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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2020.tde-29032022-102331
Documento
Autor
Nome completo
Erika Alicia Budin Bizama
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Sekkel, Marie Claire (Presidente)
Gomes, Luciana Szymanski Ribeiro
Pasqualini, Juliana Campregher
Título em português
A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental: a experiência da creche oeste
Palavras-chave em português
Creches
Educação infantil
Ensino fundamental
Resumo em português
A mudança entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental é um processo importante na vida escolar da criança, envolvendo não somente aspectos de seu desenvolvimento cognitivo, mas também seus afetos, sentimentos e as relações de proximidade e confiança que ela estabelece com aqueles que estão à sua volta. A responsabilidade daqueles envolvidos com o momento em questão é grande, principalmente tendo-se em vista que, de acordo com a literatura da área, a transição acontece atualmente de forma desarticulada, descontínua e desintegrada. Assim, apresentar a discutir algumas das particularidades desse processo parece ser essencial. A Creche Oeste se constitui atualmente como uma instituição dotada de significativo valor histórico, político e social na área da Educação Infantil, que foi fechada de forma antidemocrática em janeiro de 2017. O objetivo da pesquisa é, assim, discutir a transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental na Creche Oeste, contribuindo para o registro da memória da instituição. A análise, de fundo qualitativo, fundamentou-se na Psicologia Histórico-Cultural, e, como procedimentos metodológicos, foram realizadas uma entrevista individual e um grupo focal, ambos com profissionais que atuaram na Creche Oeste. Os relatos obtidos através das entrevistas permitiram a construção de quatro categorias de análise referentes à instituição: os eventos e festas da Creche como momentos de ruptura da rotina; a relação de cuidado e parceria estabelecida entre a Creche Oeste e as famílias; as relações democráticas construídas na instituição, e a relação da Creche com o registro da memória. Os relatos dos educadores mostraram que a Creche Oeste pensava a transição como algo que ia para além do último ano da Educação Infantil, sendo, na verdade, um processo que se iniciava quando a criança começava a frequentar a Creche, e se estendia para quando ela deixava a instituição. As práticas educativas que se relacionavam com a transição entre as etapas de ensino encontravam na valorização da memória e da experiência um ponto de ancoragem, além de trazerem os conteúdos trabalhados nas quatro categorias analisadas. Conclui-se que a experiência da Creche Oeste é relevante, e novas discussões podem se fazer surgir a partir do que foi exposto e analisado, em especial se considerarmos a necessidade de estudo em relação ao cenário da transição
Título em inglês
The transition between Early Childhood Education and Elementary Education: the experience of Creche Oeste
Palavras-chave em inglês
Early childhood education
Elementary school
Nurseries
Resumo em inglês
The change between Early Childhood Education and Elementary Education is an important process in the child's school life, involving not only aspects of his cognitive development, but also his affections, feelings and the close and trusting relationships he establishes with those who are around. The responsibility of those involved with this moment is great, especially considering that, according to the literature in the area, the transition currently takes place in a disjointed, discontinuous and disintegrated way. Thus, presenting and discuss some of the particularities of this process seems to be essential. Creche Oeste is currently constituted as an institution endowed with significant historical, political and social value in the area of Early Childhood Education, and it was closed in an undemocratic way in January 2017. The objective of the research is, thus, to discuss the transition between Early Childhood Education and Elementary school at Creche Oeste, contributing to the institution's memory record. The qualitative analysis was based on Historical-Cultural Psychology, and, as methodological procedures, an individual interview and a focus group were conducted, both with professionals who worked at Creche Oeste. The reports obtained through the interviews allowed the construction of four categories of analysis related to the institution: the events and parties of the Creche Oeste as moments of break from the routine; the care and partnership relationship established between Creche Oeste and the families; the democratic relations built in the institution and the relationship between the Nursery and the memory record. The educators' reports showed that Creche Oeste thought of the transition as something that went beyond the last year of Early Childhood Education, being, in fact, a process that started when the child started attending the Creche Oeste, and extended to when she left the institution. The educational practices that were related to the transition between the teaching stages found in the valorization of memory and experience an anchor point, in addition to bringing the contents worked in the four categories analyzed. It is concluded that the experience of Creche Oeste is relevant, and new discussions may arise from what has been exposed and analyzed, especially if we consider the need for study in relation to the transition scenario
 
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bizama_me.pdf (1.05 Mbytes)
Data de Publicação
2022-03-29
 
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