• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-16112022-190750
Documento
Autor
Nombre completo
Karin Cristina Rizzi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Mélo, Márcia Helena da Silva (Presidente)
Araujo, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes
Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de
Título en portugués
Intervenções para desenvolvimento de habilidades de gestão da sala de aula: uma revisão Integrativa
Palabras clave en portugués
Formação de professores
Gestão de sala de aula
Habilidades sociais Educativas
Interações escolares positivas
Resumen en portugués
As interações escolares positivas, segundo pesquisas nacionais e internacionais, podem representar um fator de proteção importante no desenvolvimento infantil, principalmente, quando existe intencionalidade para o estabelecimento de práticas positivas. Considerando o déficit, apontado pela literatura, na formação de professores em relação ao desenvolvimento de Habilidades Sociais Educativas e ou Habilidades de Gestão da Sala de Aula, que poderia ser suprido através da adoção de intervenções aplicadas durante a formação inicial ou em serviço, o presente trabalho se propôs, por meio de uma revisão integrativa, conhecer e descrever intervenções para desenvolvimento de tais habilidades e, desta forma, compor um material que pudesse orientar a adoção, o desenvolvimento ou mesmo uma adaptação cultural de intervenções para implementação em instituições nacionais públicas e privadas em estudos futuros. A revisão nacional e internacional da literatura foi feita em três fontes, sendo bases de dados de programas (Blueprints, OJJDPs, CrimeSolutions, IESWWC e Casel), considerando um período de publicação de cinco anos, em bases de dados científicas (ERIC, PsycNet, PubMed, Scopus, PepScic, Scielo) e a inclusão de intervenções já conhecidas. No total foram recuperadas 14 intervenções, sendo seis delas nas bases de programas, quatro em bases de dados científicas, duas teses e um livro acessadas através do contato direto com as autoras, e um artigo científico recuperado a partir da análise das referências de uma das teses. As análises revelaram que no território nacional não existem intervenções que tenham sido submetidas a teste de efetividade e disseminação, de acordo com o ciclo de pesquisa em prevenção, nos apontando uma lacuna importante na área. Também foi possível identificar que não existe uma unidade, nem em relação a implementação, nem aos conteúdos abordados pelas intervenções. Cumprindo seu objetivo principal a presente pesquisa se caracteriza como referencial para adoção, desenvolvimento ou mesmo uma adaptação cultural de intervenção para formação de professores
Título en inglés
Interventions for classroom management skills development: an integrative review
Palabras clave en inglés
Classroom management
Positive school interactions
Social educational skills
Teacher training
Resumen en inglés
Positive school interactions, according to national and international research, can represent an important protective factor in child development, especially when there is an intention to establish positive practices. Considering the deficit, pointed out by the literature, in teacher training in relation to the development of Educational Social Skills and/or Classroom Management Skills, which could be supplied through the adoption of interventions applied during initial or in-service training, the present work proposed, through an integrative review, to know and describe interventions for the development of such skills and, in this way, to compose a material that could guide the adoption, development or even a cultural adaptation of interventions for implementation in public and private national institutions in future studies. The national and international literature review was carried out in three sources, program databases (Blueprints, OJJDP's, CrimeSolutions, IESWWC and Casel), considering a publication period of five years, in scientific databases (ERIC, PsycNet, Pub-Med, Scopus, PepScic, Scielo) and the inclusion of interventions already known. In total, 14 interventions were retrieved, six of them in program databases, four in scientific databases, two theses and a book accessed through direct contact with the authors, and a scientific article retrieved from the analysis of the references of one thesis. The analyzes revealed that in the national field there are no interventions that have been subjected to effectiveness and dissemination tests, according to the prevention research cycle, indicating an important gap in the area. It was also possible to identify that there is no agreement, neither about implementation, nor to the contents. Fulfilling its main objective, the present research is characterized as a reference for adoption, development or even a cultural adaptation of intervention for teacher training
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
rizzi_corrigida.pdf (1.16 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-11-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.