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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2019.tde-17122019-190305
Documento
Autor
Nome completo
Aline Costa Carrenho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Silva, Pedro Fernando da (Presidente)
Crochick, Jose Leon
Dias, Marian Ávila de Lima
Franciscatti, Kety Valéria Simões
Título em português
Arte, educação musical e formação cultural no contexto das organizações sociais: a práxis cultural e suas contradições à luz da teoria crítica
Palavras-chave em português
Arte
Educação musical
Formação cultural
Organizações sociais
Teoria crítica
Resumo em português
A proposta desta pesquisa empírica foi a de desenvolver uma investigação sobre a práxis cultural das organizações sociais e, mais especificamente, de projetos socioeducativos e culturais localizados em áreas de bolsões de pobreza e de desigualdades sociais, como as periferias das grandes cidades brasileiras. A atuação das mais diversas organizações sociais está diretamente relacionada às realidades sociais agravadas pelas situações generalizadas de desigualdades e vulnerabilidades sociais, pela violação de direitos universais, bem como pelo preconceito, estigmas sociais, pela violência e pela exclusão social. Nesse contexto de atuação, a arte, a cultura e a educação estética são usualmente compreendidas como campos possíveis e potentes para a transformação social, já que são referenciadas pela sua potencialidade política de autonomia, de oposição ao todo social seja pelo caráter de crítica social, seja pela formação da consciência humana. Frente a isso, buscou-se nesta pesquisa desenvolver uma análise reflexiva e crítica sobre esse tipo de práxis e suas contradições a partir da compreensão teórica conceitual da Teoria Crítica da Sociedade, em especial, das caras contribuições de Theodor Adorno concernentes ao campo da fenomenologia social e psicológica da arte, da educação musical e da formação cultural. E tendo-se em vista um dos pontos nevrálgicos do pensamento dialético, a relação entre o todo e o particular, e o fato de o objeto de estudo compreender um contexto da realidade contemporânea, buscou-se pensar sobre o tipo de relação estabelecida com a arte, com a cultura e com a educação no contexto das tendências organizativas dessas coletividades, por vezes institucionalizadas, em confronto reflexivo com uma escola de música situada na extrema zona sul da cidade de São Paulo e que presta serviço ao público infanto juvenil dessa região, como representação de uma unidade concreta da práxis cultural em questão. De acordo com os resultados obtidos, as potencialidades criativas humanas relacionadas à arte, cultura e à educação musical foram reunidas muitas vezes em conceitos a-históricos, como denominadores comuns neutros, e, deste modo, compreendidas por uma perspectiva ingênua de que as palavras correspondentes por si só, como fórmulas mágicas, são garantias certas e fixadas da efetivação daquilo que se intenta subjetivamente. Foi identificado nos discursos de movimentos e coletivos culturais da região mapeada, bem como de projetos socioculturais e educativos, uma justaposição entre aquilo que se objetiva realizar e aquilo que é de fato produzido, o que marca uma significativa e preocupante questão ao que diz respeito aos conceitos utilizados, aos sentidos e finalidades de sua práxis e à qualidade de organização da mesma, no que se refere à sua consistência e objetividade no sentido de haver comprometimento com as leis formais da arte autônoma, bem como de prover condições objetivas para uma educação emancipatória e para a formação cultural. Contudo, foram observadas sérias contradições na interioridade da própria práxis engajada: o empobrecimento do material estético; a presença da racionalidade técnicaadministrativa, racionalidade da própria dominação social; ausência de relação reflexiva entre teoria e práxis e ausência de autocrítica. Faz-se emergencial, pois, pensar a própria práxis cultural
Título em inglês
Not informed by the author
Palavras-chave em inglês
Arts
Critical theory
Cultural formation
Musical education
Social organizations
Resumo em inglês
This empirical research proposition was to develop an investigation on the social organizations cultural praxis and, specifically, on socio-educational and cultural projects located on poverty and social iniquity dominant areas, such as peripheral zones in Brazilian large cities. The social organizations actions are directly related to the social reality aggravated by the generalized social iniquities and vulnerabilities, the universal rights violations, as by the prejudice, social stigmas, violence and social exclusion. In this context of actions, art, culture and aesthetic education are usually seen as possible and potent fields to social transformation since they are referenced by their political potential of autonomy and antagonism to the social whole either by the social criticism characteristic, or by human consciousness formation. By this means, this research aimed a reflexive and critical analysis development about this kind of praxis and its contradictions from the theoretical conceptual comprehension of the Critical Theory of Society, in particular from Theodor Adornos precious contributions concerning the social phenomenology and arts psychology fields, musical education and cultural formation. Taking into account one of the dialectical thinking neuralgic points, the relation between the whole and the particular and the fact that the contemporary reality is a part of the study object, it was sought to think about the kind of relationship established with art, culture and education in the context of the organizational trends of these collectivities, sometimes institutionalized, in reflexive confrontation with a musical school located in the extreme south zone of Sao Paulo city that serves the regions children and adolescent public as a representation of a concrete unit of the cultural praxis in question. According to the obtained results, the human creative potential related to arts, culture and musical education was oftentimes reunited in ahistorical concepts as neutral common denominators and, that way, understood by a naïve perspective that the corresponding words, by themselves and as magical formulas, are certain and fixed guarantees of the effectiveness of what is subjectively attempted. It was identified in the cultural collectives speeches of the mapped region, such as educational and sociocultural projects, an overlap between what one intends to accomplish and what is actually accomplished, a fact that marks a significant and worrying issue regarding the used concepts, the senses and the purposes of the praxis and its organizational quality, with regard to its consistency and objectivity in the sense of commitment to the autonomous arts formal laws, as well as to provide objective conditions for emancipatory education and cultural formation. However, serious contradictions were observed in the interiority of the engaged praxis itself: the impoverishment of aesthetical material; the presence of technical-administrative rationality, social dominations rationality itself; absence of a reflexive relation between theory and praxis and lack of self-criticism. It is therefore urgent to think the cultural praxis itself
 
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Data de Publicação
2019-12-18
 
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