos com uma escola e com a literatura, ao desenvolvimento de uma intervenção que visa a promoção de comportamento pró-social, a ser avaliada em estudos futuros. Foi conduzida uma pesquisa formativa, com fonte secundária e empírica, com desenho metodológico misto, contemplada em: Revisão Integrativa de Literatura (Estudo 1) e Pesquisa Descritiva (Estudo 2). O Estudo 1, conduzido nas bases de dados ERIC, Pepsic, LILACS, PsycInfo, SciELO e Scopus, no período de 2009 a 2020, teve em combinação as seguintes palavras-chave com o operador booleano (AND): habilidades sociais/comportamento pró-social, escola, intervenção e inclusão e seus correlatos em inglês. Os estudos selecionados baseados nos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos foram analisados de acordo com categorias temáticas pré-estabelecidas. Em sua maior parte, foram localizadas intervenções voltadas à promoção de habilidades sociais, em países do hemisfério norte, que tiveram resultados positivos em pelo menos um dos desfechos pretendidos. O Estudo 2, desenvolvido em uma escola da rede pública municipal do sudeste paulista, na etapa da Educação Infantil, contou com a participação de quatro professoras e quatro gestores. Os dados foram coletados por meio de questionários e de um roteiro de discussão para grupo focal, e posteriormente submetidos a análises descritiva e temática. Os resultados do Estudo 2 apontaram para uma diferença expressiva entre as professoras e gestores no que diz respeito aos indicadores inclusivos. As professoras indicaram questões sensíveis em direção a uma escola mais inclusiva e ficou evidenciada a importância de trocas e diálogos com a equipe em relação à inclusão. No que tange às variáveis contextuais facilitadoras e dificultadoras de práticas inclusivas, bem como estratégias e conteúdos informados pelos gestores para a construção da intervenção, percebeu-se um foco na Educação Especial em detrimento de um olhar mais amplo ao processo inclusivo, que abrangesse, além de todas as crianças, todos da equipe escolar. Ao levar em consideração os dois estudos realizados, como pesquisa formativa, espera-se que eles possam colaborar para o avanço no ciclo de pesquisas para o desenvolvimento de intervenções preventivas no contexto brasileiro, assim como para o campo da Educação Inclusiva. No cenário de estudos nacionais, esta pesquisa se soma a outras que a antecederam ao disponibilizar informações relevantes para o processo de tomada de decisão em políticas públicas
Título em inglês
Inclusive Practices at School: A preliminary study of co-construction of a preventive intervention with early childhood educators
Palavras-chave em inglês
Inclusive Education
Prevention Science
Program Development
Prosocial Behavior
Social Skills
Resumo em inglês
This research is based on the Prevention Science, whose studies are articulated and provide continuous feedback to the field. It is situated in the phase of intervention development, being elaborated alongside studies of needs assessment on interpersonal relationships in the context of early childhood education, undertaken by researchers from the group to which the author belongs. Among the findings of those studies was the need of promoting prosocial behavior and inclusive school environments. With the concern of promoting a healthier development and a more nurturing society, the theoretical reference that also underlies this study is Behavior Analysis. In this context, this study aimed at providing subsidies on inclusive education, through dialogues with a school and the literature, for the development of an intervention focused in promoting prosocial behavior, which will be evaluated in future studies. Formative research was carried out, using secondary and empirical sources and a mixed methods design, namely: Integrative Literature Review (Study 1) and Descriptive Research (Study 2). Study 1 was carried out with searches in ERIC, Pepsic, LILACS, PsycInfo, SciELO and Scopus databases, covering the period from 2009 to 2020, and combining the following keywords with boolean operator (AND): social skills/prosocial behavior, school, intervention and inclusion and its correlates in Portuguese. Selected studies, based on inclusion and exclusion criteria, were analyzed according to pre-established thematic categories. Most of the interventions aimed at promoting social skills and were developed in countries in the north hemisphere, showing positive results in at least one of the intended outcomes. Study 2 was carried out in a public municipal preschool in southeastern São Paulo, which included a sample of four teachers and four school managers. Data were collected through questionnaires and a discussion guide for a focus group. Descriptive and thematic analysis were performed. Results of the Study 2 showed significant difference between teachers and school managers regarding inclusive indicators. Teachers indicated sensitive issues towards a more inclusive school, and the importance of exchanges and dialogues between the teaching and school management team regarding inclusion was evidenced. Regarding contextual variables that facilitate and hinder inclusive practices, as well as strategies and contents informed by managers for the construction of the intervention, a focus on Special Education was evidenced rather than a broader view of the inclusive process, which should embrace everyone in the school community. When considering the two studies carried out, as formative research, it is expected that they might contribute to the advancement of the prevention research cycle in Brazil, as well as to the Inclusive Education field. In the national scenario, this study adds to others that preceded it by providing relevant information for the decision-making process regarding public policies
 
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Data de Publicação
2023-02-14
 
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