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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-19102020-172548
Documento
Autor
Nombre completo
Liliane dos Guimarães Alvim Nunes Araujo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Bertolla, Márcia Helena da Silva Melo (Presidente)
Anache, Alexandra Ayach
Angelucci, Carla Biancha
Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Leonardo, Nilza Sanches Tessaro
Souza, Marilene Proença Rebello de
Título en portugués
Psicologia escolar e desenvolvimento Profissional Docente: tecendo diálogos com professores sobre educação inclusiva
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento profissional docente
Educação inclusiva
Formação continuada docente
Psicologia escolar
Psicologia histórico-cultural
Resumen en portugués
Dentre as inúmeras demandas direcionadas ao trabalho da Psicologia Escolar na atualidade estão aquelas referentes à inclusão e à formação docente. A literatura especializada e a própria legislação nacional apontam que um dos caminhos para se efetivar a educação inclusiva é a formação de professores. No entanto, tendo em vista as condições de trabalho docente, sua histórica desvalorização profissional, além dos cursos de formação inicial, muitas vezes insuficientes para formá-los para uma prática inclusiva, verifica-se que as escolas brasileiras estão muito distantes de realizar um trabalho efetivamente inclusivo. Partindo do princípio de que os professores também se formam no decurso de sua experiência profissional e de vida, defendemos a importância de o professor ser apoiado nos dilemas cotidianos e estar em permanente formação. Nessa perspectiva, delineamos a presente pesquisa cujo objetivo foi: elaborar, desenvolver e analisar uma proposta formativa sobre a educação inclusiva à luz da Psicologia Escolar, numa vertente crítica, visando contribuições para o desenvolvimento profissional docente. Trata-se de uma pesquisa-formação tendo em vista o caráter investigativo e formativo; de abordagem qualitativa; fundamentada nos pressupostos da Psicologia Escolar e Educacional em uma concepção crítica e na Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa envolveu 10 professores do Ensino Fundamental I de uma escola estadual de Uberlândia/MG e foi desenvolvida por meio de encontros formativos e entrevistas individuais semiestruturadas. A partir da metodologia de análise de conteúdo, definimos cinco eixos de análise: I) Diferenças humanas, educação inclusiva e inclusão escolar; II) Relação escola-família-inclusão; III) O paradigma da exclusão/inclusão; IV) Relação educação e docência; V) Formação continuada, desenvolvimento profissional docente e educação inclusiva. Nas análises, identificamos as seguintes questões: culpabilização das famílias pelas dificuldades na escolarização e inclusão escolar; ausência e necessidade de espaço de formação continuada docente para a educação inclusiva; incompreensão dos docentes sobre a repercussão das condições concretas de vida do aluno na efetivação da escolarização; falta de clareza do professor sobre a importância da intencionalidade pedagógica e do estudo sistemático sobre a inclusão; precariedade de condições de trabalho docente interferindo na realização de uma prática docente diferenciada. Por outro lado, foi possível apreender que a proposta formativa, realizada no contexto de trabalho do professor, em grupo, por meio de diálogos e compartilhamentos de experiências, pôde produzir efeitos significativos nas percepções e concepções docentes com possíveis repercussões em sua prática. Partindo da compreensão de que os professores são sujeitos históricos e que interagem com outros sujeitos e com o mundo em uma dada realidade concreta, defendemos uma atuação da Psicologia Escolar junto a professores que os auxilie na compreensão dos fenômenos educacionais com os quais lidam cotidianamente, dentre eles aqueles relacionados à inclusão escolar, e na busca de encaminhamentos coletivos considerando os aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos envolvidos nesse processo. Procuramos fazer isso na presente pesquisa ao elaborar e desenvolver uma proposta formativa, que possibilitou aos professores debater e refletir sobre questões relativas à educação inclusiva, por meio de um processo de aprendizagem e desenvolvimento que integrou aspectos cognitivos e afetivos, repercutindo no desenvolvimento pessoal e profissional docente
Título en inglés
Educational Psychology and Teachers Professional Development: weaving dialogues with teachers on inclusive education
Palabras clave en inglés
Continuing teacher education
Historical-cultural psychology
Inclusive education
School pychology
Teacher professional development
Resumen en inglés
Among the numerous demands directed to the Educational Psychology field today are those related to inclusion and teacher training. Specialized literature and national legislation itself point out that one of the ways to make inclusive education effective is to train teachers. However, in view of teacher work conditions, their historical professional devaluation, in addition to the initial training courses, it is often insufficient to train them for an inclusive practice. It appears that Brazilian schools are very far from carrying this out in effectively inclusive manner. Based on the principle that teachers are also trained in the course of their professional and life experience, we defend the importance of the teacher being supported in everyday dilemmas and being in permanent development. In this perspective, we designed the present research which aimed to elaborate, develop and analyze a formative proposal on inclusive education, in the light of School Psychology, in a critical aspect, as to contribute for teacher professional development. It is research-training with an investigative and formative character; qualitative approach; based on the assumptions of School and Educational Psychology in a critical perspective and in Historical-Cultural Psychology. The research involved 10 elementary school teachers from a state school in Uberlândia / MG and was developed through professional development meetings and semi-structured individual interviews. Based on the content analysis methodology, we defined five axes of analysis: i) human differences, inclusive education and school inclusion; ii) school-family-inclusion relation; iii) the exclusion / inclusion paradigm; iv.) Education and teaching relation; v) Continuing education, professional teacher development and inclusive education. In the analysis, we identified the following issues: blaming families for difficulties in schooling and school inclusion; lack and need of continuing teacher education for inclusive education; teachers' lack of understanding about the repercussion of the student's concrete life conditions in the schooling performance; lack of teacher clarity on the importance of pedagogical intentionality and systematic study on inclusion; precarious teaching conditions interfering in performance of differentiated teaching practice. On the other hand, it was possible to apprehend that the formative proposal, carried out in the context of the teacher's work, in a group, through dialogues and experience sharing, could produce significant effects on the perceptions and conceptions of teachers with possible repercussions in their practice. Based on the understanding that teachers are historical subjects and that they interact with other subjects and with the world in a given concrete reality, we advocate a role for Educational Psychology with teachers that helps them understand the educational phenomena they deal with daily, such as those related to school inclusion, and in the search for collective referrals considering the social, cultural, political and economic aspects involved in this process. In this research, we sought to do this by elaborating and developing a formative proposal, which enabled teachers to debate and reflect on issues related to inclusive education, through the process of learning and development that integrated cognitive and affective aspects, reflecting on the personal and professional teachers development
 
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nunes_corrigida.pdf (3.69 Mbytes)
Fecha de Publicación
2020-10-19
 
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