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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2022.tde-16112022-191239
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Vieira Pajaro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre (Presidente)
Alvim, Monica Botelho
Andrade, Celana Cardoso
Nascimento, Lázaro Castro Silva
Yano, Luciane Patrícia
Título em português
Perspectivas do desenvolvimento e clínica: diálogos da Gestalt-terapia com Winnicott
Palavras-chave em português
Desenvolvimento humano
Gestalt-terapia
Modelo processual de integração do eu
Teoria do desenvolvimento emocional
Winnicott
Resumo em português
O desenvolvimento humano é compreendido sob diferentes enfoques e perspectivas. Na Gestalt-terapia este tema ainda é controverso e carente de ampliação teórica. A falta de uma leitura do desenvolvimento tem desdobramentos clínicos significativos, visto que tal compreensão oportuniza alcançar o que está interrompido no fluxo de crescimento do cliente e, consequentemente, o que precisa ser resgatado para favorecer sua continuidade fluida e criativa na vida. Buscando favorecer uma discussão teórica no que tange a interação organismo/ambiente e desenvolvimento humano, propõe-se um diálogo com a teoria do desenvolvimento emocional do ser, de Winnicott, enfatizando aproximações e distanciamentos que possam ampliar a reflexão no campo da Gestalt-terapia. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a interação organismo/ambiente, com ênfase na relação eu-outro, sob as perspectivas da Gestalt-terapia e da teoria do desenvolvimento emocional de D. Winnicott, e seu consequente desdobramento no curso do desenvolvimento humano. Secundariamente, decorrente do diálogo com outros autores da Gestalt-terapia, essa tese pretende enunciar uma proposição teórica própria do processo de desenvolvimento à luz da Gestalt-terapia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa teórico-conceitual, subdividida em três etapas principais. A primeira delas refere-se ao levantamento teórico do tema da tese e se desdobra em três eixos: 1.1- levantamento de publicações em bases de dados; 1.2 - levantamento teórico na Gestaltterapia (obras originais de Fritz Perls e demais pesquisadores) e; 1.3 - levantamento das obras de Winnicott, com ênfase na perspectiva relacional na teoria do desenvolvimento. A segunda etapa compreendeu o momento de leitura e estudo do conteúdo decorrente da etapa 1 e, por fim, a etapa 3 concentrou-se na redação à respeito da interação organismo/ambiente e suas contribuições para uma compreensão do desenvolvimento humano na Gestalt-terapia. Os achados evidenciaram que F. Perls pouco ou quase nada menciona o termo desenvolvimento mas, em lugar disso, usa as palavras crescimento e amadurecimento. Embora haja menção ao processo de crescimento, não foi encontrada em F. Perls uma sistematização de como ele acontece. O modelo do metabolismo mental, proposta na primeira obra deste autor, mostrouse equivocada e insustentável, sendo por ele abandonada posteriormente na construção teórica da Gestalt-terapia. Dialogando com Winnicott, destaque-se a ênfase na primordialidade da provisão ambiental para o desenvolvimento, sobretudo, quando na fase de maior dependência do bebê. Fruto desse diálogo nasce uma proposição de compreensão do desenvolvimento alicerçada na Gestalt-terapia: o modelo processual de integração do eu. Conclui-se que uma compreensão do desenvolvimento é fundamental para a prática clínica uma vez que orienta o gestalt-terapeuta à respeito de em que momento seu cliente se encontra, norteando sua postura e intervenção. Além disso, essa pesquisa abre espaço para se pensar intervenções no momento de gestação e puerpério visando dar suporte àqueles que cuidam do princípio da vida e se encontram vulneráveis às transformações ocasionadas pela chegada de um bebê - o que retrata um convite à ampliação do campo de atuação nessa abordagem
Título em inglês
Developmental and clinical perspectives: Gestalt-therapy dialogues with Winnicott
Palavras-chave em inglês
Gestalt-therapy
Human development
Procedural model of self integration
Theory of emotional development
Winnicott
Resumo em inglês
Human development is understood under different approaches and perspectives. In Gestalttherapy this topic is still controversial and in need of theoretical expansion. The lack of development hás significant clinical consequences, since such understanding makes it possible to reach what is interrupted in the client's growth flow and, consequently, what needs to be rescued to favor their fluid and creative continuity in life. Seeking to favor a theoretical discussion regarding the organism-environment interaction and human development, a dialogue with Winnicott's theory of the emotional development is proposed, emphasizing approximations and distances that can broaden reflection in the field of Gestalt-therapy. The objective of this research is to carry out a theoretical survey to reflect on the organismenvironment interaction and its consequences in the course of human development from the perspective of Gestalt-therapy. Secondly, it intends to dialogue with the theory of emotional development by Dr. Winnicott, with its emphasis on the environmental aspect, promoting a dialogue that can contribute and expand the understanding of human development in the gestalt approach. To this end, a bibliographic research was carried out, subdivided into three main stages. The first one refers to the theoretical survey of the theme of the thesis and unfolds in three axes: 1.1- survey of publications in databases; 1.2 - theoretical survey in Gestalt-therapy (original works by Fritz Perls and other researchers) and; 1.3 - survey of Winnicott's works, with emphasis on the relational perspective in development theory. The second stage comprised the moment of reading and studying the content resulting from stage 1 and, finally, stage 3 focused on writing about the organism-environment interaction and its contributions to an understanding of human development in Gestalt-therapy. The findings showed that F. Perls rarely mentions the term development, but instead uses the words growth and maturation. Although there is mention of the growth process, a systematization of how it happens was not found by F. Perls. The model of mental metabolism, proposed in the authors first work, proved to be wrong and unsustainable, and was laterabandoned by him in the theoretical construction of Gestalt-therapy. In dialogue with Winnicott, emphasis is placed on the primordiality of environmental provision for development, especially when the baby is most dependent on it. As a result of this dialogue, a proposition of understanding development based on Gestalt-therapy is born: the procedural model of integration of the self. It is concluded that an understanding of development is fundamental for clinical practice since it guides the gestalt-therapist about the moment in which his client is, guiding his posture and intervention. In addition, this research opens space for thinking about interventions at the time of pregnancy and puerperium, aiming to support those who take care of the beginning of life and are vulnerable to the transformations caused by the arrival of a baby - which portrays an invitation to expand the field of performance in this approach
 
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Pajaro_Corrigida.pdf (1.21 Mbytes)
Data de Publicação
2022-11-28
 
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