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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2013.tde-19082013-095349
Documento
Autor
Nome completo
Beethoven Hortencio Rodrigues da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Kupfer, Maria Cristina Machado (Presidente)
Andrade, Maria Lucia de Araujo
Bastos, Marise Bartolozzi
Faria, Michele Roman
Voltolini, Rinaldo
Título em português
Recomendações aos alunos universitários que exercem a psicanálise: artifícios para se permanecer não-todo na universidade
Palavras-chave em português
Discursos
Jacques Lacan (1901-1981)
Psicanálise
Sigmund Freud (1856-1939)
Universidade
Resumo em português
Esta tese nasce da inquietude sofrida pelo aluno no ensino da psicanálise na universidade que precisa enfrentar em sua formação a lógica curricular que impera na academia. O objetivo principal desta tese é atribuir e analisar o lugar do aluno no ensino da psicanálise na universidade, extraindo recomendações indispensáveis ao seu percurso. Para tanto, formulou-se um caminho metodológico não muito usual. Em primeiro plano, a experiência como aluno através de diário de campo das aulas do doutorado. Em seguida, fomentou-se uma discussão sobre o ensino da psicanálise na universidade, em um grupo de estudos com alunos da universidade. A análise do material se deteve sobre os pontos em que o discurso derrapa, pontos em que algo que era afirmado como o verdadeiro se destitui. O arremate final é a construção da ficção sobre Descartes para discutir o lugar do aluno nesse ensino. As discussões teóricas e sobre os grupos permitiram a indicação de que pelo discurso da histérica é possível habitar a universidade sem se paralisar ou entrar em uma busca incessante em relação ao saber. Mas habitar sempre esse mesmo discurso também é atroz, não permite o movimento que é necessário em relação ao não querer saber
Título em inglês
Recommendations for university students in the psychoanalysis: artifices to it remain not-all in the university
Palavras-chave em inglês
Discourses
Jacques Lacan (1901-1981)
Psychoanalysis
Sigmund Freud (1856-1939)
University
Resumo em inglês
This thesis was born from the uneasiness in psychoanalysis teaching suffered by the student that has to deal with the structure of the psychology course. The main objective of this thesis is to assign and to analyze the students place at psychoanalysis teaching in the university, giving essential recommendations to its route. Therefore, an unusual methodological approach was formulated. It started with the experience of writing a journal about the doctorate classes; then a discussion on the teaching of psychoanalysis in the university was put forward, in a study group with university students. The analysis of the material stood over the points where the speech fails, points at which something previously affirmed as true turned false. The finish line is the construction of fiction about Descartes to discuss the student's place in education. Theoretical and groups discussions allowed the indication that through the hysterical discourse it is possible to inhabit the university without being paralyzed or led into a never-ending quest for knowledge. But always inhabiting that same discourse is also atrocious; it does not allow the movement that is required with regard to the not wanting to know
 
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costa_corrigida.pdf (1.04 Mbytes)
Data de Publicação
2013-08-23
 
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