• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.47.2011.tde-28042011-150523
Documento
Autor
Nombre completo
Paula de Souza Birchal
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Macedo, Lino de (Presidente)
Bomtempo, Edda
Loffredo, Ana Maria
Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
Souza, Sílvia Regina Eulálio de
Título en portugués
Exploração lúdica e afetividade em crianças de creche
Palabras clave en portugués
Afeição
Bebês
Construtivismo
Desenvolvimento humano
Desenvolvimento infantil
Jean Piaget (1896-1980)
Jogos
Resumen en portugués
Este trabalho tem por objetivo investigar a Exploração Lúdica e Afetividade, em criança de zero a dois anos de idade, atendida em berçários de creche. Para tanto, utilizaram-se as concepções teóricas de Jean Piaget que possibilitaram compreender tanto a Exploração Lúdica - na discussão dos conceitos de Repetição, Prazer Funcional, Jogos de Exercício e Reação Circular Terciária -, quanto o Desenvolvimento Afetivo - através dos conceitos de Afetos Perceptivos e Afetos Intencionais. Este foi um Estudo de Caso desenvolvido através do Método Clínico de Piaget e da Microgenética. Foram realizadas 10 observações com registros fílmicos, em um total de 44 crianças pequenas, presentes nos berçários de duas creches comunitárias e conveniadas com a Rede Municipal de Belo Horizonte, a partir da apresentação de um kit de objetos/brinquedos. Desse processo resultaram 5 filmes sobre as ações afetivas manifestadas pelas crianças pequenas: o primeiro foi elaborado com o foco nas ações das crianças, no ambiente de berçário sem o kit de objetos/brinquedos. O segundo contempla as ações das crianças, no ambiente de berçário, com a introdução do kit de objetos /brinquedos. O terceiro, quarto e quinto filmes focam a trajetória individual de três crianças, de idades diferentes. Os cinco filmes possibilitaram perceber as ações das crianças pequenas com e sem o kit de objetos/brinquedos, suas relações - entre si, com os objetos/brinquedos e com as professoras - além da comparação entre os períodos de Exploração Lúdica e de não exploração. A pesquisa confirma a hipótese de que a introdução do kit de objetos/brinquedos promove a Exploração Lúdica e esta se constitui em um recurso fundamental de manifestação e desenvolvimento da Afetividade das crianças pequenas. Através do conceito de Interesse em Piaget e Claparède e de sua relação com o conceito freudiano de Pulsão, pode-se perceber e melhor avaliar a importância da Exploração Lúdica como a possibilidade ofertada à criança pequena de se relacionar com o mundo, desenvolver sua afetividade e estruturar-se na sua condição de sujeito
Título en inglés
Ludic exploration and affectivity on daycare
Palabras clave en inglés
Affection
Construtivism
Human development
Infants
Jean Piaget (1896-1980)
Resumen en inglés
This research has a purpose to investigate the Ludic Exploration and Affectivity on 0 - 2 years children, attended on daycare nursery. For this, was used the Jean Piaget conceptions that enabled to understand as the Ludic Exploration - discussion of concepts of Repetition, Functional Pleasure, Practice Game and Tertiary Circular Reaction, as the affective development - through the concepts of Perceptive Affectivity and Intentional Affectivity. This was a Case Study developed through of Piaget Clinic Method and Microgenectic. There were been done 10 movie observations with 44 children, attended at two Community Daycare Nursery contracted by Belo Horizonte City Hall, from the introduction of a Toy kit. From this process resulted 5 movies about the affective behavior of the children: the first was done with focus on child behavior without Toy Kit. The second movie shows child behavior with the introduction of Toy Kit. The third, fourth and fifth movie focus the trajectory of tree children with different ages. The five movies enable to perceive the children behavior with and without Toy Kits, their relationship with each other, the relation with the toys and with the teachers - beyond the comparison between Ludic Exploration and no Exploration. The research confirms the hypothesis that Toy Kit introduction promotes the Ludic Exploration and this is a fundamental resource of development and manifestation of children affectivity. Through the Interest concept of Piaget and Clàparrede and the relationship with Drive Freud Concept we can perceive better evaluation the importance of Ludic Exploration to allow children to make contact with the world, develop the affectivity and built structure as a person
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
birchal_do.pdf (3.67 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-06-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.