• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2020.tde-20012021-152836
Documento
Autor
Nombre completo
Camila Marchiori
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Schmidt, Maria Luisa Sandoval (Presidente)
Ramalho, Simone Aparecida
Scarcelli, Ianni Regia
Título en portugués
Entre contos, pontos e encontros: uma história sobre as redes, adolescência, saúde mental e educação no interior paulista
Palabras clave en portugués
Adolescência
Educação
Interior paulista
Saúde mental
Trabalho em rede
Resumen en portugués
Tomás tinha 16 anos quando chegou ao Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil (CAPSij) pela primeira vez. Era uma segunda feira-feira cheia de trabalho no serviço quando nos conhecemos. Um adolescente negro, magro, alto, vestindo camiseta, bermuda e chinelo, que me olhou fixamente com seus olhos marejados. Na sala que escolhi para o acolhimento, puxei uma cadeira e sentei-me ao seu lado. Nenhuma palavra foi dita de início, mas aqueles olhos, que não me esqueço, olhavam para o canto da sala com insistência. A partir da história de Tomás, um adolescente que, após uma crise psicótica, desejou ir à escola, eu articulo a narrativa de experiências a dados e teorias referentes à vida, à saúde mental, às políticas públicas e aos movimentos de redes no território interiorano. Esta é uma pesquisa participante, que teve como interlocutores os integrantes do coletivo de rede de uma cidade localizada no interior paulista. Seus objetivos fundamentais dizem respeito ao desejo em contar as experiências das redes no território e apresentar, por meio de narrativas, compreensões sobre seu processo de construção e articulação. O processo para produção de dados sobre o tema das redes se deu com a aproximação e inserção da pesquisadora em coletivos já existentes no município, tornando possível construir com os atores sociais e interlocutores desta pesquisa uma história sobre nossos modos de fazer redes e, assim, tecer algumas compreensões sobre os desafios, as dificuldades e as necessidades da rede, sobretudo, no que diz respeito aos dilemas frente à experiência da loucura na adolescência e ao encontro necessário entre os campos da saúde mental e educação
Título en inglés
Between tales, points and encounters: a history about the networks, adolescense, mental health and education in São Paulo's contryside
Palabras clave en inglés
Adolescence
Education
Mental Health
Networks
São Paulos countryside
Resumen en inglés
Tomás was 16 when he arrived at CAPSij for the first time. It was a Monday full of work to do when we met. A black, thin and tall teenager wearing a shirt, flip-flops and shorts who looked at me steadily with tearful eyes. I dragged a chair and sat by his side in the room that I chose for the first contact, no words were spoken at first, but those eyes, which I dont forget, stared at something with persistence in the corner of the room. Starting from Tomás story, a teenager which, after a psychotic crisis, wished to go to school, I articulate the narrative from experiences to data and theories referring to life, mental health, public policies and the network movement in the country region. This is a participative research which had as interlocutors the members of a network collective from a town located in São Paulos countryside. Its fundamental objectives concern the desire to tell the networks experiences in the territory and present, through narratives, comprehensions about its construction and articulation processes. The data gathering process about the networks theme took place with the approximation and insertion of the researcher in the already existing collectives in the county, making possible to build alongside the interlocutor social actors of this research, a story about our means of networking, and, by doing so, weave some comprehension about the challenges, difficulties and necessities of the network, mostly, on what regards the dilemmas facing the experience of madness in the adolescence and the necessary encounter between the mental health field and education
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-01-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.