• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2008.tde-16122008-122302
Documento
Autor
Nombre completo
Luiz Eduardo Valiengo Berni
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Ribeiro, Ronilda (Presidente)
Brito, Enio José da Costa
D'Ambrosio, Ubiratan
Macedo, Lino de
Passerini, Sueli Pecci
Título en portugués
Self-empowerment - jornada de transformação: um método transpessoal de personal coaching via internet
Palabras clave en portugués
Empoderamento
Mudança (Piscologia)
Psicologia transpessoal
Terapia online
Terapia centrada no cliente
Transdisciplinaridade
Resumen en portugués
Utilizando como referência teórica a Abordagem Transdisciplinar e os conhecimentos produzidos pelos movimentos New Age, particularmente pelas Psicologias Transpessoais de enfoque humanista, entre as quais a Abordagem Centrada na Pessoa, este estudo tem por objetivo geral participar dos debates sobre essas abordagens e sobre as relações entre Psicologia e Informática, novo campo de ação para psicólogos, aqui particularizados os novos métodos de auto-conhecimento mediados por computador, via Internet, a distância. Define como objetivo específico verificar as potencialidades e contribuições do Processo Self-Empowerment, método de Personal Coaching, basicamente mediado a distância, via Internet, e desenvolvido ao longo de três etapas ou módulos: (1) Etapa da reflexão biográfica, (2) Etapa da consulta oracular ao Eu Interior por meio do Jogo da Transformação e (3) Etapa de estruturação de um Plano de Ação. A pesquisa descritiva aqui apresentada considerou os fundamentos teóricos do processo e sua metodologia. Seus resultados possibilitara constituir um conjunto articulado, teórico-metodológico, que contribui expressivamente para a condução de processos de autoconhecimento, auto-realização e auto-transcendência, em geral e, de modo particular, para os processos de personal coaching via Internet. Os resultados da pesquisa mostram que o Processo Self-Empowerment possibilita aos participantes um melhor conhecimento de si mesmos, atualização de suas potencialidades e maior possibilidade de uma participação social mais efetiva e consciente.
Título en inglés
Self-empowerment - journey of transformation: a transpersonal method for personal coaching through internet
Palabras clave en inglés
Change (Psychology)
Client centered therapy
Empowerment
Online therapy
Transdisciplinarity
Transpessoal psychology
Resumen en inglés
The general aim of this study is to participate in the debate between Transdisciplinarity, Transpersonal and Humanistic Psychology, including the Person-Centered Approach, with E-learning and Information Technology in Internet, as new branch of psychology with new methods to counseling, self-knowledge mediated by computer, through e-learning. The research intended to verify the specific capabilities and contributions of the Case Self-Empowerment Journey of Transformation as an E-learning Counseling or as a Personal Coaching Method developed over three phases or modules: (1) Phase of autobiographical reflection, (2) Phase of oracular consultation of the Self through the Transformation Game (3) Phase of Action Planning. This descriptive research aims in additional for the theoretical and methodological approach of Self-Empowerment Process. The results indicate that Self- Empowerment Process contributes significantly to the Internet counseling and to self-development, self-knowledge, self-realization and self-transcendence, and contributes to participants have more effective in social participation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
berni_do.pdf (2.38 Mbytes)
Ha ficheros retenidos debido al pedido (publicación de datos, patentes o derechos autorales).
Fecha de Publicación
2009-01-09
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • BERNI, L.E.V.. The Transdisciplinarity Connection: An Introduction to an Epistemological Approach to Improve the Dialogue between Science and Tradition. THE ROSE-CROIX JOURNAL [online], 2010, vol. 7. [acesso 2012-01-15]. Disponível em : <http://www.rosecroixjournal.org/issues/2010/articles/vol7_01_12_berni.pdf>
  • BERNI, L E V. Self-Empowerment um método de Personal Coach OnLine. In III Jornada do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Informática da PUC-SP, 1, São Paulo, 2008.
  • BERNI, L.E.V.. Aconselhamento OnLIne pelo Método Self-Empowerment. In I Mostra Estadual de Práticas Inovadoras em Psicologia - Conselho Regional de Psicologia, São Paulo, 2009.
  • BERNI, L.E.V.. Aconselhamento OnLine. In II Seminário de Pesquisa do Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2, São Paulo, 2008.
  • BERNI, L.E.V.. O Homem: Alfa e Ômega da Criação, volume 5 : A Visão Rosacruz do Conhecimento, Rumo à Transdisciplinaridade. Organizador. Curitiba : AMORC-URCI, 2010. cap. 5, A Psicologia do Esoterismo Rosacruz da AMORC, p. 111-147.
  • BERNI, L.E.V.. Ensaio para uma Epistemologia Trans (Disciplinar, Cultural e Pessoal) na Mediação da Psicologia em sua Aproximação com os Povos Indígenas. In TEIXEIRA, L.C.. Psicologia e Povos Indígenas. Organizador. São Paulo : CRP-SP, 2009. p. 278-318.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.