• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2020.tde-24092020-203018
Documento
Autor
Nome completo
Lucas José da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Silva, Pedro Fernando da (Presidente)
Dias, Marian Ávila de Lima
Silva, Cristiane Valéria da
Título em português
Elementos da violência homofóbica
Palavras-chave em português
Bullying
Homofobia
Preconceito
Teoria Crítica
Violência
Resumo em português
O objetivo da pesquisa foi refletir sobre os elementos que compõem a violência homofóbica, que pode ocorrer pela via do preconceito ou do bullying. Os elementos foram compreendidos pelo seu potencial de fomentar a violência homofóbica e por contribuir para a disposição psíquica regredida. A construção das análises guiou-se por aquilo que T. W. Adorno denominou como constelação método que possibilita a apreensão das nuances de um fenômeno conforme a sua constituição histórica evitando a síntese. As análises foram construídas com o intuito de diferenciar a forma pela qual os processos psicossociais atuam nessas duas formas de violência. A diferenciação entre as formas em que a homofobia pode ocorrer possibilitou lançar um olhar crítico tanto sobre o conceito de bullying homofóbico, quanto sobre a formação cultural na contemporaneidade. O empobrecimento da experiência fomenta a expressão de traços narcisistas e sadomasoquistas de personalidade. Os estereótipos atuam como racionalizações e delimitam o alvo do preconceito; no bullying, os estereótipos atuam como formação reativa e a estereotipia torna-se automatizada. Tanto no preconceito quanto no bullying, o medo é concernente com a falsa projeção. Os tabus sexuais associados ao tabu sobre o corpo fomentam a crueldade dos crimes de homofobia. Em sua maioria, os elementos da homofobia relacionam-se com o preconceito. O conceito de preconceito se mostrou mais apropriado para compreender a violência homofóbica do que o conceito de bullying homofóbico.
Título em inglês
Not informed by the author
Palavras-chave em inglês
Bullying
Critical Theory
Homophobia
Prejudice
Violence
Resumo em inglês
The objective of the research was to reflect on the elements that make up homophobic violence, which can occur through prejudice or bullying. The elements were understood for their potential to foster homophobic violence and for contributing to regressed psychic disposition. The construction of the analyzes was guided by what T. W. Adorno called the constellation a method that makes it possible to apprehend the nuances of a phenomenon according to its historical constitution, avoiding synthesis. The analyzes were built in order to differentiate the way in which the psychosocial processes act in these two forms of violence. The differentiation between the ways in which homophobia can occur has made it possible to take a critical look at both the concept of homophobic bullying and contemporary cultural formation. The impoverishment of experience encourages the expression of narcissistic and sadomasochistic personality traits. Stereotypes act as rationalizations and define the target of prejudice; in bullying, stereotypes act as reactive formation and stereotyping becomes automated. In both prejudice and bullying, fear is related to false projection. The sexual taboos associated with the taboo on the body fosters the cruelty of homophobia crimes. Most of the elements of homophobia are related to prejudice. The concept of prejudice proved to be more appropriate to understand homophobic violence than the concept of homophobic bullying
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
silva_corrigida.pdf (1.20 Mbytes)
Data de Publicação
2020-09-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.