• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2013.tde-30082013-162532
Documento
Autor
Nome completo
Anna Carolina Muller Queiroz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Leme, Maria Isabel da Silva (Presidente)
Barrera, Sylvia Domingos
Paula, Fraulein Vidigal de
Título em português
As concepções de leitura envolvidas nos programas infantis de televisão
Palavras-chave em português
Alfabetização
Construtivismo
Psicologia Cognitiva
Psicologia Escolar
Televisão
Resumo em português
A presente pesquisa identificou as concepções de leitura em programas televisivos que manipulam oral e visualmente a linguagem em português voltados ao público infantil de 0 a 7 anos de idade veiculados na programação televisiva da cidade de São Paulo e em DVDs vendidos em lojas de porte nacional. Pesquisaramse os programas de televisão voltados ao público infantil por meio da programação dos canais transmitidos na cidade de São Paulo e identificaram-se os DVDs infantis vendidos nas lojas virtuais Americanas.com e Submarino.com. Informações para identificação da manipulação da linguagem oral e visual em português e sobre a produção dos programas infantis foram levantadas no site de televisão de veiculação do mesmo e no caso de DVDs, no site de vendas. Dos 211 programas veiculados na televisão gratuita e paga e aproximadamente dos 2000 títulos de DVDs levantados que são voltados ao público infantil, apenas 1 programa de televisão e 2 séries de DVDs apresentaram manipulação visual e oral da linguagem em português. Estes programas foram analisados com base nas duas principais concepções teóricas de leitura Construtivista e da Psicologia Cognitiva, identificando-se em seu conteúdo a presença de uma ou dessas duas (mista) concepções. O programa de televisão Vila Sésamo, de acordo com sua produtora é baseado nas concepções da Psicologia Cognitiva, dado que foi confirmado por meio desta pesquisa. As séries Galinha Pintadinha e Xuxa só para baixinhos apresentaram a manipulação visual em português no formato de legendas, estilo close caption. Apresentaram concepção mista de leitura os 3 volumes do DVD Galinha Pintadinha e os volumes 4 a 11 da série Xuxa só para baixinhos. Os volumes 1 a 3 de Xuxa só para baixinhos apresentaram concepção construtivista de leitura. As produtoras de Galinha Pintadinha e Xuxa só para baixinhos não descrevem se utilizaram alguma concepção de leitura para a criação dos programas. Conclui-se que a programação infantil com manipulação visual da linguagem em português é escassa e que apenas a produtora do programa Vila Sésamo identifica a concepção de leitura utilizada para sua criação com intuito de auxiliar o desenvolvimento de habilidades necessárias à aquisição de leitura pelas crianças
Título em inglês
The conceptions of reading on children television shows
Palavras-chave em inglês
Cognitive Psychology
Construtivism
Educational Psychology
Literacy
Television
Resumo em inglês
This research identified the conceptions of reading in television programs that manipulate oral and visual language in Portuguese geared to children 0-7 years of age aired on television programming in the city of São Paulo and through DVDs sold in national scale stores. Television programs focused on children were surveyed through the schedule program of channels transmitted in São Paulo and identified through the DVDs for children that were sold in virtual stores "Americanas.com" and "Submarino.com." Information identifying the manipulation of visual and oral language in Portuguese on the production of children's programs were surveyed on site serving the television and in the case of DVDs, the sales site. Of the 211 programs available on free and cable television and the 1906 DVD titles that were surveyed that are directed to children, only 1 television show and 2 DVDs series demonstrated manipulation of visual and oral language in Portuguese. These programs were analyzed based on the concepts of constructivist and cognitive psychology reading literature and its contents was identified in the presence of one or two of these (mixed) conceptions. The television program "Sesame Street," according to its producer is based on the concepts of Cognitive Psychology, as was confirmed by this research. The series "Galinha Pintadinha" and "Xuxa só para baixinhos" presented visual manipulation of Portuguese on subtitles format, style "closed captioning". The 3 volumes of the DVD "Galinha Pintadinha" and volumes 4 - 8 of the series "Xuxa só para baixinhos" showed mixed concepts of reading. Volumes 1-3 and 9-11 of "Xuxa só para baixinhos" presented constructivist conception of reading. The producers of "Galinha Pintadinha" and "Xuxa só para baixinhos" did not report if there was any conception of reading basing the creation of the programs. We conclude that tv show programing for children with oral and visual manipulation of language in Portuguese is scarce. It was verified also that only the producer of the program "Sesame Street" identifies the conception of reading basing its creation which is assisting the development of skills necessary reading acquisition by children
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
queiroz_me.pdf (1.58 Mbytes)
Data de Publicação
2013-09-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.